Quinteto finlandês faz apresentação intensa e envolvente em sua segunda passagem pelo Brasil
Texto: Luís Antonio
Fotos: Gustavo Palma
A agenda de shows de 2023 segue a todo vapor e com diversas apresentações imperdíveis. A Fabrique, casa de shows situada na região da Barra Funda, na cidade de São Paulo, foi palco de uma dessas apresentações únicas e memoráveis. A casa recebeu os finlandeses do Swallow the Sun para uma apresentação única na capital paulista na última terça-feira (21), feriado de carnaval.
O quinteto finlandês ganhou destaque no cenário metal com sua mistura de gêneros musicais, responsável por tornar sua sonoridade tão original e interessante. Misturando doom com metal progressivo, o Swallow the Sun intercala momentos de pura agressividade com passagens melódicas, além de inserir diferentes sonoridades em suas músicas, passando por momentos atmosféricos e de pura imersão.
Nem mesmo a chuva e o carnaval foram capazes de impedir os fãs de lotarem parcialmente a Fabrique Club para presenciar a única apresentação da banda no Brasil. Depois de quase 9 anos de sua última passagem pelo país, na edição de 2014 da Overload Music Festival, o grupo finalmente retornou à capital paulista, desta vez, com a turnê do álbum Moonflowers (2020).
A banda Warshipper ficou responsável pela abertura do show. Formada em 2011, a banda mostrou seu pesado e técnico death metal. Experiente no cenário da música pesada, o grupo já realizou uma bem-sucedida turnê europeia e agora aproveita para divulgar seu último trabalho, o álbum Barren, lançado em 2020.
O Warshipper fez um show poderoso, trazendo todo o peso e agressividade do death metal para o palco da Fabrique. Com um instrumental técnico e bem executado, acompanhado de guturais imponentes, a banda esquentou a casa e fez a alegria dos headbangers presentes. A apresentação mostrou que o Brasil está bem representado quando o assunto é música extrema. E para os que foram fisgados pela performance da banda, o anúncio do guitarrista e vocalista Renan Roveran, de que um álbum novo está a caminho, foi uma grata surpresa.
Setlist
- Barren Black
- Glowworm Dragon
- Numb – Pleasures of Possession
- Axiom
- Religious Metastasis
- Respect!
- Warshipper
Chega então o esperado momento do Swallow the Sun subir ao palco. Abrindo o show com a música Enemy, do álbum Moonflowers, a banda já levou o público da Fabrique à loucura em poucos minutos.
É impressionante a perfeição da performance ao vivo do Swallow the Sun, deixando os fãs completamente hipnotizados com as diferentes passagens em suas músicas. A melancolia presente nas canções encanta e envolve os ouvintes, enquanto os guturais e o peso do instrumental rege um mar de cabeças que bangueiam em total sincronia, completamente dominadas pela intensidade das músicas.
A presença de palco dos finlandeses é discreta, com interações pontuais, porém, cheias de carinho e saudade dos fãs brasileiros.
Além de trabalhar as músicas do disco Moonflowers, o setlist também contemplou álbuns como When A Shadow Is Forced Into The Light (2019), Songs from the North I, II & III (2015), Emerald Forest and the Blackbird (2012), New Moon (2009), Hope (2007), Ghosts of Loss (2005) e The Morning Never Came (2003), passando por toda a carreira da banda.
Faixas como New Moon, Stone Wings e This House Has No Home foram alguns dos destaques da apresentação. O encore foi arrebatador, deixando o público em êxtase com a sequência Moonflowers Bloom in Misery, Descending Winters e Swallow (Horror, Part 1).
Os fãs de doom e metal progressivo tiveram um feriado de carnaval inesquecível. O show do Swallow the Sun foi irretocável e mostrou porque a banda é um dos destaques do cenário da música pesada. Com peso e melancolia, o Swallow the Sun fez uma apresentação memorável em sua segunda passagem pelo Brasil. Agora é torcer para o quinteto retornar em um intervalo de tempo mais curto e nos brindar com mais um show sensacional.
Setlist
- Enemy
- Rooms and shadows
- Falling world
- Cathedral
- Fire lights
- Woven into Sorrow
- Stone Wings
- New Moon
- Don’t fall asleep
- This house
- Moon flowers
- Descending winters
- Swallow