Durante sua passagem pelo festival Download, realizado no último fim de semana no Reino Unido, o guitarrista James “Munky” Shaffer revelou detalhes sobre o novo álbum do KORN em entrevista ao programa Rock Show With Daniel P. Carter, da BBC Radio 1. Segundo o músico, o grupo está apostando em uma abordagem mais orgânica para o sucessor de Requiem (2022).
“Estamos gravando tudo em fita. Estamos todos juntos na sala, suando. A fita está rolando, o cara dá um joinha pela janela e começamos a tocar. Se erramos, rebobinamos e fazemos de novo”, contou Munky. “Leva mais comprometimento, mas é assim que fazíamos no começo. Existe uma energia nisso que a gente gosta.”
O novo trabalho marca um retorno às raízes da banda, tanto na forma de gravação quanto no espírito colaborativo entre os integrantes — algo que pode resultar em um dos álbuns mais intensos e crus da carreira do KORN.
O grupo celebrou recentemente os 30 anos de seu disco de estreia, KORN (1994), com um show especial no BMO Stadium, em Los Angeles, no dia 5 de outubro de 2024. A apresentação única contou com participações de peso, incluindo EVANESCENCE, GOJIRA, DARON MALAKIAN AND SCARS ON BROADWAY, SPIRITBOX e VENDED.
Além disso, o KORN percorreu a América do Norte em uma turnê de 25 datas entre setembro e outubro de 2024. Com produção da Live Nation, a tour teve início no dia 12 de setembro em Tampa, Flórida, e terminou em 27 de outubro em St. Paul, Minnesota. Os shows contaram com a presença das bandas convidadas GOJIRA e SPIRITBOX.
Apesar de estar afastado dos palcos desde 2021, o baixista Reginald “Fieldy” Arvizu participou das gravações do álbum anterior, Requiem. Na época, ele anunciou uma pausa nas atividades para “curar-se” de antigos hábitos. Desde então, Roberto “Ra” Díaz (SUICIDAL TENDENCIES) assumiu as funções ao vivo.
Lançado em fevereiro de 2022, Requiem estreou no topo da parada Hard Rock Albums da Billboard, com 23 mil unidades equivalentes vendidas na primeira semana — sendo 20 mil em vendas puras. O disco também alcançou o segundo lugar nas listas Top Rock Albums e Top Alternative Albums, e ficou em 14º lugar na Billboard 200.
O novo álbum ainda não tem título ou data de lançamento confirmados, mas promete trazer de volta a energia visceral que marcou a história da banda.