Título: Conheça Elephant Gym, o fenômeno do math rock que desembarca no Brasil em setembro

Confira 5 faixas para conhecer mais do trabalho do trio taiwanês, expoentes do rock asiático.

Texto por Melissa Buzzatto

Quem é Elephant Gym?

Elephant Gym é uma banda originária de Kaohsiung, Taiwan, formada, em 2012, por três membros que têm uma ligação especial com a música: os irmãos Chang, KT Chang, que cuida do baixo e da voz; seu irmão, Tell Chang, que assume a guitarra; e o baterista, Chia-chin Tu. A combinação dessas habilidades e influências aconteceu durante o período da faculdade e resultou em um som distintivo que rapidamente chamou a atenção fora de Taiwan.

Ao longo de mais de uma década de carreira, o trio se tornou referência do math-rock, foi recomendado pela Pitchfork e até ganhou espaço na lista de melhores do ano da NME, em 2022, com o álbum Dreams. Atualmente, Elephant Gym segue explorando novas formas de fazer música através da mescla de post-rock e jazz, referências muito claras desde os primeiros trabalhos. Em 2022, durante uma entrevista concedida ao próprio NME, a vocalista comentou que eles já não se viam mais como uma banda exclusivamente de math-rock, apesar de reconhecer que o gênero segue definindo a essência da maior parte de seus trabalhos.

No próximo mês, durante a segunda parte de sua mais nova turnê mundial, Elephant Gym desembarca no Brasil pela primeira vez e o Sonoridade Underground separou 5 faixas essenciais para que você conheça mais sobre uma das maiores referências do alternativo taiwanês. Continue lendo para conferir!

5 músicas para conhecer Elephant Gym

1 – Frog

Frog é para quem gosta de um som mais groovado e bateria bem presente. A faixa faz parte de Angle, primeiro álbum de Elephant Gym. Em quase seis minutos do que parece ser uma jornada de experimentação musical, o ouvinte é apresentado à virtuosidade do trio taiwanês: tem baixo, tem distorção de guitarra e tem muito ritmo com a bateria, do início ao fim.

2 – Finger

Parte do EP de estreia Balance, lançado em 2013, a faixa seria (quase) completamente instrumental, senão pelos vocais aveludados de KT Chang

pincelado ao longo de seus acordes no baixo. É a canção perfeita para escutar de olhos fechados e se imaginar em cenário etéreo – ou em uma viagem de carro por longas estradas.

Confira a versão dobradinha com 中途Midway, apresentada ao vivo em 2018, no Megaport Festival.

3 – Spring Rain

Repleta de influências do jazz e psicodélico, essa é mais uma canção que conta com harmoniosas quebras de ritmo e deixa claro o porquê Elephant Gym é tão aclamado pelo que faz. Ótima pedida para quem gosta de faixas mais enérgicas, mas com uma pitada de suavidade.

4 – Go Through the Night

Essa é para quem gosta de um som mais calminho. Segunda faixa do álbum Dreams, de 2022, foi lançada um ano antes como single e deixa a clara a inspiração de Elephant Gym em Two Moons, do trio japonês Toe, referência do rock instrumental. Assim como a versão sampleada, Go Through the Night é doce, delicada e repleta de camadas de baixo, piano, bateria e tudo que há de bom.

5 – Feather

Diferentona, envolvente e supreendente: Feather tem bastante do jazz, mas sem deixar de lado as diversas maneiras angulosas de Elephant Gym desenvolver seu som. A faixa é um dos sete feats presentes no álbum World, nome que batiza o último trabalho da banda e a turnê atual.

A faixa possui duas versões: no álbum, em colaboração com Whyte, e no clipe oficial, com TENDRE. Confira a segunda verão, disponível na conta oficial do Youtube

Elephant Gym pela primeira vez no Brasil

Uma lista de 5 faixas é pouco para apresentar tudo que Elephant Gym tem para oferecer. Em aproximadamente 12 anos na estrada, o trio alimentou sua discografia de forma sólida, bem-equilibrada e que evidencia sua constante evolução. A notícia

boa é que você pode conferir muito mais do math rock taiwanês já no próximo mês, na casa de shows Rockambole, no dia 15 de setembro.

Com produção da Balaclava Records, Elephant Gym chega ao Brasil para sua primeira e única passagem pelo Brasil. O show faz parte da turnê World, e promete ser um dos grandes destaques da agenda indie de 2024.

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Guilmer da Costa Silva

Movido pela raiva ao capital. Todo o poder ao proletariado!

View all posts by Guilmer da Costa Silva →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *