BRT “Expresso Rock in Rio” é a melhor forma de chegar ao festival, deixando público em frente à Cidade do Rock. No Dia Brasil, o Palco Sunset atualizou a programação e “Para Sempre Rap” encerra as apresentações do dia
Cidade do Rock, 19 de setembro de 2024: Após três primeiros dias históricos, o segundo final de semana de Rock in Rio também promete ser memorável. A altura da celebração de 40 anos do festival, Ed Sheeran vai ser o responsável por encerrar a noite de hoje. O pop star britânico vai empolgar a plateia trazendo os sucessos dos seus álbuns. Amanhã, Katy Perry é a headliner do Dia Delas. A cantora, que escolheu a Cidade do Rock como cenário para fazer uma audição exclusiva com fãs, vai ser o destaque do dia que celebra a potência das artistas mulheres com um line-up 100% feminino. No dia 21 acontece o Dia Brasil, um dia inédito no festival que vai reunir os maiores artistas da música brasileira cantando os maiores hits de suas carreiras nos diversos palcos da Cidade do Rock. Para encerrar o festival, Shawn Mendes prepara seu tão aguardo retorno aos shows como a principal atração do dia 22 de setembro.
Para que o público viva ao máximo todos os shows e as 500 horas de entretenimento no festival, o Rock in Rio conta com um sólido esquema de mobilidade que proporciona mais conforto e conveniência aos fãs. O serviço do BRT “Expresso Rock in Rio” tem pontos de embarque nos terminais do Jardim Oceânico, Alvorada e Paulo da Portela, e leva os fãs diretamente para o Terminal Centro Olímpico, o ponto mais próximo à Cidade do Rock. Para maior comodidade e agilidade, o público que for de BRT vai receber uma pulseira para facilitar o embarque na volta. Durante o festival, o MetrôRio funciona 24h para embarque durante a madrugada na estação Jardim Oceânico, com destino a todas as estações das linhas 1, 2 e 4. As demais estações estarão abertas apenas para desembarque durante a madrugada. O transporte Primeira Classe, sucesso nas edições passadas do festival, oferece um serviço completo ao contemplar mais de 20 pontos de embarque no Estado do Rio de Janeiro e ampliar o serviço para atender os fãs do festival de outras cidades, contemplando até os estados de São Paulo e Minas Gerais.
Hoje, além de Ed Sheeran, no Palco Mundo também se apresentam Charlie Puth, Joss Stone e Jão. Gloria Groove sobe ao Palco Sunset como headliner da noite, que também conta com apresentações de Will Smith, Ferrugem convida Gilsons, Filipe Ret convida Caio Luccas e Pedro Sampaio. Xande de Pilares é o embaixador e principal atração do Espaço Favela, que também recebe Fundo de Quintal e Vinny Santa Fé. No Global Village, Noa Kirel, Bixiga 70 e Sambaiana. No New Dance Order estão Wade, Victor Lou, Gabe e Illusionize, e no Supernova Lil Whind e convidados, Young Piva, Aka Rasta e WC No Beat convidando Mc Gabzin, Felp22 e MC Th.
Amanhã, o “Dia Delas”, além de ter Katy Perry brilhando como headliner, conta com Karol G, Cyndi Lauper e Ivete Sangalo se apresentando também no Palco Mundo, enquanto IZA, Gloria Gaynor, Tyla e Luedji Luna convida Xênia França e Tassia Reis no Palco Sunset. O Espaço Favela também recebe Pocah, MC Dricka e Brisa Flow. No NDO, Alison Wonderland, Curol x Barja, Samhara e Ashibah, enquanto no palco do Global Village, Angelique Kidjo, Carminho e Juliana Linhares, e no Supernova Nina Fernandes, Darumas, N.I.N.A e Cynthia Luz.
Fechando o Rock in Rio, no dia 22 de setembro, Shawn Mendes é o headliner e Akon, NE-YO e Luísa Sonza também subirão ao Palco Mundo, enquanto o Sunset receberá a apresentação inesquecível de Mariah Carey, uma grande homenagem a Alcione, com Orquestra Sinfônica Brasileira, Diogo Nogueira, Mart’nália, Majur, Péricles e Maria Rita, além da própria homenageada. Logo antes, OlodumBaiana com Olodum e BaianaSystem e, abrindo o palco, Ney Matogrosso. O Espaço Favela encerra a noite com o cantor Belo, e outros artistas, como MC Livinho e Luiz Otávio. No New Dance Order, Kaskade encerra a noite, que também conta com Bhaskar, Jetlag e Dubdogz. A nova área Global Village recebe Angelique Kidjo, Almerio e Martins e Lia de Itamaracá, e o Supernova LZ da França, Gabriel Froede, Zaynara e DJ Topo.
O Highway Stage vai proporcionar uma experiência única na Rota 85 com shows diários hoje e nos próximos dias. O público poderá conferir performances energéticas da banda Fuze, conhecida por seus hits autorais e pelo remix de “Tão bom”, em parceria com Brunetta, que conta com mais de 900 mil streams no Spotify. Roda de Blues, diretamente de Miguel Pereira, apresentará um repertório que mistura clássicos do rock e do blues, proporcionando uma performance vibrante e autêntica. Por fim, Gui Schwab encantará o público com seu estilo solo, incorporando arranjos de viola caipira, gaita e violão em suas canções que combinam pop e folk.
Dia Brasil é destaque na programação se sábado com o maior encontro da história brasileira
Este dia especial será marcado por uma verdadeira celebração da música brasileira, com mais de 90 atrações espalhadas pelos sete palcos do festival. Será o maior encontro e celebração da história da música brasileira. Com mais diversos hits nos setlists, não será só a música que vai brilhar — o público também será o protagonista, já que os fãs poderão cantar sem parar e se unir em uma única voz, do início ao fim do festival. Outra atração especial do Dia Brasil será o show da Esquadrilha Céu, que conta com quatro aviões que formarão um ballet no espaço aéreo próximo ao festival, realizando diversas acrobacias sincronizadas com uma trilha sonora inédita composta por Zé Ricardo, vice-presidente artístico da Rock World.
No Palco Mundo, a diversidade musical será celebrada em grande estilo. No “Para Sempre Rock”, o público vai vibrar com a energia de Capital Inicial, Detonautas, NX Zero, Pitty, Rogério Flausino e Toni Garrido, além de contar com uma banda base para o show. Já no “Para Sempre Sertanejo”, o palco será tomado pelos ícones Chitãozinho & Xororó e a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que convidarão Ana Castela, Junior, Luan Santana e Simone Mendes. O “Para Sempre MPB” traz uma rica mistura com BaianaSystem, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gaby Amarantos, Majur, Zeca Baleiro e Ney Matogrosso. E no “Para Sempre Trap”, Cabelinho, Filipe Ret, KayBlack, Matuê, Orochi, Ryan SP e Veigh prometem performances marcantes.
O Palco Sunset teve um ajuste na programação. No Para Sempre Rap”, que encerra as apresentações do dia, o palco será dominado por Criolo, Djonga, Karol Conká, Marcelo D2, Rael, Rincon Sapiência e Xamã. Já o “Para Sempre Pop”, terá Duda Beat, Gloria Groove, Ivete Sangalo, Jão, Luísa Sonza e Lulu Santos que vão brilhar com seus hits e performances inesquecíveis. O “Para Sempre Samba”, abrirá os shows no espaço e trará a energia e o ritmo da banda de Zeca Pagodinho, que conta com os convidados Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita e Xande de Pilares.
No Espaço Favela o “Para Sempre Funk”, Livinho, MC Don Juan, MC Dricka, MC Hariel, MC IG e MC PH vai entregar grandes sucessos de um dos gêneros mais escutados do país. No “Para Sempre Baile de Favela”, o público será embalado por Buchecha, Cidinho e Doca, a Funk Orquestra, MC Carol, MC Kevin o Chris e Tati Quebra Barraco, trazendo uma mistura vibrante de clássicos do funk. No “Para Sempre Música Clássica”, Nathan Amaral e a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem prometem uma experiência musical emocionante. Já no “Para Sempre Favela É Terra Indígena”, Kaê Guajajara, acompanhada por Totonete e o Grupo Dance Maré, celebrará a rica herança cultural indígena com uma apresentação especial.
No Global Village o “Para Sempre Futuro Ancestral” conta um show inesquecível da Gang do Elektro e Suraras do Tapajós. No “Para Sempre Bossa Nova”, o palco será preenchido com a elegância de Bossacucanova com Cris Delanno, Leila Pinheiro, Roberto Menescal e Wanda Sá, homenageando os clássicos desse gênero icônico. O “Para Sempre Soul” promete uma noite memorável com a Banda Black Rio, Claudio Zoli e Hyldon, oferecendo o melhor do soul brasileiro. E no “Para Sempre Jazz”, a sofisticação será garantida com as performances de Antonio Adolfo, Joabe Reis, Jonathan Ferr e Leo Gandelman.
No Supernova, New Dance Order e Highway Stage, os shows mantém o padrão tradicional do festival, com quatro atrações por dia, mas seguindo o tema específico de cada palco. No Supernova acontece o “Para Sempre Indie” com a presença de Jean Tassy, Chico Chico, Vanguart e Autoramas. Já no New Dance Order, o “Para Sempre Eletrônica” conta com Mochakk, Beltran X Classmatic, Eli Iwasa X Ratier, Maz X Antdot.
Musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll” emocionou o público no primeiro fim de semana
A edição de 40 anos do festival ainda conta com o musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll”. O Rock in Rio lançou no primeiro fim de semana uma produção original que emocionou o público que passou pela Cidade do Rock. O musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll” faz um mergulho profundo na trajetória de 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo, levando o público para uma viagem mágica pelos bastidores da criação do Rock in Rio, destacando a importância de perseguir e acreditar nos sonhos que desejam realizar.
Sob a criação de Roberto Medina, produção musical de Zé Ricardo e concepção de Charles Möeller (também responsável pela direção geral do espetáculo) e Claudio Botelho, esta nova produção tem uma combinação única de música ao vivo — acompanhada por uma orquestra, que ficará na lateral do palco —, performances emocionantes com bailarinos coreografados por Mariana Barros e uma cenografia deslumbrante. Entre os elementos do grande palco que carrega um cenário inspirado no conceito de “Fábrica dos Sonhos”, está o icônico tênis de 1985 e uma larga escada em formato de máquina de escrever.
Fãs podem aproveitar ao máximo o Rock in Rio com opções de entretenimento que vão além dos shows
O Rock in Rio também celebra uma parceria única, enraizada na alma do Rio de Janeiro, ao se unir com a renomada Babilônia Feira Hype e proporcionar mais uma experiência única aos fãs. A Babilônia Feira Hype chega ao festival em uma parceria inédita trazendo cerca de 50 marcas apresentando uma ampla variedade de produtos de moda, up-cycling, acessórios, semi-jóias, bijuteria, bolsas e design. O espaço descontraído, apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e localizado perto da Rota 85, recebe cerca de 20 expositores por dia e está aberto ao público geral das 14h até 21h — membros do Rock in Rio Club podem desfrutar deste local meia hora mais cedo, a partir das 13h30. Assim como o Rock in Rio, a Babilônia Feira Hype é a queridinha entre cariocas e turistas, um marco da Cidade Maravilhosa e berço de grandes marcas. Considerados Patrimônios Cultural Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro, ambos se juntam na Cidade do Rock para cumprir mais uma vez o compromisso de enaltecer a cultura, o empreendedorismo e a diversidade da cidade.
A área de gastronomia sofisticada da Cidade do Rock, sempre um dos pontos altos do Rock in Rio ao longo dos anos, chega à edição comemorativa de 40 anos do festival repleta de novidades. Pela primeira vez, o Gourmet Square tem o cardápio assinado por uma renomada chef. Heaven Delhaye, experiente chef de cozinha e proprietária dos aclamados restaurantes D’Heaven, Heaven Cucina, Nonna Per Heaven e Bob Esponja Burguer & Restaurante, lidera as criações que promovem uma verdadeira homenagem e viagem pela culinária do Estado do Rio de Janeiro. Na edição passada, em 2022, Heaven já havia marcado presença no Gourmet Square com sua clássica comida italiana que fez um sucesso absoluto entre o público. Dedicado aos apreciadores da boa gastronomia, o Gourmet Square traz uma experiência completa em um espaço totalmente coberto e climatizado, com amplas opções de mesas e cadeiras para relaxar e aproveitar entre um show e outro.
Aplicativo oficial é o melhor amigo do público trazendo as principais informações sobre o festival
A partir do aplicativo oficial do Rock in Rio, o festival abre um canal direto para que os fãs tenham acesso à programação do evento em primeira mão e atualizada. Pelo aplicativo, disponível nos sistemas operacionais IOS e Android, é possível conferir os palcos e informações de cada artista, os horários dos shows de cada palco, opções de alimentação, o status do agendamento dos brinquedos, as experiências das marcas, além de ter na palma da mão todas as informações de serviços como, por exemplo, as melhores opções de transporte para chegar à Cidade do Rock.
Por meio do aplicativo, também já se pode acompanhar todos os horários dos shows, de todos os palcos. A plataforma também conta com uma contagem regressiva para cada atração, auxiliando os usuários, por meio de notificações, a não perder nem um minuto dos shows programados em suas agendas. Na parte das “Experiências”, é possível se informar sobre o Musical e a Babilônia Feira Hype. A plataforma ainda conta com informações sobre o manual de acessibilidade com os serviços oferecidos para o público PCD.
Rock in Rio tem esquema de mobilidade que proporciona mais conforto e agilidade aos fãs
Para facilitar a ida e o retorno do público durante os dias de festival, o MetrôRio funciona com esquema especial. A estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, terminal de integração com o Serviço Especial BRT Rock in Rio, fica aberta 24 horas para embarque. As demais estações do sistema funcionam em seu horário normal para embarque e, durante a madrugada, seguem abertas, mas somente para desembarque. O MetrôRio recomenda a comPara antecipada dos bilhetes da concessionária, que custa R$ 7,50 por trecho.
Neste ano, o Rock in Rio facilita ainda mais a vida dos fãs com o Serviço BRT “Expresso Rock in Rio”, que amplia as opções de transporte para quem quer aproveitar o festival ao máximo. Utilizando a faixa exclusiva do BRT, o serviço oferece viagens diretas e expressas para o Terminal Centro Olímpico. As partidas são dos terminais Jardim Oceânico e Alvorada, sem paradas ao longo do trajeto, e do terminal Paulo da Portela, com paradas nas estações Paraça Seca, Tanque e Taquara, garantindo uma chegada rápida e tranquila ao festival, tanto na ida quanto na volta.
Para utilizar o serviço BRT “Expresso Rock in Rio”, os fãs têm à disposição duas formas de aquisição de bilhetes: por meio do Rio Card, que segue o sistema tradicional de aquisição de cartões em máquinas de autoatendimento, ou pelo “Jáé”, o novo sistema de bilhetagem da Prefeitura que permite a comPara de passagens diretamente pelo site e aplicativo, facilitando ainda mais o acesso ao transporte. No site oficial do festival, os fãs também encontram os links para realizar as comParas das passagens. A tarifa para o serviço do BRT “Expresso Rock in Rio” custa R$ 23 (ida e volta) e está em operação das 11h até as 5h do dia seguinte, atendendo à demanda do público em todos os horários do evento.
Já bastante conhecido pelo público do Rock in Rio, o Primeira Classe é a opção mais confortável e prática, além de ser a única que deixa os clientes em uma entrada exclusiva dentro da Cidade do Rock, perto do palco New Dance Order. Com 16 pontos de embarque em toda a cidade do Rio de Janeiro e outros 22 espalhados por 20 municípios entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, os passageiros são transportados em ônibus executivos — equipados com cadeiras de transbordo, garantindo acessibilidade — que realizam o percurso sem paradas, garantindo uma viagem tranquila. O Primeira Classe opera a partir de um dos maiores terminais rodoviários já montados para um festival de música e entretenimento, garantindo uma experiência completa para todos os participantes.
Organização relembra público de baixar com antecedência os ingressos digitais para entrar na Cidade do Rock
Para que o público tenha o acesso ao ingresso digital, todos que garantiram presença em um ou mais dias do festival devem ficar de olho no e-mail cadastrado na Ticketmaster. Será via endereço eletrônico que os fãs recebem todas as instruções, como ativação, transferência etc. A partir do recebimento, o cliente deve seguir o passo a passo para ativar o seu ingresso digital — o “Quentro” é compatível com os aparelhos Android e iOS. A plataforma conta com um alto nível de segurança, sendo anticópia, rastreável e compatível com a maioria dos smartphones disponíveis no mercado. Ao baixá-lo, o ingresso já vem salvo com o nome de quem vai acessar o festival.
Sobre o Rock in Rio
1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo — o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).
Desde a primeira edição, já gerou mais de 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também na edição passada, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.5 milhões de visitantes, que assistiram a mais de 3.816 artistas em 134 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.
Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 118 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, mais de 4 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis, é neutra em carbono desde 2006 e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 23 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), dez em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018, 2022 e 2024), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015).