Resenha: Beyond the Black

Quinto álbum da banda sai dia 13/01, via Nuclear Blast

A frase que mais se encaixa neste novo álbum da banda Beyond The Black (que leva o nome da banda) seria ‘’Resgate das origens’’.

Os três primeiros álbuns, Songs of Love and Death, Lost in Forever e Heart of the Hurricane, tem uma pegada mais symphonic metal, que em alguns momentos puxa um pouco do Gótico, passeia entre Amaranthe e Nightwish. Porém no último álbum pude sentir um Pop mais presente, uma sonoridade menos agressiva, o que não foi o caso neste novo álbum de 2023, a agressividade voltou a banda. 

Em sua primeira música, ‘’Is There Anybody Out There?’’ logo de cara já podemos sentir um peso nas guitarras com um riff e um vocal um pouco mais agressivo. A música se desenvolve mantendo a chama do Symphonic Metal presente, com solos de guitarra bem bonitos no decorrer. 

Seguindo na mesma linha vem logo de cara a ‘’Reincarnation’’, com um refrão bem grudento, típico da banda, em todos os álbuns podemos notar refrãos que grudam na mente e eu adoro isso. Um pouco menos agressiva que a anterior mas mesmo assim, continuamos com a proposta, tendo no refrão um pouco de gutural do backing vocal. E mais uma vez um belo solo de guitarra próximo do final da música. 

Dando uma quebrada no ritmo temos a balada “Free Me’’, com uma letra um pouco mais sentimental e um som mais melódico.  A música da uma reviravolta do meio pro final, onde temos um pouco mais de densidade e podemos sentir a dor que a protagonista passa.

‘’Winter Is Coming’’ chegamos com as guitarras mais cadenciadas, lembrando uma pegada mais old-school do metal que se mistura ao Symphonic Metal com uma pitada de Power Metal. Até a própria temática da música sentimos isso. 

Mantendo a vibe mais metal com um refrão grudento chega a ‘’ Into the Light’’, e mais uma vez somos agraciados com um belo solo de guitarra. Nesta faixa podemos seguir a vocalista com o ‘’Ô Ô Ô Ô’’ tão característicos de bandas como Iron Maiden ou Judas Priest.

‘’Wide Awake’’ chega mostrando uma pegada acústica, até então a balada do álbum. Arranjos melódicos super bonitos, aquele tipo de música para ouvir de olhos fechados. Na segunda parte da música temos um pouco de peso dado pelas guitarras distorcidas. 

Chega de balada? A próxima música tem uma pegada um pouco mais sombria, é a ‘’Dancing in the Dark’’. No segundo refrão eu já estava cantando junto com a banda, e a intensidade aumenta quando chega o solo de guitarra característico do álbum. 

Numa vibe mais rock e menos pesada vem a ‘’Raise Your Head’’, menos sombria. 

A penúltima música fica com a ‘’ Not in Our Name’’ temos um pouco mais de peso por conta dos guturais durante a música toda, isso trás um pouco de agressividade. 

Pra finalizar o álbum temos a bela ‘’ I Remember Dying’’ com uma letra um tanto quanto ‘’triste’’. Mais uma daquelas músicas para ouvir olhando pra janela em um dia nublado (como hoje) e pensar um pouco na vida. 

E assim termina mais um trabalho dos alemães do Beyond The Black, um álbum conciso e objetivo. 

Tracklist:

  1. Is There Anybody Out There 4:29
  2. Reincarnation 4:13
  3. Free Me 4:01
  4. Winter Is Coming 4:37
  5. Into The Light 4:12
  6. Wide Awake 4:10
  7. Dancing In The Dark 4:05
  8. Raise Your Head 4:18
  9. Not In Our Name 3:40
  10. I Remember Dying 4:15

Beyond The Black
Beyond The Black
Genre: Metal
Label: Nuclear Blast Records
Release Date: 13.01.2023

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *