Desde a primeira nota e o primeiro grito de Caio Augusttus (vocal), já é possível perceber o que estava por vir. Em Monopoly of Violence, quarto disco de estúdio do Desalmado, o grupo paulistano entrega com sua nova formação um disco cheio de peso e maturidade, justificando o porquê de serem um grande destaque no underground.
A dobradinha de “Anger” e “Trauma Bond” abre caminho com brutalidade para “No Peace, Only Death”, primeiro single do novo disco, premiado com um clipe muito bem produzido. As levadas de João Limeira na faixa apenas comprovam o grande acerto da banda ao escalar o baterista.
Um grande destaque do álbum foi “Blood Thorns”. Recheada de blast beats e diferentes levadas, é mais uma faixa que mostra uma maturidade agressiva da banda. Logo depois de “Deaf”, a faixa-título do álbum, traz para o ouvinte um interessante riff no refrão comandado por Marcelo Liam (guitarra).
Após uma interessante levada no fim de “Fall of the Empire”, “Pig Killer” une um dos instrumentais mais pesados do disco com a agressividade vocal de Caio. Para mim, o vocalista hoje ocupa o topo do ranking dos vocalistas de música extrema do cenário nacional.
“Last Frame” mantém a intensidade do disco antes de “Suffocated”. A faixa mais longa do disco coroa todo o curto caminho que a nova produção percorre. Em seus quase trinta minutos, as dez músicas entregam um disco conciso e pesado do começo ao fim.
Em conversa com Bruno Teixeira, o baixista revelou que a faixa que encerra o álbum não agradou Caio durante sua composição. Porém, depois de tudo finalizado, se tornou uma das favoritas da banda, se tornando o segundo e último single do disco.
Toda a agressividade impressa em Monopoly of Violence tem tudo para se encaixar perfeitamente com as antigas composições do grupo em suas performances ao vivo. Com alguns shows já marcados, a banda prometeu uma turnê de divulgação pelo país. Do começo ao fim, o álbum proporciona um atropelo sonoro. Com um dos melhores álbuns de sua carreira, o Desalmado tem tudo para alcançar voos mais altos, ocupando uma posição de destaque ainda maior no underground brasileiro.
MONOPOLY OF VIOLENCE – 5 ESTRELAS/NOTA 10

- Anger
- Trauma Blood
- No Peace, Only Death
- Blood Thorns
- Deaf
- Monopoly of Violence
- Fall of the Empire
- Pig Killer
- Last Frame
- Suffocated
Ouça no streaming aqui: https://bfan.link/monopoly-of-violence.