Sonoridade Indica: Hereticae – Ecos do Atlântico (2020)

A história da América Latina é uma história escrita com sangue ”

A primeira vez que vi algo do Hereticae foi numa postagem no Facebook da galera do Blog Noise Red. A princípio achei o nome interessante e característico de bandas de death/black metal, mas por estar fazendo outras coisas, não pude dar atenção. Depois cheguei a ver outra postagem sobre eles do Blog Noise Red na minha timeline do Facebook ou foi a mesma, não me lembro, mas nisso já os reconheci e resolvi ouvir.

O Hereticae é uma banda de Londrina no Paraná. O que mais me chamou a atenção foi sua abordagem, logo de cara já vi escrito na descrição deles no Bandcamp: Metal Negro Anticolonialista – achei muito bom eles já se posicionarem, pois sabemos o quanto o metal extremo têm se revelado um antro de pessoas com pensamentos reacionários. Peguei então pra ouvir o cd “Ecos do Atlântico” de 2020 e deixo abaixo um trecho da descrição deles sobre o cd:

“ ‘Ecos do Atlântico’ é nosso primeiro álbum. Contém 9 faixas e uma proposta: a luta anticolonialista pela união e emancipação dos povos da América Latina, assim como pela memória dos ancestrais e pela preservação de nossa Mãe Terra. “

A sonoridade deles caminha entre o death e o black metal, com passagens por vezes arrastadas e introspectivas, com um instrumental pesado e riffs melódicos, como também passagens mais rápidas e agressivas. A escolha por cantar em português aliado as suas letras que trazem críticas muito bem-vindas em tempos caóticos, fazem a proposta desse primeiro CD deles ser muito assertiva.

Nas últimas duas semanas tenho ouvido bastante o CD deles, é muito bom ouvir músicas nas quais você se sente familiarizado com os temas. Um exemplo é a música “Antipatria” – em um Brasil como o nosso é impossível não gostar dessa letra. Não darei spoiler, pois quero aguçar a curiosidade de vocês.

Deixo aqui a minha indicação para ouvirem o “Ecos do Atlântico” do Hereticae. Abaixo deixarei o link das redes sociais da banda, como também do Bandcamp e Spotify para ouvirem o CD.

Bandcamp SPOTIFY FACEBOOK INSTAGRAM

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About André Fagundes

Designer de formação e músico por paixão e teimosia, cresci indo na Galeria do Rock atrás de zines para ler, além de flyers de shows e namorar as guitarras das lojas da Santa Ifigênia no Centro de São Paulo.

View all posts by André Fagundes →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.