The Toy Dolls celebra 40 anos de carreira em show com casa cheia em São Paulo

A banda fez um show no maior estilo festa punk, esbanjando carisma e presença de palco em uma performance invejável

Fotos: Isis Trindade

O punk rock festivo tomou a noite de São Paulo no último sábado, dia 16 de setembro, no Carioca Club. O The Toy Dolls, ícone do punk rock e que já está na estrada há quatro décadas, trouxe para a casa de shows da capital paulista uma verdadeira festa punk, que lavou a alma dos fãs e deixou todos com um grande sorriso no rosto após a apresentação.

O show que fez parte da 40th Anniversary Tour, que passou por Porto Alegre (13/09), Curitiba (15/09) e Rio de Janeiro (17/09), era um dos grandes eventos do calendário de shows do segundo semestre. A noite começou com a abertura da banda Skamoondongos, banda paulista de ska que mistura o divertido e contagiante som do gênero com mensagens políticas e de protesto.

Pontualmente às 18h30, a banda subiu ao palco e se deparou com uma casa quase cheia, reafirmando seu status e relevância dentro do cenário ska brasileiro. O show foi completamente energético e colocou uma boa parte do público para dançar ao som de músicas como Ska de Rua, Seja Você, Pobre Plebeu, Ocupar e Resistir, entre outras. A banda não deixou de ressaltar a sua postura contra o racismo, machismo, homofobia e qualquer tipo de comportamento preconceituoso e opressor, mostrando que apesar da sonoridade divertida, suas músicas tem uma mensagem relevante e necessária. Ainda teve espaço no setlist para dois covers, um da música Medo, do Cólera, e outro da música 2 Tons, do Subtones, essa última dedicada ao baixista do Ultraje a Rigor, Mingau, que foi baleado recentemente. O Skamoondongos não escondeu a alegria de estar dividindo merecidamente o palco com o The Toy Dolls. Uma ótima escolha que agradou muito o público presente.

Com poucos minutos de atraso, o The Toy Dolls finalmente subiu ao palco, levando a loucura o público da casa. A banda que iniciou suas atividades em 1979 na cidade de Sunderland, na Inglaterra, fez história no punk rock ao longo das décadas, com sua sonoridade festiva e contagiante. Com 13 álbuns de estúdio na carreira, o trio formado pelo guitarrista e vocalista Michael ‘Olga’ Algar, o baixista Tommy Goober e o baterista The Amazing Mr. Duncan, mantém a chama do punk rock viva e se destaca em suas apresentações ao vivo. 

É quase impossível não se encantar com a performance ao vivo do Toy Dolls. Com seu figurino característico composto por ternos coloridos e óculos escuros, o trio entrou ao som de um Happy Birthday que acabou sendo finalizado com Theme Tune. Na sequência, veio Fiery Jack, e com o calor insuportável que estava fazendo em São Paulo, não demorou muito para a banda tirar seus ternos e continuar a apresentação apenas de coletes, o de Olga já aberto, inclusive. Teve início então uma verdadeira festa punk no Carioca Club. O Toy Dolls se divertia no palco fazendo coreografias, brincando com o público, pulando e mantendo a energia sempre lá em cima. Os fãs cantavam e pulavam com a mesma intensidade da banda, criando uma troca de energia realmente linda de se ver. O trio percorreu sabiamente sua discografia, entregando para os fãs um setlist certeiro, com faixas como Bitten by a Bed Bug, Benny the Boxer, Spiders in the Dressing Room, Nellie the Elephant, Alec’s Gone, entre outras.

A presença de palco e o bom humor da banda era algo fora de série, sendo complementado pela resposta intensa do público de um Carioca Club lotado. A apresentação teve alguns momentos marcantes e icônicos, como na música The Lambrusco Kid, onde Olga tirou seu colete e disse que estava com sede. Um garçom entrou no palco e lhe trouxe garrafas de diversos tamanhos, até chegar numa garrafa de champanhe gigante (e inflável) que o vocalista estourou, soltando uma chuva de papel no público.

Outro momento impagável foi na execução da música Wipe Out, onde os integrantes giravam guitarra e baixo em 360 graus em momentos específicos da canção. E na clássica Dig That Groove Baby, Olga ainda tocou uma guitarra de três braços. O show se encerrou no maior clima de festa com uma chuva de bolas com o emblemático logo do Toy Dolls caindo na platéia.

O Toy Dolls mostrou que mesmo com 40 anos de atividade ainda consegue entregar muito ao vivo e proporcionar aos fãs uma verdadeira festa punk. Uma apresentação contagiante, que lotou o Carioca Club e proporcionou uma linda troca de energia entre público e banda. O trio divertiu o público durante o show todo, deixando uma memória inesquecível para fãs que compareceram ao Carioca Club. Poucas bandas com uma carreira tão longeva conseguem ter uma presença de palco tão marcante e energética quanto o Toy Dolls. Os punks certamente foram para casa felizes e de alma lavada após o show. 

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Luis Antonio

Publicitário, colecionador de discos, resenheiro, podcaster, editor, viciado em shows e devoto do Chino Moreno. Misturo Napalm Death e Justin Bieber na mesma playlist e sou entusiasta do nu metal até hoje. Você também me encontra no Podcore Podcast, Downstage, 4 Discos e Entre e Ouça!

View all posts by Luis Antonio →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *