Rogério Skylab faz apresentação excêntrica e frenética, em São Paulo

Músico e banda fizeram show único na capital e surpreenderam com setlist fora da curva

Agradecimentos: Rogério Skylab & Solange Venturi
Fotos: Kon (@konfotografia)

Na última sexta-feira (21), o famigerado Carioca Club recebeu um dos músicos mais incompreensíveis do rock brasileiro. Localizado em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, a casa é conhecida por ser palco de eventos diversificados e ter uma ótima estrutura para realizá-los. Como alguns fãs compartilharam nas redes sociais: “Sextou com S de Skylab!”. Até mesmo pessoas de outros estados compareceram ao evento, fazendo questão de presenciar uma das raras passagens da banda por aqui. 


Após uma discotecagem regada a pop/rock alternativo, os novatos da Becold sobem ao palco. Responsáveis pela abertura da noite, a banda mostrou toda a sua energia em performances contagiantes. A formação atual conta com Ronaldo Júnior (vocal), Má Donato (vocal), Webert Melchior, aka Barba (guitarra/vocal), Dimitri Parra (guitarra), Raffa Parra (baixo) e Caio Siqueira (bateria).


Divulgando na íntegra o EP de estreia, intitulado “Bem-vindo à terra do Bem e do Mal”, lançado em Abril deste ano, o grupo mostra como o “new blood” da cena do Metalcore está cheio de lenha para queimar. As músicas são compostas por elementos de música eletrônica e técnicas variadas em seu instrumental. Os vocais variam entre guturais graves e rasgados, drives potentes e frases melódicas com uma afinação impecável.


Ronaldo contou que a banda surgiu em um momento difícil de sua vida e nos conscientiza sobre cuidar de nosso psicológico e pedir ajuda, se necessário. A música “Deuses e Lobos” é uma narrativa sobre ter fé em nós mesmos, mesmo que tenhamos a sensação de não sermos capazes de alcançar ou realizar algo. 


A banda ainda fez uma versão para “Sujeito de sorte”, de Belchior, um dos maiores nomes da MPB. Surpreendendo a plateia e fazendo com que muitos cantassem em alto e bom som. Apesar de o show ter sido curto, com pouco mais de 20 minutos, a Becold aqueceu bem o palco do Carioca, energizando a galera que a essa altura, já lotava a pista da casa.

Becold – Carioca Club – 21/07/2023

Pokas
O mal que habita em mim
Deuses e Lobos
Sujeito de sorte (Belchior cover)
Bem-vindo à terra do Bem e do Mal

Durante os preparativos para o tão aguardado show, gritos de “cadê meu pau? Cadê meu pau?” ecoavam pela casa. É indispensável dizer que os fãs são uma figura, tanto quanto o seu ídolo. Antes mesmo de adentrar o Carioca, ouvia-se gritos de “Glória Mariaaaaaa!” e via-se ambulantes sendo abordados (ou importunados) com um “tem cigarro ai?”. Muitos dos “memes” que alavancaram a imagem do músico nas redes sociais foram sendo reproduzidos, mas a noite prometia mais do que isso, principalmente no que diz respeito ao setlist que fora elaborado.


Rogério Skylab sobe ao palco, por volta de 22:50, sendo ovacionado pelo público. “Sem anestesia” entrega, de cara, que a apresentação será frenética, com telões coloridos reproduzindo diversas formas geométricas e abstratas em movimentos aleatórios. É incrível como uma música com poucas frases e um instrumental enérgico pode agitar uma grande quantidade de pessoas.


Apesar de iniciar com um clássico, o setlist segue com algumas músicas não tão conhecidas pelo público mais “casual”. “Nas canções de amor”, “Quando a noite chegar” e “Entre o céu e o mar” foram algumas das apresentadas em um clima morno. O próprio vocalista proferiu: “vocês não devem estar aguentando esse show…” e questionou: “vocês estão gostando?”. A impressão foi de que o anseio pelos maiores hits era tão grande, que essas pegaram muitos de surpresa, mas que ao mesmo tempo, não deixaram de receber aplausos em suas performances.


E por falar em performance, é impagável ver o Sky fazendo suas famosas dancinhas, em frenesi com o instrumental psicodélico executado pela banda que o acompanha. A formação atual conta com Igor Bilheri (guitarra), Alex Curi (baixo), Gabriel Coelho (bateria) e Livio Tragtenberg (teclado/saxofone). O grupo não fica pra trás e entrega uma performance técnica e com maestria. 

O show começou agora, porr@!

O anúncio despertou delírio na plateia. Sem mais, “Tem cigarro ai?”, uma das mais aguardas da noite, é executada e, logo na primeira frase da música (e durante ela), muitos cigarros foram jogados no palco, acertando até mesmo o rosto do vocalista. A quantidade foi tão grande, que o mesmo disse no fim da canção: “agora vai ser difícil de dançar aqui!”. Com um sorriso no rosto e muito animado, Rogério fez jus a frase anunciada. “Empadinha de camarão” e “Carrocinha de cachorro quente” despertam mais euforia nos fãs, que cantam cada frase em alto e bom som. 


Nos momentos finais da apresentação e com o público em suas mãos, a banda surpreende novamente, dessa vez tocando o cover de “Homossexual”, do grupo “Os Cascavelletes”, agradando a muitos. “Música para paralítico” e a aclamada “Fátima Bernardes experiência” servem de combustível para que rodas de bate-cabeça se abram na pista, atraindo a galera do metal que esteve presente. Para encerrar, a clássica “Você vai continuar fazendo música?” faz com que muitos fãs subam ao palco. Alguns seguranças tentaram impedir, falhando miseravelmente, mas prezaram pela integridade do vocalista, formando uma barreira em sua volta.


Nesse clima de festa e descontração, o show se encerra no início da madrugada. Rogério Skylab é o maior apreciador de sua obra e prova disso foi vê-lo curtindo cada uma das músicas, de sua maneira única e irreverente, mas que ao mesmo tempo, transcende em cada uma das passagens e nos aplausos de seus fãs. O show foi ousado e também, reflexivo, em meio ao caos, aos tabus e ao nonsense. 

Rogério Skylab – Carioca Club – 21/07/2023

Sem anestesia
A voz do c*
Nas canções de amor
Eu vou botar silicone na bunda
Sem freio
Travest!
A dança dos malucos
Quando a noite chegar
Quando nos encontramos
A máquina fantástica
B*uceta Bradesco
Entre o céu e o mar
Tem cigarro ai?
Empadinha de camarão
Carrocinha de cachorro quente
Música para paralítico
Homossexual
Fátima Bernardes experiência
Você vai continuar fazendo música?

Kon (@konfotografia)
Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Bruno Santos

O amor pela música nasceu na minha infância e ir em shows é uma de minhas maiores paixões. Também sou um grande fã de games e da cultura geek.

View all posts by Bruno Santos →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *