Banda Tcheca trás a capital Paulista show irreverente e cheio de humor
Texto e Fotos: Raíssa Correa
Na noite da última quarta-feira (12) a cidade de SP parou, devido às fortes chuvas o trânsito, a energia elétrica e várias adversidades tentaram impedir a realização de um dos melhores shows do ano até o momento.
Marcado para iniciar as 19h30 na La Iglesia (casa de shows localizada no bairro de Pinheiros) o show da banda Tcheca Gutalax estava sendo aguardado com ansiedade pelo público presente, todos estavam animados o que já demonstrava que energia humana não faltaria, diferente da elétrica. Por conta dos momentos caóticos relacionados à chuva, o local estava sem energia elétrica, deixando pairar no ar se ocorreria mesmo o show. Após algum tempo, com parte do público aguardando para adentrar ao local, foi comunicado (inclusive por meio das redes sociais) que um gerador havia chegado e que logo tudo estaria pronto para o início das atividades. O público foi paciente e mesmo com a garoa que não cessava continuou firme na fila de entrada.

Após 2 horas de espera abriram-se as portas e a ansiedade do público presente estava no nível máximo, no salão via-se de tudo, desde pessoas caracterizadas de roupas temáticas até brinquedos.
Às 22h00 a banda brasileira Trachoma começa a tocar, o que nos trás um “alivio” pois a certeza que o show aconteceria foi confirmada, a banda formada por Thales Gory (guitarra e vocal) e Rafaela Begore (bateria e vocal) tocaram músicas de seu repertório como We Came From the Filth, Brain Eating Amoeba, Hospital Purge e Medical Waste e um setlist para fã nenhum de grind colocar defeito, puxando o público e aquecendo o ambiente para o Gutalax, rolou uma interação bem legal entre banda e plateia, que a essa altura já havia esquecido o atraso e as controvérsias do dia.

Em torno das 22h50, Martin Matoušek (vocal), Tomas Kojas (guitarra), Pavel Troup (baixo) e Petr Svoboda (bateria) subiram ao palco descaracterizados para realizar a passagem de som. Neste momento ja estavam todos animados, enchendo bexigas e criando um clima festivo muito alegre e divertido, Martin conversava com todos e a expectativa só aumentava. Passagem de som check! Sob gritos os quatro músicos do Gutalax retornaram devidamente caracterizados com suas roupas de químico brancas, óculos de mergulho e máscaras de gás tradicional, figurino da banda e ao som do filme “Os caça- Fantasmas”(ou Ghostbusters) já mostrando no primeiro segundo que a festa estava armada.
O show teve início às 23h10 com Assmeralda e a energia do La Iglesia já estava mega alta dominada pelo instrumental pesado e pelos vocais inconfundíveis de Matoušek. Não demorou muito para que rodas de mosh se iniciassem e que a bagunça tomasse espaço no centro do salão, o que se via era papel higiênico para todos os lados, todo mundo sorrindo, pulando, jogando coisas para cima e participando ativamente de todos os comandos dados pelo vocalista, que a cada musica se animava ainda mais e mais. Em poucos minutos de show não havia ninguém parado, todos estavam embalados no clima festivo da banda.
A sequência com Nosím Místo Ponožky Kousek Svojí Předkožky e Shit of it All manteve o clima la em cima e so aumentava, ninguém queria estar em outro lugar naquele momento, somente ali, o Gutalax estava entregando um verdadeiro espetáculo, um alivio para uma quarta feira a noite.
Na Buttman a interação entre a banda e os presentes foi ainda maior, Matoušek incentivava ainda mais a insanidade coletiva e a todo momento a banda interagia entre si, mostrando que a ligação entre eles era incrível e transparecia a todo momento. O vocalista inclusive aproveitou para mencionar que, em 2024, a banda celebrou 15 anos de carreira, e que aquele show era como uma festa privada perfeita para dar continuidade a comemoração. Sempre agradecendo a quem estava presente e ao ambiente que estava fervendo. Ao som da música Celebration, do Kool & The Gang, o Gutalax transformou o La Iglesia em uma pista de dança, com todos cantando e se divertindo e se nas músicas da banda não conseguimos acompanhar muito, nesse momento todo mundo aproveitou para gritar e cantar a plenos pulmões.
Quando iniciou Šoustání Prdele Za Slunné Neděle e Robocock a loucura foi tomando maiores formas, mais rodas de mosh e verdadeiras guerras de papel higiênico era vista, era papel para tudo quanto é lado e todo mundo dando risada das insanidades que estava acontecendo.

Já se aproximando do fim, começou a sequência de clássicos da banda com Diarrhero, Vaginapocalypse e Polykání Semena z Postaršího Jelena, ninguém fugia da festa, todos já estavam querendo mais 2 horas de show.
Em Shitbusters teve a participação especial de Thiago Monstrinho, vocalista da banda Worst, que com um óculos de fantasia deixou o peso e a intensidade ainda maior dando o start para stage diving. O final com Strejda Donald foi sensacional, levando os fãs ao delírio e deixando todos os presentes com a certeza absoluta que foi histórico e foi um dos melhores shows do ano (se não da vida) de muitos presentes.
A estréia do Gutalax em São Paulo foi um marco para quem estava presente naquela noite insana no La iglesia..quem não foi perdeu! E quem foi, só tem um desejo… A volta da banda!!!
Queremos mais, voltem logo!
Gutalax – La Iglesia – 12/03/2025
Assmeralda
Nosím Místo Ponožky Kousek Svojí Předkožky
Shit of It All
Buttman
Celebration
Šoustání Prdele Za Slunné Neděle
Robocock
Kocourek Mourek Podráždil Si šourek
Diarrhero
Vaginapocalypse
Polykání Semena z Postaršího Jelena
Fart and Furious
Total Rectal
Vykouření Dařbujána Vietnamského Veterána
Shitbusters
Strejda Donald