Phil Fasciana, guitarrista e líder da banda norte-americana Malevolent Creation, está se recuperando de um grave quadro de pneumonia bacteriana que o deixou em coma por oito dias durante uma turnê na França. O músico, um dos nomes mais veteranos do death metal, compartilhou nesta quinta-feira (1º de agosto) uma atualização sobre seu estado de saúde e confirmou que deve receber alta nos próximos dias.
Segundo Fasciana, os primeiros sintomas vinham sendo ignorados por médicos desde 2021, quando passou a realizar exames regulares após um acidente de carro. Mesmo com queixas constantes e uma série de exames clínicos, nada foi identificado até que, já na França, médicos locais perceberam imediatamente a gravidade do caso.
“Cuspi no chão e era sangue puro. Meus pulmões estavam cheios de sangue e eu estava morrendo”, contou o músico nas redes sociais.
O tratamento envolveu o uso de antibióticos potentes e uma série de procedimentos para limpar os pulmões. Agora, ele passa pelos exames finais antes de ser liberado para voltar aos Estados Unidos. Fasciana agradeceu o apoio dos fãs e o suporte dos companheiros de banda — Ronnie Parmer, Jesse Jolly e Chris Cannella —, que o ajudaram durante o período crítico.
Mesmo com o susto recente, o guitarrista demonstrou otimismo e anunciou que pretende voltar aos palcos já em setembro, quando o Malevolent Creation embarca para uma turnê no Brasil ao lado do Krisiun. A banda também tem datas marcadas na América do Norte para outubro.
“Foi uma montanha-russa nessas últimas quatro semanas, mas estou de volta!”, afirmou.