A banda alemã de metal Primal Fear lançará seu novo álbum, “Code Red”, em 1º de setembro pela Atomic Fire. O seguimento de 11 faixas ao álbum “Metal Commando” de 2020 inclui o novo single, “Cancel Culture”, cujo videoclipe oficial com letra – criado por Ingo Spörl da Hard Media – pode ser visto abaixo. A faixa aborda um tema amplamente discutido nos últimos anos.
O produtor e baixista Mat Sinner comenta: “Há países onde você simplesmente desaparece se expressar sua opinião. Essas condições são intoleráveis. Mas eu não vou recuar. Sempre fui um rebelde; não quero me conformar. E também não preciso tocar em certos países. É simples assim.”
O vocalista Ralf Scheepers acrescenta: “A forma como a cultura de debates entre as pessoas se deteriorou se tornou insuportável. As pessoas parecem não ter mais respeito umas pelas outras, e isso é um desenvolvimento e perspectiva perigosos. É a mesma triste evolução com todos esses ‘guerreiros do teclado’ que se escondem atrás de nomes de usuário falsos para expressar seu ódio, inveja ou frustração. Eu nunca vou encarar isso como um convite de ‘bem-vindo à internet’; é simplesmente inaceitável!”
“Code Red” estará disponível em formato de digipak CD, 2xLP em várias variantes de cores e digitalmente.
Gravado na Alemanha nos Backyard Studios de Sebastian “Basi” Roeder, com a ajuda de Scheepers e Mitch Kunz, “Code Red” foi produzido pelo baixista Mat Sinner e co-produzido por Scheepers e o guitarrista Tom Naumann. O colaborador de longa data do Primal Fear Jacob Hansen, mais uma vez cuidou da mixagem e masterização em seu próprio Hansen Studios na Dinamarca. Além disso, Stan W. Decker, responsável por trabalhos anteriores da banda, incluindo “Angels Of Mercy – Live In Germany” de 2017, “Apocalypse” de 2018 e “I Will Be Gone” de 2021, criou a magnífica arte do álbum.
Lista de faixas de “Code Red”:
01. Another Hero
02. Bring That Noise
03. Deep In The Night
04. Cancel Culture
05. Play A Song
06. The World Is On Fire
07. Their Gods Have Failed
08. Steelmelter
09. Raged By Pain
10. Forever
11. Fearless
Em agosto de 2021, o Primal Fear anunciou o cancelamento de todas as datas anteriormente anunciadas para 2021 e 2022 “devido a um problema de doença grave”. Quatro meses após o cancelamento dos concertos, Sinner revelou que havia passado os oito meses anteriores em oito hospitais diferentes.
Em abril de 2021, o Primal Fear lançou um single de cinco faixas chamado “I Will Be Gone”. Também foi disponibilizado o videoclipe oficial para a faixa-título, com participação especial da ex-vocalista do Nightwish, Tarja Turunen.
O 13º álbum de estúdio do Primal Fear, “Metal Commando”, foi lançado em julho de 2020 pela Nuclear Blast. O LP foi produzido por Sinner e mixado por Jacob Hansen.
Formado por Sinner em 1997 como um projeto para o vocalista Ralf Scheepers (que havia deixado o Gamma Ray e era um candidato cogitado para a vaga de vocalista vaga do Judas Priest na época, mas estava considerando aposentadoria antecipada do metal), o Primal Fear emergiu como uma das bandas de metal europeias mais consistentes, raramente se afastando de seu som central de power metal no estilo do Priest.
Por mais de uma década, Sinner foi diretor musical e co-produtor da prestigiada turnê europeia “Rock Meets Classic”.
Shows no Brasil:
O Primal Fear volta ao Brasil para uma sequência de shows em outubro deste ano. O novo giro é uma realização da Vênus Concerts e vai divulgar o 14º álbum de estúdio da banda, “Code Red”.
Foram anunciadas três apresentações, nos seguintes dias e locais:
- 21 de outubro, em São Luis (Maranhão), no festival Maranhão Metal Fest (clique para ingressos)
- 26 de outubro, em Curitiba (Paraná), no Tork n’ Roll (clique para ingressos)
- 28 de outubro, em Limeira (São Paulo), no Mirage Eventos (clique para ingressos)