DIIV – Frog in Boiling Water

DIIV retorna para uma nova era, com uma sonoridade madura e que reflete crescimento pessoal e criativo.

DIIV voltou, e voltou com força. Tudo que antecede Frog In Boiling Water, título do álbum de comeback da banda americana de shoegaze, levava a acreditar que algo assim ficaria apenas no imaginário do fã. Isso porque, para além das virtudes, o caminho de DIIV é permeado por polêmicas, caos e, num passado mais recente, por trabalhos um pouco mornos, sem tanta potência (sim, Deceiver, essa parte é sobre você).

Formada no Brooklyn, em Nova York, a banda rapidamente se destacou no cenário musical do shoegaze e indie rock com sua mistura única de atmosférico e visceral. Para o líder e vocalista, Cole Smith, o projeto teve início como uma saída criativa, um escape do seu próprio turbilhão emocional. Sendo assim, a banda explorou, desde sempre, temas de introspecção e uma abordagem quase etérea à construção do som. Mas a jornada da DIIV não foi exatamente um passeio no parque.

Os problemas começaram a ficar mais evidentes em 2016, com o lançamento de Is the Is Are, que foi marcado por um turbilhão de questões pessoais e legais, e o processo de gravação foi tumultuado. Entretanto, apesar dos pesares, o álbum trouxe uma profundidade emocional que ressoou com muitos fãs, assim como os outros trabalhos que vieram depois dele. Até que, em 2024, chegou Frog in Boiling Water, causando grandes expectativas e, felizmente, todas elas foram superadas, enfrentando os fantasmas do passado, do presente e do futuro, a partir do mesmo olhar, mas agora mais maduro e focado, apresentando uma nova faceta, muito mais política, ácida e afiada, para DIIV.

Sobre o álbum

Lançado em 24 de maio de 2024, o disco é uma produção com Fantasy Records, distribuído pela Concord, e conta com 10 faixas – sendo, 5 delas, singles apresentados a partir de fevereiro deste ano.

O próprio título do álbum já é um provocador: Frog in Boiling Water (sapo na água fervente) faz referência à sensação de estar em uma situação desconfortável que se intensifica com o tempo, um reflexo perfeito do estado mental e emocional que Cole Smith explora em suas letras.

No geral, o novo trabalho traz uma produção é mais polida, com camadas adicionais de complexidade que refletem uma maturidade tanto lírica quanto musical e trazem uma profundidade quase cinematográfica sobre a complexidade da experiência humana.

Além disso, as novas técnicas e texturas, com sintetizadores, muito reverb e efeitos de guitarra irretocáveis, transformam o shoegaze de DIIV em um som que é tanto nostálgico quanto inovador.

A própria title é o melhor exemplo para isso, com sua construção lenta e constante, desencadeando a sensação de estar em uma situação que piora gradualmente, e que tem seu clímax num lugar profundo e cativante para o ouvinte, servindo como uma metáfora perfeita para o crescimento e transformação que a banda passou nos últimos anos.

É por isso que, como dito no início do texto, o álbum traz uma sensação de coesão que talvez tenha faltado em lançamentos anteriores. Cada faixa se encaixa perfeitamente no quebra-cabeça maior, construindo uma crítica envolvente e identificando os conflitos da sociedade, do indivíduo e do sistema capitalista (!!) que nos causam tanta angústia.

Em resumo, Frog in Boiling Water trouxe ao DIIV perspectivas e abordagens mais refinadas, e tem o potencial de solidificar a posição do grupo como uma força do shoegaze moderno. A banda não está apenas revisitando o passado com um olhar mais de aceitação do que conformismo, permitindo, assim, que ela se reinvente, com muito mais propósito e confiança.

DIIV NO BRASIL!

Para os fãs que estão contando os dias para ver a banda ao vivo, a Balaclava Records fez a boa e garantiu duas oportunidades imperdíveis se estão se aproximando.

No dia 15 de setembro, DIIV vai se apresentar em São Paulo para um show no icônico Cine Joia. A apresentação promete ser uma experiência inesquecível e imersiva no som intenso que caracteriza o novo álbum. Existem menos de 40 ingressos disponíveis, então a hora de clicar aqui e comprar o seu é agora!

Já no dia 16, a banda vai realizar um show exclusivo no Bar Alto, um espaço mais intimista, mas que já está esgotado no site da Ingresse.

Vamos de esquenta? Confira o álbum completo no Spotify:

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Guilmer da Costa Silva

Movido pela raiva ao capital. Todo o poder ao proletariado!

View all posts by Guilmer da Costa Silva →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *