Em entrevista, Jota fala sobre parcerias, data do próximo lançamento e passos do Escombro

Foto: Pedro Henrique (@ph.fotos)

Jota também menciona parceria com a Repetente Records e indicações de músicas e livros

Sonoridade Underground: Primeiramente, gostaria de agradecer pelo tempo em nos responder.
Jota: Que isso tá em casa mano, obrigado você por esse espaço.

Sonoridade Underground: Esse é o Terceiro Single lançado, temos uma data prevista para o próximo lançamento?

Jota: Sim, provavelmente Setembro.

Sonoridade Underground: Vocês já gravaram com o Henrique Fogaça (Oitão), Milton (BSK) e Badauí (CPM 22), como surgiram as parcerias? podemos esperar mais alguma no próximo lançamento?

Jota: Sim, além deles tivemos a honra de gravar também com Fábio do Paura, e agora no single novo “Amém” com o Castor do One True Reason.
Cara, todos são nossos amigos, são pessoas próximas, existe uma conexão natural com os caras, a gente segue nessa linha, dificilmente vamos chamar uma participação só por nome ou algo do tipo, acredito que música é sentimento e tem de haver conexão, provavelmente role sim, eu particularmente gosto de dividir os vocais com outras pessoas.

Sonoridade Underground: Além de “Amém” vocês também abordam a religião em “Doutrinas do Terror” porque abordar esse assunto novamente?

Jota: Apesar de falarem sobre o mesmo tema são abordagens diferentes.
Em doutrinas a crítica é direcionada ao fiel que segue cego pela religiosidade sem sequer questionar a si mesmo se aquilo é realmente certo, se ele realmente acredita naquilo.
Ali eu estou em um papel quase que de “promotor “ pois a letra denuncia todas as atrocidades das igrejas evangélicas e católicas.
Já em “Amém“, a critica é direcionada diretamente aos exploradores da fé que infelizmente são muitos. Ela é feita em formato de “pregação/ministração” e depois se torna uma “oração”, eu realmente acredito que a espiritualidade é muito importante e que ela tem de ser muito maior do que a religiosidade. Falar com Deus é de livre aceso pra todos independente de religião, classe social, etnia, raças etc …
Além disso achei necessário falar sobre porque infelizmente esse assunto é extremamente atual, basta olhar pro que aconteceu no governo anterior a este, um bando de “homens de fé “ tomou conta da política.
Algo que eu pessoalmente abomino religião e política não devem se misturar.
A história já deixou isso bem claro.

Sonoridade Underground: Como surgiu a ideia de gravar o clipe dentro do La Iglesia, e como foi o processo de gravação ?

Jota: Pelo roteiro que nós tínhamos surgiu naturalmente a idéia de gravar lá, o nome da casa já diz tudo hahahaha.
Intenso, corrido, enriquecedor, deu merda, ficou tudo bem, foi foda!
Hahahaha, foi foda de verdade, só tenho que agradecer a todos os envolvidos de verdade.

Sonoridade Underground: Nos últimos tempos, vemos muitas críticas de algumas pessoas sobre bandas que misturam música e política, como vocês lidam com isso?

Jota: Cara, não tem uma fórmula na minha cabeça sobre o que a música deve ser, pq a música é uma expressão dela, é pessoal e acho que a gente precisa escrever o que vive, o que entende, o que se sente, sem pensar muito, escrever pra mim é sempre libertador, é onde eu posso botar pra fora todas as minhas frustrações, minhas mágoas, meus amores, meus dias bons e meus dias ruins, e infelizmente a política faz parte das nossas vidas, inclusive interfere no andamento da nossa vida, portanto quando eu achar que eu devo vou falar sobre e foda-se.
Não me interessa muito o que pensam ou falam de mim, o Escombro é meu escritório, meu refúgio e tudo que eu sentir que eu devo por aqui, aqui estará independente da opinião alheia.

Sonoridade Underground: Se possível, gostaria que falassem como foi o processo na troca de formação.

Jota: Cara, uma hora os caminhos mudam e a instituição é maior do que o integrante, e a vida segue, importante que estejam todos no caminho certo e felizes, não gosto muito de ficar preso ao passado, é o que é, aqui e agora, “o que passou passou tanto faz”.

Sonoridade Underground: Como surgiu a parceria entre Repetente e Escombro, e como tem sido pra vocês trabalhar com eles?

Jota: Como tudo no caminho do Escombro surgiu de forma orgânica e natural, o Badauí e o Phill acompanham a caminhada da banda desde 2016 quando a gente lançou o primeiro EP que na verdade era um split com o Darrua, e sempre trocaram idéias sobre, falaram o que era legal o que podia melhorar enfim, e quando eles montaram o selo o Badauí veio me chamou e falou eae, tá afim?
Eu falei claro, trocamos ideia sobre como seria o projeto, achei foda e cá estamos, hahahaha.
Pô tem sido legal pra caralho o suporte que eles tem nos dado e as cobranças que também são extremamente necessárias, enfim tem sido um aprendizado foda demais.

Sonoridade Underground: Para finalizar, gostaria que vocês indicassem algo que estejam lendo, ouvindo ou assistindo.

Jota: Posso falar por mim, vamos lá:
Lendo: Ed & Lorraine Warren da Darkside, é sobre o universo de invocação do mal que eu piro, se tiver mais algum nóia por terror lendo aí recomendo.
Ouvindo: facção central, Racionais, Snj, Sabotagem, Chamber, The Acacia Strain, Kublai Khan, Imortal Techinique …. Mais um milhão de coisas hahahaha.
Assistindo: nada.

https://www.darksidebooks.com.br/Ed%20&%20Lorraine%20Warren

Sonoridade Underground: Obrigado pelo tempo de vocês!

Jota: Sé loco Tmj cachorro, obrigado pelo espaço ❤️❤️❤️

Escombro é Lucas “Jota” Ferreira (vocal), Igor Simões Fugiwara (baixo), Renato Romano (guitarra) e Felipe “Felipeles” Luchini (bateria).

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About Gustavo Diakov

Idealizador disso aqui, Fotógrafo, Ex estudante de Economia, fã de música, principalmente Doom/Gothic/Symphonic/Black metal, mas as vezes escuto John Coltrane e Sampa Crew.

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