Balé da Cidade de São Paulo volta ao palco do Theatro Municipal com duas coreografias inéditas acompanhadas pela Orquestra Sinfônica Municipal

Foto: Larissa Paz. Ensaio da coreografia Pensamento Cintilante

Em um mês repleto de programação para os fãs de dança no Municipal, duas novas coreografias serão apresentadas.

A primeira, BIOGLOMERATA, de Cristian Duarte, utiliza o teremim como matéria tátil de uma coreografia sonora. Já Pensamento Cintilante, de Luis Garay, trabalha um caráter alquímico no qual o que seria próprio da dança é intencionalmente desarticulado. Os trabalhos serão apresentados nos dias 09, 10, 11, 13, 14, 16, 17 e 18 de agosto, duração de 110 minutos, classificação 18 anos, ingressos de R$12 a R$87.

Mês das celebrações dos 70 anos do Ballet IV Centenário, agosto também traz o Balé da Cidade de São Paulo com duas novas coreografias. Com direção artística de Alejandro Ahmed, ambas obras inéditas, uma criação de Cristian Duarte e outra de Luis Garay, terão a participação da Orquestra Sinfônica Municipal com regência de Alessandro Sangiorgi. As coreografias serão apresentadas nos dias 09, 10, 11, 13, 14, 16, 17 e 18 de agosto, duração de 110 minutos, classificação 18 anos, ingressos de R$12 a R$87.
 

A primeira, intitulada BIOGLOMERATA, é de Cristian Duarte, coreógrafo formado no Estúdio e Cia. Nova Dança em São Paulo e na P.A.R.T.S. em Bruxelas. BIOGLOMERATA é baseada na montagem original de Biomashup, concerto de dança criado em 2014. O espetáculo, com música de Tom Monteiro e arranjos de Monteiro e Carlos Bauzys, explora o espaço-tempo e envolve o público em um exercício contínuo de percepção com o teremim como elemento central. Os figurinos são assinados pelo Ateliê Vivo, um projeto transdisciplinar artístico e educacional de moda que atua, desde 2015, em São Paulo.
 

Já na segunda coreografia da noite, Luis Garay apresenta a sua criação Pensamento Cintilante, um trabalho a partir da prática e estudo sobre pensar em imagens e o ouvir. Em Pensamento Cintilante, Garay investiga o pensar em imagens e a prática de ouvir, interessado no queer como um “assalto ou um desvio no sentido”, conectando o político-terrenal ao cósmico. O coreógrafo Luis Garay, colombiano residente na Alemanha e Argentina, utiliza os ambientes de dança e performance para estimular a imaginação coletiva e explorar o desejo como força transformadora. O espetáculo conta com Luciano Azzigotti, composição original para orquestra, Beatriz Sano, assistente de direção e acompanhamento dramatúrgico, e Marina Dalgalarrondo, figurino.

“Essas duas peças também renovam uma proposição do Balé da Cidade de São Paulo sobre a criação de composições musicais a serem tocadas pela Orquestra Sinfônica Municipal originalmente compostas para o grupo”, explica Alejandro Ahmed, diretor da companhia.

Ele explica que cada temporada traz um ponto em uma trajetória maior, que questiona a prática constante na responsabilidade e na produção de uma Companhia Pública e de Repertório. “O Balé da Cidade se dividiu em dois grupos que paralelamente teceram suas peças coreográficas aos olhos e cuidados de toda a equipe. Em uma ecologia da técnica, nos associamos à diversidade que nos fortalece para ofertar nosso mais valioso detalhe: a vulnerabilidade sublime do movimento”, finaliza.
 

Neste contexto de pesquisa e inovação artística, BIOGLOMERATA utiliza o teremim, um dos primeiros instrumentos musicais totalmente eletrônicos que é controlado sem qualquer contato físico entre objeto e músico, tocado por Tom Monteiro, como matéria tátil de uma coreografia sonora estruturada na obra Biomashup, de 2014. Em um trabalho sobre a multiplicidade no fluxo de suas curvas assimétricas, luminosas e ondulantes.
 

Enquanto Pensamento Cintilante se desenvolve ao redor da existência tátil do espaço entre ação e desígnio. Nessa obra, como em outras de Garay, o palco ganha um caráter alquímico no qual o que seria próprio do campo da dança é intencionalmente desarticulado para aproximar corpos, materialidades e movimentos de outras ordens, propondo o desvio do pensar como uma atitude queer em relação ao mundo.

Mais informações disponíveis no site.

SERVIÇO

09/08, às 20h

10/08, às 17h

11/08, às 17h

13/08, às 20h

14/08, às 20h

16/08, às 20h

17/08, às 17h

18/08, às 17h
 

BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO

Alejandro Ahmed, direção artística
 

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL

Alessandro Sangiorgi, regência

BIOGLOMERATA (estreia)

Cristian Duarte, coreografia, direção e espaço cênico

Tom Monteiro, composição original para orquestra e theremin

Aline Bonamin, assistente de coreografia

Carlos Bauzys, orquestração

André Boll, iluminação

Cristian Duarte em companhia de Aline Bonamin e Lucas Lagomarsino em colaboração com Ateliê Vivo – Andrea Guerra, Carolina Cherubini, Flávia Lobo e Gabriela Cherubini – Figurino

Diego Dac, produção cenográfica

Lucas Lagomarsino, estagiário de direção

Criação e dança: Ana Beatriz Nunes, Bruno Rodrigues, Cleber Fantinatti, Carolina Martinelli, Fábio Pinheiro, Grécia Catarina, Leonardo Muniz, Leonardo Silveira, Luiz Felipe Crepaldi, Luiz Oliveira, Marcel Anselmé, Marina Giunti, Marisa Bucoff, Renata Bardazzi, Renée Weinstrof e Victor Hugo Villa Nova.

Intervalo (25’)

Pensamento Cintilante (estreia)

Luis Garay, conceito e direção

Luciano Azzigotti, composição original para orquestra

Beatriz Sano, assistente de direção e acompanhamento dramatúrgico

Ana Teixeira, mediação artística

Laura Salerno, desenho de luz

Diego Bianchi, desenho de espaço

Marina Dalgalarrondo, figurino

Rodrigo Rosa, assistente de figurino

Criação e coreografia: Ariany Dâmaso, Érika Ishimaru, Fabiana Ikehara, Harry Gavlar, Isabela Maylart, Jéssica Fadul, Leonardo Polato, Manuel Gomes, Márcio Filho, Odu Ofá, Rebeca Ferreira, Victoria Oggiam e Yasser Diaz.

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Gustavo Diakov

Idealizador disso aqui, Fotógrafo, Ex estudante de Economia, fã de música, principalmente Doom/Gothic/Symphonic/Black metal, mas as vezes escuto John Coltrane e Sampa Crew.

View all posts by Gustavo Diakov →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *