Swallow The Sun traz peso e melancolia em apresentação única na capital paulista

Quinteto finlandês faz apresentação intensa e envolvente em sua segunda passagem pelo Brasil

Texto: Luís Antonio

Fotos: Gustavo Palma

A agenda de shows de 2023 segue a todo vapor e com diversas apresentações imperdíveis. A Fabrique, casa de shows situada na região da Barra Funda, na cidade de São Paulo, foi palco de uma dessas apresentações únicas e memoráveis. A casa recebeu os finlandeses do Swallow the Sun para uma apresentação única na capital paulista na última terça-feira (21), feriado de carnaval. 

O quinteto finlandês ganhou destaque no cenário metal com sua mistura de gêneros musicais, responsável por tornar sua sonoridade tão original e interessante. Misturando doom com metal progressivo, o Swallow the Sun intercala momentos de pura agressividade com passagens melódicas, além de inserir diferentes sonoridades em suas músicas, passando por momentos atmosféricos e de pura imersão.

Nem mesmo a chuva e o carnaval foram capazes de impedir os fãs de lotarem parcialmente a Fabrique Club para presenciar a única apresentação da banda no Brasil. Depois de quase 9 anos de sua última passagem pelo país, na edição de 2014 da Overload Music Festival, o grupo finalmente retornou à capital paulista, desta vez, com a turnê do álbum Moonflowers (2020).

A banda Warshipper ficou responsável pela abertura do show. Formada em 2011, a banda mostrou seu pesado e técnico death metal. Experiente no cenário da música pesada, o grupo já realizou uma bem-sucedida turnê europeia e agora aproveita para divulgar seu último trabalho, o álbum Barren, lançado em 2020. 

O Warshipper fez um show poderoso, trazendo todo o peso e agressividade do death metal para o palco da Fabrique. Com um instrumental técnico e bem executado, acompanhado de guturais imponentes, a banda esquentou a casa e fez a alegria dos headbangers presentes. A apresentação mostrou que o Brasil está bem representado quando o assunto é música extrema. E para os que foram fisgados pela performance da banda, o anúncio do guitarrista e vocalista Renan Roveran, de que um álbum novo está a caminho, foi uma grata surpresa.

Setlist

  1. Barren Black
  2. Glowworm Dragon
  3. Numb – Pleasures of Possession
  4. Axiom
  5. Religious Metastasis
  6. Respect!
  7. Warshipper

Chega então o esperado momento do Swallow the Sun subir ao palco. Abrindo o show com a música Enemy, do álbum Moonflowers, a banda já levou o público da Fabrique à loucura em poucos minutos. 

É impressionante a perfeição da performance ao vivo do Swallow the Sun, deixando os fãs completamente hipnotizados com as diferentes passagens em suas músicas. A melancolia presente nas canções encanta e envolve os ouvintes, enquanto os guturais e o peso do instrumental rege um mar de cabeças que bangueiam em total sincronia, completamente dominadas pela intensidade das músicas.

A presença de palco dos finlandeses é discreta, com interações pontuais, porém, cheias de carinho e saudade dos fãs brasileiros. 

Além de trabalhar as músicas do disco Moonflowers, o setlist também contemplou álbuns como When A Shadow Is Forced Into The Light (2019), Songs from the North I, II & III (2015), Emerald Forest and the Blackbird (2012), New Moon (2009), Hope (2007), Ghosts of Loss (2005) e The Morning Never Came (2003), passando por toda a carreira da banda. 

Faixas como New Moon, Stone Wings e This House Has No Home foram alguns dos destaques da apresentação. O encore foi arrebatador, deixando o público em êxtase com a sequência Moonflowers Bloom in Misery, Descending Winters e Swallow (Horror, Part 1).
Os fãs de doom e metal progressivo tiveram um feriado de carnaval inesquecível. O show do Swallow the Sun foi irretocável e mostrou porque a banda é um dos destaques do cenário da música pesada. Com peso e melancolia, o Swallow the Sun fez uma apresentação memorável em sua segunda passagem pelo Brasil. Agora é torcer para o quinteto retornar em um intervalo de tempo mais curto e nos brindar com mais um show sensacional.

Setlist

  1. Enemy
  2. Rooms and shadows
  3. Falling world
  4. Cathedral
  5. Fire lights 
  6. Woven into Sorrow
  7. Stone Wings
  8. New Moon
  9. Don’t fall asleep
  10. This house
  11. Moon flowers
  12.  Descending winters
  13. Swallow
Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Luis Antonio

Publicitário, colecionador de discos, resenheiro, podcaster, editor, viciado em shows e devoto do Chino Moreno. Misturo Napalm Death e Justin Bieber na mesma playlist e sou entusiasta do nu metal até hoje. Você também me encontra no Podcore Podcast, Downstage, 4 Discos e Entre e Ouça!

View all posts by Luis Antonio →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *