Shows de Slaughter To Prevail e Behemoth são cancelados em Istambul após reação contra “valores sociais”

As apresentações das bandas Slaughter To Prevail e Behemoth, previstas para acontecer em Istambul, na Turquia, foram oficialmente canceladas após pressão de grupos locais que alegaram conflito com os chamados “valores sociais”. Os concertos aconteceriam no Zorlu Performing Arts Center (Turkcell Stage) nos dias 10 de fevereiro, com o Slaughter To Prevail, e 11 de fevereiro, com o Behemoth.

O governador de Istambul, Davut Gül, confirmou os cancelamentos nesta segunda-feira (10) por meio das redes sociais. Em sua declaração, afirmou que “nenhuma atividade que corrompa a sociedade em Istambul foi permitida até hoje, e não será permitida no futuro”.

Em comunicado oficial, o gabinete do governador informou que a decisão foi tomada diante da forte reação pública contrária aos eventos. O texto cita os Artigos 17 e 22 da Lei nº 2911, que trata de reuniões e manifestações, além do Artigo 32/Ç da Lei nº 5442 sobre Administração Provincial. Com base nesses dispositivos legais, foi determinada a proibição, por dois dias, de todos os concertos, festivais e eventos com venda de ingressos no Zorlu PSM e no Zorlu Center, entre 10 e 11 de fevereiro.

Segundo o portal Bianet, a emissora turca Akit TV teria sido uma das responsáveis por impulsionar a controvérsia, classificando o Slaughter To Prevail como uma banda que “prega o satanismo e rouba a fé dos jovens” e acusando o Behemoth de “se opor abertamente à religião com sua estética satânica”.

O vocalista do Slaughter To Prevail, Alex Terrible, reagiu às acusações nas redes sociais, negando qualquer associação satânica. Em publicações recentes, o músico afirmou que a banda faz “brutal death metal” e declarou respeitar o povo turco e suas crenças religiosas, mas rejeitou veementemente o rótulo de satanismo. Em vídeo divulgado no Instagram, Terrible disse ainda que a pressão de um grupo islâmico junto ao governo teria sido determinante para o cancelamento do show e lamentou a situação, destacando que ele próprio acredita em Deus.

Até o momento, o Behemoth, conhecido por sua postura crítica em relação à religião e pelo uso recorrente de simbologia satânica em sua obra, não se manifestou oficialmente sobre o cancelamento das apresentações em Istambul.

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *