Foto: Fernanda Micky
O colaborador Daniel Agapito conversou com Lito Ferreira, vocalista da banda carioca de rock Klinsh
Sonoridade Underground: O que diferencia o Klinsh das outras bandas de rock nacional na visão de vocês?
Lito Ferreira: Eu acho que na verdade não temos diferença, acredito que estamos como a maioria numa correria imensa de mostrar cada vez mais nosso trabalho.
Sonoridade Underground: Quais são algumas das maiores influências da banda (não necessariamente musicais, talvez culturais, pessoais)?
Lito Ferreira: Bom como você sabe cada um de nós vem trazendo dentro de si suas verdades, e por isso nossas influências são variadas. Exemplo Led Zeppelin, Titãs, Barão vermelho, Guns, The Cult, STP e por aí vai! RS
Sonoridade Underground: Na visão de vocês, como veem a evolução da sonoridade da banda desde o primeiro trabalho até agora?
Lito Ferreira: A evolução é enorme!
Quando lançamos “A Soma de Todos os Dias”, o objetivo era primeiro mostrar nossa cara e conteúdo, com o segundo trabalho “Siga em frente”, dói mostrar que estávamos mais azeitados uns com os outros e o reflexo disso é uma sonoridade com mais peso e menos clean que o primeiro.
Sonoridade Underground: Vocês compuseram o material do mais recente EP “Siga Em Frente” durante a pandemia, certo? Como foi todo esse processo?
Lito Ferreira: O processo de criação seguiu de maneira natural, mesmo nós passando pela pandemia, e com isso vieram músicas que acabaram falando entre si, e o resultado foi maravilhoso. Porque pode mostrar um pouco mais de quem somos nós e o que pensamos e o resultado foi prazeroso.
Sonoridade Underground: A música “Será que Ela Vai Voltar” traz temas como a vida após a morte e também amor. Como surgiu esse interesse pelo assunto e como encaixaram-no na temática principal do EP, que era uma homenagem às mulheres do século XXI?
Lito Ferreira: Na verdade Será que ela vai voltar? Já estava um tempo escrita. Mas durante o processo de separação das músicas ela ganhou sua força e disse ao que veio, porque a receptividade das pessoas pelo som foi enorme. Em relação ao EP não foi algo pensado:
– Vamos homenagear as mulheres! Foi como disse acima algo natural e que faz parte da nossa característica que é falar do dia a dia e nada melhor do que falar de quem faz a roda da vida girar com tanta maestria que são as mulheres do Brasil e do mundo. Maior parte da população do Brasil e de mulheres e nós estamos com elas também! Falando nisso deixo aqui meu recado as mulheres, Outubro Rosa tá aí, se cuidem e lembrem que você é muito importante pra alguém, mas principalmente pra aquela menina que te vê através do espelho!
Sonoridade Underground: Suas músicas foram incluídas em algumas programações de rádio, como na 89FM e na Kiss FM, ambas de SP. Acredito que no RJ, na cidade de vocês, também. Como vem sendo a repercussão do trabalho de vocês?
Lito Ferreira: A recepção ao nosso trabalho pelas rádios da web foi muito boa, aproveito e deixo nosso agradecimento a Rock FM Brasil que ajudou bastante até com o lançamento do Single de Será que ela vai voltar?
E as demais rádios que ajudaram a divulgar nosso trabalho todo nosso agradecimento também.
Sonoridade Underground: Vocês passaram por diversas formações ao longo de seus mais de 10 anos de carreira. Como foi chegar nesta atual formação atual e como funciona a química de criação de material entre vocês?
Lito Ferreira: Verdade, passamos por algumas formações, mas está já está junto a quase 7 anos e não é pra qualquer um chegar nesse tempo todo! Mas é gratificante! E sobre as composições elas acontecem de várias maneiras, desde um riff até uma letra e depois é musicada pela banda ou as vezes já vem pronta, precisando apenas ser lapidada. Enfim não temos um ao processo de criação, são vários e acho que aí está a diferença, agora mesmo já estamos com 9 músicas prontas e preparando mais.
Sonoridade Underground: Vocês tocam um estilo de música mais galgado no rock nacional clássico dos anos 80/90, e cantado em português. Esse estilo anda um pouco em baixa na garotada de hoje mais antenada em coisas vi do de fora. Vocês acham que isto afeta de algum jeito o trabalho de vocês? Existe a possibilidade de fazerem algo em inglês?
Lito Ferreira: Acredito que não afeta, porque se realmente afetasse não estaríamos aqui acreditando, produzindo e querendo cada vez mais falar com o público, tem espaço pra todos a diversidade é enorme e sobre gravar algo em inglês, quem sabe um dia, os caminhos são infinitos e podemos trilhar por eles! RS
Sonoridade Underground: Qual foi o show mais marcante da carreira de vocês e por quê?
Lito Ferreira: Falar de um show seria complicado, mas acredito que um show importante foi o de lançamento do Single Será que ela vai voltar? Porque foi o início do nosso segundo trabalho e a perspectiva de vir coisas boas pela frente!! É como diz nossa música ” Vá em frente, mais uma vez e se entrega como se fosse a primeira vez”! Esse é o espírito da gente! ACREDITAR SEMPRE!
Sonoridade Underground: Para finalizar, conte-nos quais são os planos para o futuro da banda?
Lito Ferreira: Bom primeiro lançamos na segunda feira dia 02/10 nosso Lyric Vídeo de Danica! Esperamos que vocês possam curtir e deixar seus likes! Isso e um feedback foda que vocês podem nos dar, teremos outros clipes e Lyrics e como disse acima estamos em processo de criação e teremos trabalho da Klinsh sendo lançado ano que vem, então venham com a gente!!! Quer conhecer um pouco mais da gente vai nas redes sociais Instagram: bandaklinsh, Facebook e YouTube klinshoficial2407. Ah! Nosso site é www.klinsh.com.br
Obrigado e forte abraço em todos e viva o rock nacional!!!
Confira Klinsh pelo Spotify: