Resenha – SONATA ARCTICA – CLEAR COLD BEYOND

Novo álbum lançado em Março de 2024 é um sopro de alívio para fãs da banda que há anos eram bombardeados com álbuns duvidosos nos últimos anos.

Com o lançamento de Clear Cold Beyond, a banda encerra uma série de tentativas falhas de álbuns indo para o lado progessivo do metal, e cria um álbum sólido, melódico e com músicas que vão do empolgante e ao mesmo tempo melancólico, às baladas e músicas simples e até dançantes, que levam os fãs aos tempos áureos da banda.

Como todo álbum de Power Metal ‘das antigas’, o disco começa com uma música rápida, reta e direta, a excelente First In Line, que segue os moldes de faixas de abertura do gênero, com riffs e solos com muitas notas na guitarra, coros e os teclados bem notórios. Os vocais de Tony Kakko agudos e um refrão glorioso, chegando a lembrar a clássica Blank File do clássico “Ecliptica”. Ela é seguida pela igualmente rápida “California”, que chega a parecer até uma continuação da faixa anterior. A trinca de músicas rápidas termina com Shah Mat, que tem uma longa introdução orquestrada e com coros, e é relativamente curta na parte tocada mesmo, mas igualmente empolgante como as anteriores. Um começo de álbum como não se via há tempos no repertório da banda!

Em seguida, Dark Empath embora ainda tenha aqueles elementos de pedais duplos no início, é uma música que cadencia bastante, ainda pesada, mas já mais lenta, acelerando um pouco em determinados momentos, e com temática romântica, como é a marca registrada da banda. Pouco tempo para descanso, pois logo vem outra música bem rápida e agora com a mesma vibe sentimental e romântica tradicional da banda, a excelente e nostálgica “Cure For Everything” , com teclados bem intensos e muitas vezes sobrepostos às guitarras, e um curto e belo solo.

Lançada como single ainda em 2023, “A Monster Only You Can See” é a bonita balada do disco, que apesar disso, tem uma parte relativamente pesada, embora lenta e ainda assim com melodia romântica e com coros, mas apesar disso, talvez o ponto mais baixo do disco, não se sobressaindo na sua proposta, em contraste com o que a banda sempre foi popular por fazer, baladas marcantes. O mesmo vale para “Teardrops”, também uma bonita música, um pouco mais acelerada, mas sem perder a pegada romântica e com bom tom de melancolia.

Depois da sessão mais leve e tranquila do álbum, voltamos ao som mais ‘pesado’ com “Angel Deified”, que traz novamente aquele padrão Power acelerado, e dessa vez trazendo os tradicionais solos virtuosos de teclado no lugar dos de guitarra em primeiro momento, e depois um segundo solo de teclado e guitarra “duelando”, algo que a banda sempre fez muito bem. Já entrando em fim de álbum, “Best Things” é uma música aparentemente feita para finais de show também, com um tom alegre de despedida de um grande evento, com uma pegada mais pop e tranquila. O álbum, então, acaba com a parecida e também tradicional música de finalização de álbum que dá nome ao álbum, Clear Cold Beyond, acabando em grande estilo e com a boa e velha temática romântica da banda.

Clear Cold Beyond, de 2024, pode ser considerado o “A Volta Dos Que Não Foram” para a banda, que apesar de estar por aí sempre na atividade, não vinha agradando os fãs em seus últimos lançamentos, tanto de regravações quanto material novo, trazendo uma ótima e triunfal volta aos seus grandes dias dos anos 2000. Um álbum que merece ser ouvido com carinho, que lhe dará a grande sensação de alívio e boas perspectivas para novos lançamentos da banda. Para fãs de Power Metal, esse sem dúvidas é um álbum que vai lhes dar a satisfação de um começo de 2024 promissor!

Nota: 9/10

Nota: 9/10

Sonata Arctica é:

Tony Kakko — Vocais
Tommy Portimo — Bateria
Henrik Klingenberg — Teclados
Elias Viljanen — Guitarras
Pasi Kauppinen — Baixo

Clear Cold Beyond:

  1. First In Line
  2. California
  3. Shah Mat
  4. Dark Empath
  5. Cure For Everything
  6. A Monster Only You Can’t See
  7. Teardrops
  8. Angel Defiled
  9. The Best Things
  10. Clear Cold Beyond

Por: Fernando Queiroz

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Guilmer da Costa Silva

Movido pela raiva ao capital. Todo o poder ao proletariado!

View all posts by Guilmer da Costa Silva →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *