Madball – A força e o legado do hardcore

O hardcore invadiu São Paulo com uma noite histórica no Espaço Usine. Madball, Paura e Abulia protagonizaram uma celebração intensa de peso, energia e resistência, marcada pela execução na íntegra do clássico “Set It Off “e momentos inesquecíveis para os fãs.

Texto por Guilmer Silva (@guilmer_metal) e Fotos por Natalia Edit (@natty.eidt)

Madball, os reis do hardcore nova-iorquino, retornaram ao Brasil para um show único após 7 anos. O evento foi realizado no Espaço Usine, em São Paulo, e trouxe a celebração dos 30 anos do clássico álbum Set It Off. A noite de segunda-feira foi uma verdadeira aula de hardcore.

A banda convidada foi Paura, uma das maiores autoridades do hardcore no Brasil, com quase 30 anos de trajetória. Sempre requisitada por seus shows enérgicos e sua forte conexão com o público, a banda dividiu o palco com outra convidada de última hora, a banda Abulia. A responsável pela vinda do Madball foi a produtora Vênus Concerts.

Abulia abre a noite com muita energia

Com um atraso de 20 minutos, a banda Abulia deu início à noite. Formada em São José dos Campos, interior de São Paulo, a banda de hardcore está ativa desde 2006, completando 18 anos de estrada.

Mesmo com as mudanças de estilo na cena underground, Abulia permanece fiel à sua essência sonora, inspirada por referências do NYHC, como Agnostic Front, Cro-Mags e Madball, além de bandas brasileiras como Questions, Paura, RDP e Children of Gaia. Suas letras, todas em português, abordam temas como as dificuldades cotidianas, a importância de uma conduta reta, a amizade e a indignação constante com a estrutura política e econômica.

Na linha de frente, os vocais ficam por conta de Vinícius “Palavrão” e Daniel “Feijão”, acompanhados por Diogo e Brian nas guitarras, Cadu no baixo e Marcus na bateria.

Sem álbuns ou EPs lançados, a banda apresentou seus singles, incluindo “012HC”, “Antifa”, “Vaso Ruim”, “Falsos Heróis”, “Morte Lenta”, “Te Deito no Soco”, “Mente a Milhão” e “Malditos“. O show, embora curto, deu ao público uma prévia do que será o aguardado primeiro álbum completo da banda.

Paura: uma instituição do hardcore brasileiro

Com um atraso de 30 minutos, foi a vez de Paura tomar o palco. O vocalista Fábio Prandini, conhecido por sua presença de palco enérgica, iniciou o show com a frase certeira: “Nenhum tipo de política presta!” e, logo em seguida, disparou “Karmic Punishment”, faixa do álbum homônimo lançado no ano anterior.

Após o impacto inicial, Fábio pediu desculpas pelo atraso, explicando que a banda enfrentou problemas com o voo e com a polícia no Chile, o que quase comprometeu a chegada a São Paulo. No dia anterior, o grupo também havia aberto o show do Madball no Chile.

Apesar de precisarem cortar algumas músicas do setlist, a apresentação não perdeu o brilho. O público foi à loucura com o peso de faixas como “Urban Decay”, “Reverse the Flow” e “Truth Hits Hard”. Sem pausas desnecessárias, Paura seguiu com o clássico grito de guerra “No Hard Feelings!? Fuck You!”, que levou os fãs ao delírio.

Com o fôlego renovado, Fábio revelou que estavam há 36 horas sem dormir, sem comer e sem descansar, mas garantiu que isso não os impediria de entregar tudo no palco. A parte final do show foi marcada por pedradas como “The City is Ours”, “Level of Maturity”, “The Privilege” e a devastadora “History Bleeds”, que fizeram o público abrir rodas de mosh e executar o tradicional 2-step. Foi uma apresentação poderosa de uma das maiores instituições do hardcore brasileiro.

Madball: celebração de 30 anos de Set It Off

Com um atraso de 30 minutos, finalmente os reis do hardcore nova-iorquino deram as caras. A ocasião era especial: a banda tocaria na íntegra o clássico álbum Set It Off, que completou 30 anos em 2024.

Com o público ensandecido, o set foi uma viagem por músicas que definiram não apenas a trajetória do Madball, mas também o gênero hardcore ao longo das últimas três décadas. A apresentação começou com a inconfundível “Set It Off” e seguiu com pedradas como “Smell the Bacon”, “For My Enemies” e “Never Had It”.

O vocalista Freddy, vestindo uma camiseta da banda brasileira Questions, agradeceu a presença de todos e pediu desculpas pelo atraso, explicando que a banda enfrentou problemas no voo do Chile para o Brasil, mas sem entrar em muitos detalhes.

A apresentação seguiu intensa e eletrizante, com hinos do hardcore como “Down by Law”, “Heavenhell” (minha favorita da banda) e “Born Strong”. Esta última teve a participação especial de uma fã, que subiu ao palco para cantar ao lado do grupo, protagonizando um dos momentos mais marcantes da noite.

A sintonia entre o público e a banda foi o ponto alto da apresentação. Além dos hits esperados, a banda ainda presenteou os fãs com versões de “Can’t Stop, Won’t Stop” e “Rev Up”. Uma das surpresas da noite foi a cover de “It’s My Life”, clássico do The Animals, que uniu todos os presentes em um emocionante coro.

Para encerrar a noite de forma inesquecível, a banda tocou “100%”, faixa tocada exclusivamente durante a turnê latino-americana. Após uma apresentação irretocável de uma hora de duração, o grupo se despediu do público brasileiro.

Paura setlist:

  1. Karmic Punishment
  2. Urban Decay
  3. Reverse the Flow
  4. Truth Hits Hard
  5. No Hard Feelings!? Fuck You!
  6. The City is Ours
  7. Level of Maturity
  8. The Privilege
  9. History Bleeds

Madball setlist :

  1. Set It Off
  2. Smell the Bacon
  3. Lockdown
  4. Never Had It
  5. It’s Time
  6. C.T.Y.C. (R.I.P.)
  7. Across Your Face
  8. Can’t Stop, Won’t Stop
  9. For My Enemies
  10. Look My Way
  11. Face to Face
  12. (Fan singing on stage)
  13. Down by Law
  14. Spit on Your Grave
  15. Heavenhell
  16. Get out
  17. Doc Marten Stomp
  18. Rev Up
  19. It’s My Life
  20. (The Animals cover)
  21. Born Strong
  22. (Same fan singing on stage)
  23. 100%

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Guilmer da Costa Silva

Movido pela raiva ao capital. Todo o poder ao proletariado!

View all posts by Guilmer da Costa Silva →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *