O Dream Theater se reuniu com o baterista original Mike Portnoy. A banda recém-reunida irá para o estúdio para começar a trabalhar em um novo álbum, que é o primeiro com Portnoy desde “Black Clouds & Silver Linings” de 2009. Portnoy co-fundou o Dream Theater em 1985 com o guitarrista John Petrucci e o baixista John Myung. Ele deixou o Dream Theater em 2010 e foi substituído por Mike Mangini após um rigoroso (e bem documentado) processo de audição.
Mangini ofereceu o seguinte comentário sobre sua saída: “Eu entendo a decisão do Dream Theater de trazer o Mike Portnoy de volta neste momento. Como foi dito desde o primeiro dia, meu papel não era preencher todos os papéis que o Mike tinha na banda. Eu estava aqui para tocar bateria e ajudar a banda a seguir em frente. Minha principal função de manter nosso show ao vivo funcionando perfeitamente todas as noites foi uma experiência intensa e gratificante.
“Por sorte, pude experimentar tocar música com esses músicos icônicos, além de momentos divertidos cheios de humor. Também adorei passar muito tempo com a equipe técnica. E depois há o prêmio GRAMMY, que foi incrivelmente gratificante. Aos fãs: muito obrigado por serem tão incríveis comigo. Guardo com carinho as fotos de todos vocês enlouquecendo e se divertindo. Finalmente, eu realmente amo a banda, a equipe e a gerência, e desejo a eles e a toda a organização o melhor.”
O Dream Theater – agora com Portnoy, Petrucci, Myung, o tecladista Jordan Rudess e o vocalista James LaBrie – estão previsivelmente animados com a nova formação, mas também são apreciativos pelo trabalho de Mangini com eles ao longo dos últimos 13 anos.
Petrucci disse: “A bateria do Mike Mangini é fora deste mundo e sou extremamente grato pelo tempo que ele passou conosco no Dream Theater. Estou muito orgulhoso de toda a música incrível que fizemos juntos, que culminou em nosso primeiro prêmio GRAMMY no ano passado, e nos inúmeros momentos mágicos que compartilhamos no palco ao longo dos últimos 13 anos. Desejo a ele todo o sucesso em seus futuros empreendimentos musicais.
“Estou incrivelmente animado em dar as boas-vindas de volta ao Mike Portnoy no Dream Theater! Como membro fundador original, amigo de longa data e baterista incrivelmente talentoso e criativo, sei que seu retorno trará um espírito renovado, paixão e energia ao DT que todos nós, incluindo nossos fãs, receberemos com alegria. Mal posso esperar para arregaçar as mangas e voltar ao estúdio juntos!”
Myung disse: “É ótimo voltar ao formato original com nosso baterista Mike Portnoy. Começamos a tocar juntos como Majesty há quase 40 anos, e estou animado para ver o que esta próxima fase do Dream Theater criará para o futuro. Desejo nada além de sucesso para Mike Mangini por todo o sangue, suor e lágrimas que ele colocou no DT durante seus 13 anos com a banda,”.
LaBrie declarou: “Ter o Mike Mangini conosco todos esses anos foi, simplesmente, uma jornada fantástica. Ele é um dos bateristas mais incríveis e naturalmente talentosos com quem tive o prazer de trabalhar. Obrigado, Mike. A vida é uma jornada muito estranha e acho que é isso que a torna ainda mais interessante e eternamente envolvente.
“Ter o Mike Portnoy de volta à banda é exatamente onde nós e as coisas deveriam estar. As coisas têm uma maneira de se fecharem e, neste caso, faz todo o sentido. Estou animado com as perspectivas desta formação clássica do DT se reunir. Posso afirmar com absoluta confiança que esta será a encarnação final do DT, com muitos capítulos ainda a serem escritos em nosso futuro. Avante e para cima, pessoal! Bem-vindo de volta, MP.”
Rudess disse: “Mike Mangini é um dos bateristas mais excepcionais da Terra e me sinto privilegiado por termos criado um corpo inteiro de trabalho com ele. Serei eternamente grato pelo tempo que compartilhamos no Universo Dream Theater.”
“Estamos muito animados para reunir a família central do Dream Theater. Há uma ressonância de espírito e visão que é única e vai além das palavras em nosso relacionamento com Mike Portnoy. No palco e fora dele, não há como negar a magia que acontece quando estamos juntos. Estou agradecido por termos a oportunidade de trabalhar juntos novamente como Dream Theater e estou ansioso para compartilhar nossa empolgação e paixão com nossos incríveis fãs por muito tempo.”
E, é claro, temos o homem da hora em pessoa – Mike Portnoy, que disse: “Estou sobrecarregado de alegria por estar voltando para casa e me reunindo com meus irmãos! Há tanta história compartilhada entre todos nós… tantas memórias, tanta música… pensar que estamos chegando aos 40 anos desde que esta jornada começou! A ideia de criar nova música juntos é tão empolgante e mal posso esperar para pegar a estrada e tocar ao vivo para uma nova geração de fãs que nunca teve a oportunidade de ver essa formação antes… Não há lugar como o lar!”