O Legends rock bar foi palco para celebração de uma nova onda de música extrema mundial, que contou com bandas de Brasil, Grécia e Portugal 

Texto: Andrei Ramirez

Fotos: Gustavo Diakov

Localizado na região da Vila Madalena a casa tem estrutura para cerca de 150/200 pessoas, no formato retangular (corredor e palco ao fundo), conta com mesas e cadeiras a esquerda para quem prefere assistir apresentações sentados, se alimentando e tomando uma gelada, é um bar a direita com 4 funcionários, gerando uma agilidade no atendimento. Além de um mezanino. 

Por volta das 19hrs já se formava a fila dos camisas pretas na entrada. Muitos com interesse em adquirir os materiais das bandas. Ao entrar as barracas já estavam montadas, e contavam com merchs das 3 bandas, sendo as camisetas com 3 opções de estampas, Warhammer no valor de 60 reais, Gaerea 120 reais. Vale uma dica a quem gosta de adquirir merchs, separar uma grana ou contar com pix, pois na maioria das vezes são as formas de pagamento, e não em cartões de débito e crédito.

Momentos antes da abertura da casa para os shows, integrantes de Warhammer e Gaerea, (inclusive o vocalista Guilherme Henriques, o qual tive a oportunidade de trocar duas palavras agradecendo a vinda aí ao país) estavam na porta da casa, para fotos e contato com os fãs

As apresentações se iniciaram de forma pontual, sendo a abertura por conta do Carpatus, banda de Black metal nacional, mais precisamente de Santo André, ABC Paulista, que conta com 3 integrantes e curiosamente não há baixista em sua formação atual, ao menos nessa apresentação. A banda veterana (since 1999) tem como cabeça Dizruptor. Estão divulgando seu trabalho mais recente de 2021, o álbum tormenta. A casa já estava relativamente cheia para recepção deles, que abriram a noite com um black metal visceral, calcado na escola 90, com passagens angustiantes, que sonorizam o contesto de desolação e dor trazidos em suas letras.

Setlist

  1. Rites of Fire and Blood
  2. Walk a Path of Thorns
  3. Unholy Pagan Cult
  4. Despertar para a escuridão

As trocas de palco, eram rápidas. A estrutura de palco em si era relativamente pequena, e o backline ficava em uma sala na lateral esquerda do palco. Sendo assim, poucos minutos após a apresentação do Carpatus, Warhammer, da Grécia inicia seu show. Eles fazem parte de uma geração de bandas que tem trazido um elemento atípico a música extrema, que é um saxofonista em sua formação.

Em determinado momento, foi necessário deslocar-se para outros lados do palco, pois a equalização para o saxofone talvez não seja a das mais simples a se fazer, pois as notas de sax são como riffs em conjunto com as guitarras.

A recepção do público as bandas de abertura foi muito boa, a essa altura a casa já se encontrava com a lotação máxima para o show do Gaerea, e os presentes aquecidos pois não ficaram inertes como notei ser costume em shows de bandas de abertura em outras apresentações que cobri.

O Gaerea é uma das grandes revelações da música extrema mundial, fazendo um som voltado para um black metal visceral e angustiante, com passagens e melodias atmosféricas, blastbeats e riffs gélidos. São 4 álbuns de estúdios, e estão promovendo o recém lançado Mirage, visto pela crítica especializada como o ápice de criatividade do grupo, sendo citado por mídias como Loudwire. 

A apresentação se inicia, com destaque para a equalização do som da casa, regulado de forma excelente, dando visibilidade a todos os instrumentos e o vocal, inclusive o baixo. Com seus capuzes no rosto, uma performance agitada, com destaque para o vocalista Guilherme Henriques, e os seus trejeitos a lá Cisne Negro.

Público totalmente envolvido pela atmosfera da apresentação e as danças de Guilherme, iam ao êxtase com uma simples entonação de “São Pauloooo” do vocalista. Trazendo em seu setlist as mais tocadas como “Salve” e “Mirage” o show contou com dois bis, sendo um deles com uma execução visceral de “Conspiranoia” , música que provavelmente foi a revelação da banda para o grande público. 

O setlist bem executado de cerca de 1h20m, satisfez ós presentes, e esperamos um retorno da banda por aqui, que tem se apresentado ao redor do mundo em grandes festivais como Ressurection Fest é Brutal Assault

Setlist

Deluge
Salve
Null
Absent
Cycle of Decay
Conspiranoia
Mantle
Mirage
Urge
Laude

Confira a galeria de fotos da apresentação do Gaerea:

Gaerea
Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Gustavo Diakov

Idealizador disso aqui, Fotógrafo, Ex estudante de Economia, fã de música, principalmente Doom/Gothic/Symphonic/Black metal, mas as vezes escuto John Coltrane e Sampa Crew.

View all posts by Gustavo Diakov →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *