Nx Zero mostra o peso de sua carreira em apresentação sold out no Allianz Parque

Banda encerra a turnê Cedo ou Tarde com show apoteótico no Allianz com abertura das bandas Day Limns, Gloria, Supercombo e You Me At Six

A cena emo e underground brasileira do começo dos anos 2000 dominou as paradas de sucesso e fez a trilha sonora dos adolescentes daquela época. Com nomes como Fresno, Nx Zero, Gloria e Hateen, que transitavam entre o underground e o mainstream, o gênero deixou sua marca na história da música nacional e desde então segue ativo e se renovando com bandas com uma qualidade musical fora da curva.

O Nx Zero foi uma das bandas que furou a bolha do underground e se tornou um dos nomes mais relevantes da cena nacional ao longo dos anos. O grupo que lançou em 2004 seu álbum de estreia, Diálogo, pode sentir o peso e a relevância de sua carreira no último sábado, 16 de dezembro, fazendo uma apresentação apoteótica e com ingressos esgotados no Allianz Parque.

Shows de bandas nacionais como atração principal em estádios de futebol não era algo comum até pouco tempo atrás, mas em 2023, a turnê com a reunião da formação clássica dos Titãs fez 3 shows em um Allianz Parque lotado e se prepara para mais 3 datas no mesmo local nos dias 21, 22 e 23 de dezembro.

O Nx Zero, que se encontrava em hiato desde 2017, surpreendeu a todos ao anunciar seu retorno aos palcos com a turnê Cedo ou Tarde, e se provou como um dos grandes nomes do rock nacional ao anunciar uma apresentação no Allianz Parque no dia 16 de dezembro, que teve seus ingressos esgotados em poucas horas, resultando no anúncio de uma data extra no dia 15 de dezembro.

Para complementar a apresentação e tornar o final da turnê ainda mais especial, o Nx Zero convidou a artista Day Limns e as bandas Gloria, Supercombo e You Me At Six para a abertura do show.

Day Limns e a mistura de rock, pop e trap

Day Limns foi a primeira artista a subir no palco do Allianz Parque. Com um público considerável para o horário da apresentação, que teve início por volta das 15h30, a cantora aproveitou o show para divulgar seu álbum lançado em novembro deste ano, VÊNUS≠netuno. A apresentação misturou pop, trap e rock, mesclando momentos em que o pop era mais presente e outros em que o rock pesado ganhava o protagonismo. 

O show transitou entre momentos mornos e outros mais energéticos, contando com um público pouco conectado com a artista. O vocalista da banda Bullet Bane, Arthur Mutanen, participou do show na música “Castelo de Areia”. Day Limns aproveitou bem seu tempo no palco e deixou claro sua felicidade em participar de um momento tão marcante na história do Nx Zero.

A potência musical do Gloria 

A próxima banda a subir ao palco foi o Gloria. Contemporâneos ao Nx Zero, o Gloria é mais um nome que se destacou na cena musical no começo dos anos 2000 e desde então segue construindo uma carreira de respeito e com trabalhos sólidos. Com uma presença de palco fora do comum, a banda balançou as estruturas do Allianz com seu som pesado e cativante.

A banda que já teve Gee Rocha em sua formação, é parceira de longa data do Nx Zero e mostrou um setlist com sucessos como Vai Pagar Caro Por Me Conhecer, Tudo Outra Vez, Asas Fracas e Minha Paz. Também aproveitaram para celebrar o álbum (Re)Nascido, lançado em 2012, com as faixas Bicho do Mato, A Arte de Fazer Inimigos e Horizontes, além de promover os novos singles Convencer e Coração Codificado. O vocalista Mi Vieira é um show à parte, com uma performance de palco estonteante. O Gloria agitou e fez o público presente cantar alto e banguear com o peso e agressividade de suas músicas.

Supercombo e sua energia contagiante

A Supercombo é uma banda que parece se encaixar com facilidade em qualquer line up. Com uma sonoridade radiofônica mas que conversa com diferentes gêneros, o grupo entregou um show contagiante que fazia “dançar” até mesmo quem não tinha uma conexão muito forte com as músicas. Era perceptível que o público presente não tinha muita familiaridade com a Supercombo, mas isso não impediu a banda de fazer um ótimo show. A presença de palco absurda dos integrantes prendeu a atenção do público, principalmente da baixista Carol Navarro, dona de uma voz impecável e uma das melhores baixistas do cenário nacional. O vocalista Léo Ramos também merece destaque, adicionando berros e vocais rasgados nas faixas, trazendo uma nova dinâmica para as canções e deixando uma vibe meio screamo no ar.

Em um determinado momento, Léo Ramos até “brincou” de estátua com a banda e o público. O setlist contou com faixas queridinhas entre os fãs como Jovem, Sol da Manhã, Bonsai e Amianto. Para encerrar a performance, a clássica Piloto Automático, single de maior sucesso da banda, contou com a participação do Lucas Inutilismo, deixando o final ainda mais catártico e emblemático. Sem dúvidas um dos shows mais divertidos do dia. 

A esperada estreia do You Me At Six no Brasil

O You Me At Six finalmente fez sua primeira turnê pelo Brasil. A banda que tem quase duas décadas de atividade trouxe sua mistura de pop punk, post-hardcore e rock alternativo para promover o seu último álbum, Truth Decay, lançado em fevereiro deste ano. Antes de fazer a abertura dos dois shows do Nx Zero no Allianz, o grupo fez duas apresentações solo, sendo a primeira no dia 10 de dezembro, no Circo Voador (RJ), e outra no dia 13 de dezembro, no Cine Jóia (SP). Com mais tempo de palco do que as outras bandas, o You Me At Six esbanjou energia e carisma durante o seu show. O vocalista Josh Franceschi dançava, pulava e interagia constantemente ao longo da apresentação. O Vocalista disse que São Paulo é um dos melhores lugares para se estar e comentou sobre a fama do público brasileiro ser um dos mais barulhentos do mundo. Era nítida a alegria da banda em tocar no país.

O repertório contou com músicas como Deep Cuts, heartLESS, Give e SUCKAPUNCH. Josh ressaltou que tocar no Brasil sempre foi um sonho para a banda e na sequência tocou a música Mixed Emotions, dizendo ser uma canção sobre eles. O vocalista ainda perguntou se o público estaria presente novamente, caso eles voltassem no próximo ano. Seria um spoiler de uma próxima turnê em terras brasileiras em 2024? 

O show foi bem consistente e surpreendeu positivamente o público que não conhecia o You Me At Six. Um dos melhores shows do dia facilmente.

Jeff Marques

Nx Zero se consolida como um dos grandes nomes do Brasil 

O Nx Zero subiu no palco por volta das 20h30 e o Allianz Parque veio abaixo. Abrindo o show com Só Rezo, a banda fez o estádio todo pular e cantar a plenos pulmões, mostrando que a noite seria uma catarse emocionante. Enfileirando uma sequência de hits como Daqui pra Frente, Bem ou Mal, Pela Última Vez e Apenas um Olhar, o grupo não dava tempo para os fãs, que estavam completamente alucinados, se recuperarem. Foi um início de show extremamente energético e com total participação do público. Algo simplesmente arrepiante.

O palco contava com uma estrutura iluminada e com um telão que complementava a experiência, se tornando um destaque na apresentação. Vale destacar que a banda estava afiadíssima, entregando uma performance impecável e mostrando como cada músico está no seu auge artístico. O guitarrista Gee Rocha não parava e foi à loucura no palco em diversos momentos da apresentação. O vocalista Di Ferrero estava emocionado e ressaltou diversas vezes como o momento era um dos mais importantes na carreira do Nx e agradeceu aos fãs por todo o apoio ao longo dos anos. Apesar de ter uma boa presença de palco, o vocalista tem uma interação limitada e às vezes repetitiva em alguns momentos, mas nada que prejudique a performance de um modo geral.

Onde Estiver, Espero a Minha Vez, Mais Além e Inimigo Invisível vieram na sequência mantendo o show frenético. Antes de tocarem Cedo ou Tarde, a banda exibiu um vídeo com um discurso do Chorão (Charlie Brown Jr) e prestou uma bela homenagem ao vocalista que é um dos grandes nomes da história do rock nacional. 

Já caminhando para metade da apresentação, o grupo trouxe uma dinâmica diferente para o show. Com um pequeno palco posicionado na pista comum, a banda performou um pequeno set acústico, promovendo um momento intimista para os fãs. A sequência acústica contou com as faixas Incompleta, Fração de Segundos, Marcas de Expressão, Silêncio, que contou com um pedido de casamento de um casal de fãs e se encerrou com Cartas para Você

Voltando ao palco, mais uma sequência de músicas e um solo de bateria de Dani Weksler. O telão mostrou vários momentos da carreira do Nx, relembrando a trajetória da banda e mostrando cenas de bastidores e acertando os fãs com uma boa dose de nostalgia. Na sequência, as faixas Ligação e Não é Normal encaminharam o show para a reta final.

No encore a banda mandou uma trinca de hits que promoveu uma verdadeira catarse no Allianz. O estádio todo gastou sua energia final ao enlouquecer ao som de A Melhor Parte de Mim, Além de Mim e Razões e Emoções. Um encerramento apoteótico que vai ficar gravado eternamente no coração dos fãs. 

O Nx Zero mostrou que é um dos maiores nomes do Brasil ao esgotar um estádio como o Allianz Parque. É incontestável o peso da carreira da banda, que possibilitou uma turnê tão extensa e com um final tão emblemático. Certamente não é qualquer banda que consegue um feito desses. O Nx Zero encerra a turnê Cedo ou Tarde com um dos momentos mais marcantes (se não o mais) de sua carreira e de toda a família Nx. 

Nx Zero – Allianz Parque – 16/12/2023

Só rezo
Daqui pra frente
Bem ou mal
Pela última vez
Apenas um olhar
Insubstituível
Onde estiver
Espero a minha vez
Mais além
Inimigo invisível
Cedo ou tarde
Você vai lembrar de mim
Meu bem
Círculos
Maré
Mais e Mais

Acústico

Incompleta
Fração de segundo
Marcas de Expressão
Silêncio
Cartas pra você

Elétrico

Hoje o céu abriu
Vamos seguir
Pedra murano
Ligação
Não é normal
A melhor parte de mim
Além de mim
Razões e emoções

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Luis Antonio

Publicitário, colecionador de discos, resenheiro, podcaster, editor, viciado em shows e devoto do Chino Moreno. Misturo Napalm Death e Justin Bieber na mesma playlist e sou entusiasta do nu metal até hoje. Você também me encontra no Podcore Podcast, Downstage, 4 Discos e Entre e Ouça!

View all posts by Luis Antonio →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *