Lynyrd Skynyrd celebra 50 anos com grande show em São Paulo

De casa cheia, a banda entregou um set impecável e cheio de clássicos

Texto: Peu Bertasso / Fotos: André Santos

Festa do Southern Rock em São Paulo! Depois de 12 anos, o aguardado retorno dos americanos do Lynyrd Skynyrd finalmente aconteceu. Após um show memorável no saudoso SWU em 2011, a banda chegou a marcar um retorno no país em 2017 que acabou sendo cancelado. Desta vez, comemorando 50 anos de estrada, o grupo fez uma apresentação lotada no Espaço Unimed na última sexta-feira (22), além de uma data no conhecido “Jaguariúna Rodeo Festival”, no interior do estado. A ida a Jaguariúna foi anunciada antes da data na capital paulista e chegou a gerar certa polêmica entre os frequentadores da festa interiorana, com muitos comentários questionando a produção sobre o porquê de trazer uma banda de rock ao festival sertanejo. Por aqui, o grupo de Jacksonville trouxe toda sua história dentro de um setlist especial, com clássicos de toda a carreira. O público compareceu em peso, abrilhantando ainda mais a festa. 

Previsto para começar às 22h, as luzes da casa se apagaram alguns minutos depois, dando início a um interessante vídeo contando a história de um jovem conhecendo a banda, tudo isso ao som de Thunderstruck, do AC/DC. No vídeo, cenas de toda a história do Skynyrd emocionou os fãs presentes, deixando todos prontos para que “Workin’ for MCA” abrisse a apresentação, seguida por “Skynyrd Nation”, faixa que representa bem a paixão de todos pela banda. A impressão que passava era, de fato, que todos estavam ali como uma família, aproveitando uma festa esperada por anos. Depois de “What’s Your Name”, Johnny Van Zant saudou o público, arriscando até um “obrigado”, o que sempre anima os fãs brasileiros, comentando também sobre a alegria de voltar ao país depois de onze anos. 

“That Smell” deu sequência a apresentação, trazendo nos telões uma fumaça verde enquanto filmava a banda e o público. Durante toda a apresentação, por sinal, o telão mostrava animações e partes das letras das músicas enquanto mostrava o público e os músicos ao mesmo tempo, o que tornava tudo divertido de se assistir. “I Know a Little” mostrou a dinâmica interessante entre Rickey Medlocke e Mark Matejka, guitarristas oficiais da banda, com Damon Johnson (ex Alice Cooper, Black Star Riders, Thin Lizzy), guitarrista que auxilia a banda em turnê. “Whiskey Rock-a-Roller” deu continuidade ao concerto, mostrando no telão uma garrafa de “Hell House”, whiskey lançado pela banda e divulgado no telão antes da apresentação começar. Na sequência, “Saturday Night Special” mostrou um excelente trabalho de Carol Chase e Stacy Michelle, cantoras responsáveis pelos backing vocals dos americanos. 

A bonita “The Ballad of Curtis Loew” serviu como preparação para “Tuesday’s Gone”. A faixa foi dedicada a Gary Rossington, último membro original da banda que faleceu em março deste ano. Durante a música, o telão apresentava cenas de Gary com a banda e com sua família em momentos pessoais, arrancando lágrimas dos presentes. Após “Gimme Back my Bullets”, que levantou o astral do público, Johnny Van Zant leu um cartaz de uma pessoa da plateia pedindo que chamassem seu namorado para o palco já que esse era um grande fã da banda. Confesso que não consegui ver se o namorado em questão foi o convidado de fato mas, quando me dei conta, Nando Fernandes (Sinistra, ex Hangar), lenda viva do metal nacional, estava no palco. Nando sempre deixou claro o quanto era fã de Lynyrd Skynyrd e era possível ver sua emoção naquele momento, algo muito legal de se assistir, ainda mais dividindo os vocais com Johnny em “Simple Man”, um grande clássico do grupo. Além disso, a música foi dedicada aos soldados americanos.

Vídeo do colaborador Peu Bertasso

Depois do divertido momento com Nando, seguiram com “Gimme Three Steps” e “Call Me the Breeze”, cover de J.J. Cale regravado pela banda. Em seguida, “Sweet Home Alabama”, clássico absoluto da banda (e uma das músicas mais icônicas do rock) fez a festa entre o público. Não há pessoa que goste de rock que não tenha ouvido essa música pelo menos uma vez. O público correspondeu cantando alto e interagindo, tornando tudo uma grande festa. Após a saída e retorno da banda, o bis veio com “Free Bird”, com solos estendidos no final da música, encerrando a apresentação da melhor forma possível. 

O retorno do Lynyrd Skynyrd ao país depois de mais de uma década não poderia ter sido de uma melhor forma. A festa junto ao público para comemorar 50 anos de estrada foi a celebração perfeita. Entre os que estavam presentes, era possível ver crianças, adultos, idosos e até famílias completas reunidas mostrando que os clássicos sempre serão clássicos. Lynyrd Skynyrd mostrou em um pouco mais de 1h40m de show que seu legado será para sempre lembrado, passando de geração em geração entre quem os admiram.

Lynyrd Skynyrd – 22/09/2023 – Espaço Unimed

Workin’ for MCA
Skynyrd Nation
What’s Your Name
That Smell
I Know a Little
Whiskey Rock-a-Roller
Saturday Night Special
The Ballad of Curtis Loew
Tuesday’s Gone
Gimme Back My Bullets
Simple Man (com Nando Fernandes)
Gimme Three Steps
Call Me the Breeze
Sweet Home Alabama
Free Bird

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Gustavo Diakov

Idealizador disso aqui, Fotógrafo, Ex estudante de Economia, fã de música, principalmente Doom/Gothic/Symphonic/Black metal, mas as vezes escuto John Coltrane e Sampa Crew.

View all posts by Gustavo Diakov →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *