Em sua primeira vez no Brasil, Persefone entrega uma noite de melancolia e euforia em São Paulo

Andorranos fizeram um show memorável, em única apresentação no país

A agenda do mês de Março iniciou-se na última quarta-feira (01), em uma das casas tradicionais da capital paulista. Situado na região do Itaim Bibi, o Manifesto Bar tem uma identidade única e glamourosa, como podemos ver na decoração de seu ambiente com itens e instrumentos autografados por músicos que já passaram por lá.

A abertura da noite ficou por conta do The Seer, banda paulistana de Metal Progressivo. Formada em 2020, estão divulgando seu primeiro álbum de estúdio que foi lançado esse ano, intitulado “The Answer” Atualmente, a banda é formada por Lucas Povinha (vocal), Rafael Savone (guitarra/backing vocals), Cloaldo Barboza (baixo/backing vocals), Lucas Cardoso (teclado) e Lucas Emidio (bateria).

Após uma discotecagem com nomes como Five Finger Death Punch, Amon Amarth e Parkway Drive, com aproximadamente quinze minutos de atraso, a banda brasileira sobe ao palco. Velas sob os amplificadores e fumaça como efeito de névoa dão um ar sombrio ao ambiente. O show dos caras se inicia com Alone” que já de cara, apresenta elementos técnicos em seu instrumental bem construído. Os músicos têm um ótimo entrosamento, performam com empolgação e interações entre si. Além do peso apresentado em breakdows e palhetadas afiadas, a melodia é atrelada com vocais limpos e passagens de teclado, como pudemos ver em Mother. Ego surpreende com influências de Stoner Rock, utilizando de contratempos, notas sujas, grooves e vocais graves.

O The Seer tocou seu debut na íntegra e conseguiu aquecer bem o pequeno público que estava na casa naquela altura da noite. Inclusive, aproveitaram a ocasião para gravar takes para seu futuro videoclipe, ainda sem data de lançamento. Era nítido o quão honrados estavam em abrir para uma banda tão virtuosa e que utilizam de elementos que estão presentes também em suas músicas.

Setlist

  1. Alone
  2. Mother
  3. Nothing
  4. Ego
  5. The Answer

O Persefone é uma banda de Death Metal Progressivo formada em Andorra, país localizado no sudoeste da Europa. Na ativa desde 2001, a formação atual conta com os músicos Marc Martins Pia (vocal), Carlos Lozano (guitarra/vocal), Filipe Baldaia (guitarra), Toni Mestre (baixo), Miguel Espinosa (teclado/vocal) e Sergi Verdeguer (bateria). Estão divulgando seu último trabalho de estúdio, lançado em 2022 e intitulado de Metanoia, com a turnê Salto de Fe Tour. O vocalista Daniel R. Flys (Eternal Storm) está substituindo Marc nos shows atuais, enquanto o baixista Toni está sem substituto pela turnê na América Latina.

Assim como o The Seer, os andorranos do Persefone subiram ao palco com um pequeno atraso, mas agora com uma boa quantidade de pessoas na casa. Flying Sea Dragons e Mind as Universe, do álbum Spiritual Migration de 2013, dão início a apresentação. Ambas com um instrumental técnico e impecável, nos mostram o quanto os músicos são competentes no que fazem. Daniel tem uma ótima presença de palco e executa guturais rasgados com uma energia incrível. Os vocais são divididos com Miguel, que atrela sua voz melódica e afinadíssima ao peso que a banda apresenta.

A banda transitou por (quase) toda sua trajetória, com um setlist composto por composições de quatro de seus álbuns já lançados. Músicas como Stillness Is Timeless, Living Waves (Aathma, de 2017) e Fall to Rise (Shin-ken, de 2009) fizeram parte de um repertório regado de muita técnica, peso e precisão. Merkabah, um dos maiores hits já lançados, proporcionou momentos emocionantes, com fãs erguendo as lanternas de seus celulares enquanto cantavam o refrão, sincronizados com os músicos.

Os fãs estavam felizes e emocionados. Em The Great Reality muitos se aproximaram do palco para cantar em alto e bom som, com muito sentimento. Toda a recepção do público foi calorosa e despertou muita simpatia e carinho dos músicos, que a todo momento interagiram com gestos e palavras. Carlos é muito carismático, sorri e acena para todos os cantos, dava pra notar em seu olhar o quão feliz estava. Assisti ao show bem próximo do palco e como também sou guitarrista, prestei muita atenção na execução de suas notas, o que rendeu algumas interações. Para um fã, momentos como esse são inesquecíveis.

Miguel declarou, em nome de toda a banda, a alegria em estar em nosso país pela primeira vez. Assim como o guitarrista Filipe, que mostra ter um bom domínio do português e diz, emocionado, que nunca imaginou poder tocar no Brasil e agradece a presença de todos. Era nítida a empolgação e felicidade dos músicos em ter essa oportunidade A dupla de guitarristas abraçou toda a recepção fervorosa do público e ambos desceram do palco durante a execução de Aathma: Part III. One With the Light. Abriu-se uma roda na pista do Manifesto, com os dois no meio tocando envoltos de fãs muito emocionados. Foi uma cena bonita e gratificante de ser ver, com todos curtindo junto dos caras, aproveitando cada segundo. Com certeza, esse momento ficará marcado na mente dos fãs para sempre.

Em um clima de despedida, os músicos atendem ao pedido de mais uma música. No último ato do show, enquanto a introdução Aathma: Part IV. …Many of One ecoava nos falantes da casa, Daniel questionava aos fãs qual seria a última da noite. Após alguns palpites, a aclamada e talvez, mais aguardada The Magestic of Gaia surpreende com a banda ainda cheia de energia, mesmo após executarem uma sequência matadora de sons.

O Persefone é uma banda de identidade íntegra e consolidada. Após mais de duas décadas na estrada, podemos dizer que apesar da demora para virem até nosso país, compensaram entregando uma noite memorável, um setlist impecável, com todas as músicas sendo executadas com maestria. Todo carinho pelos fãs foi recompensado e esperamos que retornem num futuro próximo, para apresentar mais de suas músicas que são incríveis de se ver sendo executadas ao vivo.

Setlist

  1. Flying Sea Dragons
  2. Mind as Universe
  3. Stillness Is Timeless
  4. Prison Skin
  5. Merkabah
  6. The Great Reality
  7. Spiritual Migration
  8. Cosmic Walkers
  9. Living Waves
  10. Metanoia
  11. Katabasis
  12. Fall to Rise
  13. Aathma: Part III. One With the Light
  14. Aathma: Part IV. …Many of One
  15. The Majestic of Gaia

Agradecimentos: Dark Dimensions & JZ Press

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Bruno Santos

O amor pela música nasceu na minha infância e ir em shows é uma de minhas maiores paixões. Também sou um grande fã de games e da cultura geek.

View all posts by Bruno Santos →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *