Vamos falar sobre o BLACK METAL!

Sabemos que o Black metal não tem sido um subgênero agradável quanto aos posicionamentos políticos das bandas que mais se destacam nessa esfera do metal, principalmente com a ascensão do NSBM (Nacional socialist black metal).

Eu sempre curti Black metal, me afastei por um longo período após ter mais consciência política, mas atualmente eu tenho me reaproximado após conhecer bandas com viés político agradável, bem como ainda continuo conhecendo. Hoje o Black metal está passando por grandes mudanças, há um número crescente de bandas tendo fusões com outros estilos musicais como post-rock, shoegaze, crust punk, grindcore, ambient e outros, muitas dessas nem chegam perto de compactuar com o nazifascismo.

O que eu conheço do Post-black metal, por exemplo, posso dizer que é uma vertente mais limpa, é onde eu vejo mais bandas se opondo a extrema-direita no Black metal, como o Solifvgae (outro projeto do vocalista do Vociferatus), nossos irmãos chilenos Thvnvtos que abordam lindamente a resistência mapuche em suas letras, Violet Cold do Azerbaijão que lançou seu último álbum em apoio a comunidade LGBTQIA+ mesmo com riscos de sofrer perseguições das autoridades locais, e dentre outras.

Fora que temos uma vertente específica chamada RABM (Red and anarchist black metal) que reúne autoproclamadas de esquerda (podendo ser comunistas, anarquistas e socialista) que também está crescendo muito. Os nazifascistas sempre se infiltraram na arte, sendo que é um paradoxo, pois a direita sempre desprezou a arte e a promoção da cultura em geral, até mesmo o NSBM é uma baita contradição, não esqueçamos que a igreja católica foi cúmplice do nazismo. Por isso não acho correto dizerem que o Black metal é sujo, é podre, só tem nazistas ou algo do gênero, pois como eu disse anteriormente, o subgênero está passando por mudanças e está em processo de ressignificação, acolhendo a todos que possam se sentir comtemplados através da arte.

rabm
https://bandcamp.com/tag/rabm

red anarchist black metal
https://bandcamp.com/tag/red-anarchist-black-metal

anarchist black metal
https://bandcamp.com/tag/anarchist-black-metal

antifascist black metal
https://bandcamp.com/tag/antifascist-black-metal

Também algumas playlists bacanas que criaram no Spotify, esses são apenas algumas dentre muitas.

Black metal
https://open.spotify.com/playlist/1Lh5W13QIytKfz9tPLY8O6

Red and Anarchist Black Metal
https://open.spotify.com/playlist/5jjXlPEDZK3zZWRawUmpaC

Antifascist Black Metal
Vol. 1
https://open.spotify.com/playlist/51uLnyyESjDhdJfV8tmQtl
Vol. 2
https://open.spotify.com/playlist/3n1Ri7E1ymd78sKFTmP2qI
Vol. 3
https://open.spotify.com/playlist/3cq2nQBxkIwhKqkwnu5Mex
Vol. 4
https://open.spotify.com/playlist/2RR9xtFucFuctICjpLjXU1
Vol. 5
https://open.spotify.com/playlist/0TYEbxgE7HnMDGHIHP79hU
Vol. 6
https://open.spotify.com/playlist/0zq3ojbwD2dEyZHVRIucaK
Vol. 7
https://open.spotify.com/playlist/6XdmHdBOAntQKLtyP5PaOm

E uma que é exclusiva de bandas brasileiras

Black Metal BR ANTIFA
https://open.spotify.com/playlist/3tPBTFTB2ENKM78kTC1erR

Texto por Headbanger Antifa 3.0 (Facebook)

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Andrei Ramirez

34, pai, bussiness man, vocalista. Cria do new metal, forjado no metal extremo e amante da gotiqueira (darkwave ). Resenhas de shows, álbuns e entrevistas.

View all posts by Andrei Ramirez →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.