Feliz aniversário, Dino!

Guitarrista completa 57 anos de idade; conheça os seus principais projetos

Fotos: Gustavo Palma (@guspalma)

Nascido em 1966, na cidade de El Centro, na Califórnia, Dino Cazares revolucionou o metal moderno, popularizando o uso de guitarras de 7 e 8 cordas e também de processadores de modelagem para amplificadores digitais. Em relação as suas composições, o músico inovou na década de 90 com temas como “o homem versus a máquina” e outros assuntos relacionados a temática cyberpunk e ficção cientifica, junto ao Fear Factory.

Mas não só da máquina vive o homem. Cazares fundou outras bandas no decorrer de sua carreira e também fez participações em outros projetos. Em comemoração ao seu aniversário, irei falar um pouco sobre suas principais passagens pela música pesada.

Nailbomb (1994)

Dino fez uma breve participação em “Point Blank”, primeiro trabalho de estúdio do projeto paralelo de Max Cavalera, que na época ainda fazia parte do Sepultura. O guitarrista gravou as linhas rítmicas de “24 Hour Bullshit”, terceira faixa presente no álbum.

Soulfly (1998)

Novamente ao lado de Max, dessa vez no projeto sucessor após sua saída definitiva do Sepultura, o guitarrista gravou “Eye for an Eye”, clássica faixa que abre o self-titled responsável pela estreia do grupo. Além de Dino, Burton C. Bell (ex-Fear Factory) também esteve presente, gravando os backing vocals da música.

Brujeria (1993-2005)

Em paralelo com sua banda principal, Cazares fundou o Brujeria, utilizando o pseudônimo de “Asesino”. Gravou os três primeiros álbuns de estúdio, sendo: Matando Güeros (1993), Raza Odiada (1995) e Brujerizmo (2000). No início de 2005, anunciou sua sáida do grupo e seguiu com outros projetos.

Asesino (2002-atualmente)

Adotando o pseudônimo utilizado no Brujeria, Dino fundou o Asesino, ao lado de Maldito X (Tony Campos, baixo) e Greñudo (Raymond Herrera, bateria). O projeto tem uma sonoridade extrema, com elementos de death metal e grindcore. Lançaram dois álbuns, sendo: Corridos de Muerte (2002) e Cristo Satánico (2006), esse tendo a estréia do baterista El Sadistico (Emilio Marquez).

Divine Heresy (2007-????)

Dino fundou a banda em união com o talentoso baterista de metal extremo Tim Yeung (Hate Eternal, Morbid Angel, Pestilence). Lançaram dois álbuns, sendo: Bleed the Fifth (2007) e Bringer of Plagues (2009) e sua sonoridade traz elementos de metal/deathcore. Recentemente ambos foram relançados em formato de vinil e o guitarrista comentou a possibilidade de um retorno, mas, sem confirmações até o momento.

Fear Factory (1992-atualmente)

Sendo o principal projeto da carreira de Cazares, o Fear Factory é uma das maiores referências dentro do metal industrial e inovou sendo os pioneiros em unir vocais melódicos com drives e guturais graves. Dino utilizou de muito peso e técnicas variadas e evoluiu com o passar dos anos, aperfeiçoando seus trabalhos. Compôs grandes clássicos como o Soul of a New Machine (1992), Demanufacture (1995) e Obsolete (1998) e mesmo após a saída de Burton C. Bell, membro que fundou a banda ao seu lado, o guitarrista segue com a banda e promete um novo álbum para 2024, via Nuclear Blast.

Em Junho deste ano, tive a oportunidade de realizar a cobertura do show do Fear Factory que rolou na Fabrique Club, em São Paulo. Você pode conferir o texto e as fotos clicando aqui.

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Bruno Santos

O amor pela música nasceu na minha infância e ir em shows é uma de minhas maiores paixões. Também sou um grande fã de games e da cultura geek.

View all posts by Bruno Santos →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *