The Toasters se prepara para trazer a energia da segunda onda do ska para a capital paulista

Em entrevista ao Sonoridade Underground, o vocalista Rob “Bucket” Hingley fala sobre os 42 anos de banda, a cena brasileira de ska e o que espera do show na Jai Club

Um dos maiores expoentes da segunda onda do ska se prepara para fazer uma apresentação única em São Paulo. O The Toasters retorna ao Brasil no dia 21 de outubro na Jai Club, em São Paulo, para incendiar a capital paulista com a energia contagiante de seu ska. A banda que se tornou um dos ícones do gênero ao lado de nomes como Specials, Madness e Selecter, já está em atividade há mais de quatro décadas.

Formada em Nova Iorque, o Toasters iniciou suas atividades em 1981, e em mais de quatro décadas o grupo se consolidou como um dos maiores expoentes do ska misturando diversos gêneros musicais em sua música como reggae, jazz, dancehall, rap, rock e soul.

Em entrevista ao Sonoridade Underground, o vocalista Rob “Bucket” Hingley falou sobre suas expectativas para o show, sua relação com o Brasil e a cena nacional de ska, os 42 anos de banda e os próximos passos do The Toasters.

Músicas novas a caminho 

O The Toasters conta com uma extensa e sólida discografia, com 10 álbuns de estúdio e diversas compilações e Ep’s lançados. Porém, o último lançamento inédito da banda foi o single House of Soul, de 2013. Após tantos anos sem material novo, a espera por um novo trabalho do grupo se torna inevitável.

Sonoridade Underground – Quais são os próximos planos da banda se tratando de material inédito? Podemos esperar um full álbum ou novos singles em breve?

Rob “Bucket” Hingley – Os dois últimos lançamentos foram House of Souls e depois Cool Jerk (um cover clássico de soul dos anos 60). Tenho algumas músicas prontas para gravar assim que tiver tempo livre para entrar em estúdio. O Covid bagunçou a programação de gravações, mas espero ter um novo lançamento em breve.

42 anos de ska e a cena atual

Em atividade há mais de quatro décadas, o Toasters acompanhou de perto o crescimento da cena ska ao longo dos anos. Sempre em atividade, a banda viu diversos grupos conquistando seu lugar dentro do ska, assim como presenciou outros saindo de cena. 42 anos de carreira é marco louvável para uma banda celebrar e avaliar sua trajetória, além de poder analisar como anda o cenário atual de ska.

Sonoridade Underground – Vocês já completaram 42 anos de carreira. Como é estar em atividade após 4 décadas? Qual a visão de vocês do cenário ska atual?

Rob “Bucket” Hingley – Sim, 42 anos na bagagem e trabalhando agora nos 43. Tem sido uma estrada com muitos altos e baixos. No entanto, no momento eu posso ver isso, o gênero está mais uma vez em ascensão, pelo menos nos EUA com muitas bandas novas boas como Interrupters e Catbite, e especialmente com festivais como o Supernova Ska Festival. Então estou otimista sobre para onde a cena está indo nos dias de hoje.

Sonoridade Underground -Vocês acompanham as novas bandas de Ska? Cohecem a cena brasileira do gênero?

Rob “Bucket” Hingley – Ainda não tive a oportunidade de conferir nenhuma banda brasileira nova desde a última vez que estivemos lá, mas tenho certeza que quando tocarmos com Buda (baixista Skamoondongos) e o Skamoondongos, eles vão nos atualizar com as novidades da cena brasileira. Normalmente ele tem alguns cd’s de outras bandas que podemos ouvir também.

O retorno do The Toasters ao Brasil

O Toasters se apresentou no Brasil pela última vez em março de 2020, um pouco antes da pandemia. O início do mês de março de 2020 abrigou os últimos shows antes do período de isolamento, tornando essas apresentações ainda mais marcantes. Com o retorno dos shows e o fim do isolamento social gerado pela pandemia, o Toasters finalmente viu uma oportunidade de retornar ao país com seu ska energético.

Sonoridade Underground – A última passagem do Toasters pelo Brasil foi em março de 2020, pouco antes da pandemia. Qual a sensação de estar voltando ao país após o período pandêmico?

Rob “Bucket” Hingley – É claro que não vamos ao Brasil desde a pandemia do Covid. Na verdade, nós quase ficamos presos em São Paulo naquela época, então vamos ver o que há de novo!

Sonoridade Underground – O show de vocês vai ser na Jai Club, uma casa intimista e que coloca o público bem próximo a banda, criando uma troca de energia bem forte. Quais são as expectativas para o show?

Rob “Bucket” Hingley – Gostamos de tocar em casas menores. Claro que é sempre legal tocar nos grandes locais e festivais, mas para mim a atmosfera é sempre melhor quando você toca em casas menores e mais intimistas, pois você pode ter um contato muito melhor com o público e para mim essa é uma parte muito importante do show que não deve ser subestimada. Então estaremos ansiosos por isso, pois os melhores shows são sempre aqueles que a multidão se envolve mais e devolve um pouco da energia aos músicos e vice-versa. Tenho certeza que vai ser muito bom!

Sonoridade Underground – Qual é a relação do Toasters com o Brasil? Você gostaria de deixar alguma mensagem para os fãs brasileiros?

Rob “Bucket” Hingley – Sempre nos divertimos muito no Brasil. Na verdade gravamos um álbum ao vivo em um festival em São Paulo em 1998, que foi lançado pela Megalith Records. Grandes fãs, comida boa e bons momentos. Não poderíamos pedir mais.

O The Toasters se apresenta na Jai Club (São Paulo) no dia 21 de outubro. O evento conta com a abertura da banda de ska paulistana Skamoondongos, além de contar com a discotecagem do Thiago DJ, apresentador do programa Heavy Pero No Mucho, da rádio 89. A realização do evento é da Subcontrole e os ingressos estão disponíveis na Pixel Ticket. Um show imperdível para os fãs de ska!

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Luis Antonio

Publicitário, colecionador de discos, resenheiro, podcaster, editor, viciado em shows e devoto do Chino Moreno. Misturo Napalm Death e Justin Bieber na mesma playlist e sou entusiasta do nu metal até hoje. Você também me encontra no Podcore Podcast, Downstage, 4 Discos e Entre e Ouça!

View all posts by Luis Antonio →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *