Com apresentação inesquecível, The Ocean Collective encerra a temporada de shows internacionais de 2022

A banda fez uma apresentação memorável para os fãs de metal, fechando o ano com chave de ouro

Texto: Luis Antonio

Fotos: Raphael Mastandréa

O Knotfest foi o último grande festival de 2022 e parecia ter encerrado a temporada de shows internacionais do ano, já que aconteceu no dia último dia 18, próximo às datas festivas. Mas os fãs de metal ainda tinham mais um compromisso de peso para comparecer. Na última quarta-feira (28), a banda de metal progressivo/post-metal The Ocean Collective, fez uma apresentação inesquecível no Carioca Club, em São Paulo.

Formado em 2000, na cidade de Berlin, na Alemanha, o The Ocean Collective (também conhecido como The Ocean) tem como fundador e membro principal o guitarrista, backing vocals e compositor Robin Staps. Além de Robin, a banda atualmente conta com Loïc Rossetti (vocal), Paul Seidel (bateria e backing vocals), Mattias Hägerstrand (baixo), David Ramis Âhfeldt (guitarra) e Peter Voigtmann (sintetizadores).

Como a banda apresenta um elenco rotativo de membros e colaboradores desde o início de carreira, com o guitarrista Robin Staps como figura central, passou a ser conhecida como The Ocean Collective. Com uma sonoridade que mistura o metal progressivo com diferentes vertentes como o post-metal, sludge e metal extremo, o The Ocean tem uma personalidade musical muito interessante e rica, com atmosferas e nuances que passeiam entre momentos de peso e melodia. 

Levando uma quantidade considerável de público ao Carioca Club, já que a data do show acabou caindo após o feriado de natal e alguns dias antes do ano novo, o show era bem aguardado pelos apreciadores da música torta e fora do comum. Inicialmente o evento contaria com a abertura da banda Labirinto, um dos grandes representantes do post-metal instrumental em terras brasileiras, mas devido a problemas de saúde, a banda não pôde se apresentar.

O The Ocean Collective subiu ao palco e ao executar os primeiros acordes de Triassic, já era possível prever que seria uma noite inesquecível. Com uma performance irretocável, a banda mostrou todo o potencial do seu som, além de contar com uma presença de palco forte e de tirar o fôlego. Era notável a felicidade do grupo em estar tocando novamente para o público brasileiro. Uma banda extremamente carismática, com um destaque especial para o vocalista Loïc Rossetti, que agitava no palco, interagia com os fãs, cumprimentava o público e se jogou na plateia mais de uma vez para cantar, proporcionando alguns dos momentos mais catárticos da apresentação. 

Outro momento incrível do show e que mostrou como o The Ocean é uma banda especial, foi quando Loïc, com ajuda do público e do pessoal da produção, colocaram um fã cadeirante para assistir uma grande parte do show em cima do palco. Uma demonstração emocionante de carinho, cuidado e preocupação. O setlist do show seguiu destacando grandes canções da carreira e da rica discografia do The Ocean. Faixas como Silurian: Age of Sea Scorpions, Miocene | Pliocene, Permian: The Great Dying e Pleistocene levaram o público à loucura. 

A performance do The Ocean é excepcional, sendo completamente imersiva e intensa em todos os momentos. A atmosfera das músicas é algo contagiante, prendendo a atenção do ouvinte de forma hipnótica, trabalhando com maestria os momentos de peso e agressividade, com vocais rasgados e barrados, e entregando momentos belos e contemplativos com passagens mais calmas e vocais melódicos.

O encore contou com as faixas Holocene e Jurassic | Cretaceous. Com um público extasiado e gritando sem parar “one more song”, a banda atendeu ao pedido dos fãs e voltou para encerrar o show com a música Firmament.
O The Ocean Collective entregou um dos melhores shows de 2022 aos 45 do segundo tempo. Em um ano com tantos festivais e shows, não é fácil se destacar e entregar uma apresentação memorável, mas o The Ocean conseguiu entregar uma experiência única e especial para o público presente no Carioca Club na última quarta-feira do ano. Sem dúvidas o show ficará marcado na memória dos fãs como um dos grandes momentos de 2022.

Setlist:

Triassic
Silurian: Age of Sea Scorpions
Bathyalpelagic I: Impasses
Bathyalpelagic II: The Wish in Dreams
Miocene | Pliocene
Oligocene
Permian: The Great Dying
Pleistocene

Encore:
Holocene
Jurassic | Cretaceous

Encore 2:

Firmament

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Luis Antonio

Publicitário, colecionador de discos, resenheiro, podcaster, editor, viciado em shows e devoto do Chino Moreno. Misturo Napalm Death e Justin Bieber na mesma playlist e sou entusiasta do nu metal até hoje. Você também me encontra no Podcore Podcast, Downstage, 4 Discos e Entre e Ouça!

View all posts by Luis Antonio →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *