A editora Little, Brown Book Group, divisão da Hachette UK, definiu o dia 6 de agosto de 2026 como a data de lançamento de “Somewhere Between Screaming And Crying: Slipknot, Nu Metal And 9/11”, novo livro do autor Dan Franklin.
E se um único álbum pudesse capturar o momento em que o mundo mudou?
Essa é a proposta da obra, que conta a história dos bastidores de Iowa, do SLIPKNOT, 25 anos após seu lançamento, e analisa como o disco se tornou a trilha sonora de uma geração à beira de uma transformação.
Somewhere Between Screaming And Crying é o primeiro livro a explorar de forma abrangente a ascensão do SLIPKNOT e a criação de seu icônico álbum de 2001, Iowa — um trabalho que revolucionou o heavy metal e acabou definindo não apenas uma banda, mas também o clima emocional do início do século XXI.
Publicado para coincidir com o 25º aniversário do álbum, o livro mergulha profundamente na trajetória de nove músicos mascarados de Des Moines, Iowa, que se tornaram um dos grupos mais controversos e culturalmente relevantes de sua época.
Com base em entrevistas originais, relatos em primeira mão e extensa pesquisa, Franklin narra a história interna de uma banda à beira do colapso, retratando o caos das gravações em estúdio, a intensidade extrema dos shows ao vivo e o alto preço pessoal da fama, dos vícios e das pressões criativas.
Mais do que isso, a obra amplia sua análise para contextualizar o SLIPKNOT dentro de um momento cultural mais amplo. O autor traça a ascensão do nu metal paralelamente ao fim do otimismo do final dos anos 1990, passando pelo Woodstock ’99 e pelas consequências dos ataques de 11 de setembro de 2001, explorando como a música da banda se tornou um veículo para a raiva, a alienação e a crise de identidade de toda uma geração. Com o nu metal vivendo um novo auge de popularidade atualmente, Franklin sugere que o ciclo está se repetindo.
No centro da narrativa está uma questão ainda mais inquietante: o que acontece quando a arte não apenas reflete o caos, mas parece ajudar a criá-lo?
Iowa se transformou em um enorme sucesso internacional, gerando clássicos como “Disasterpiece”, “The Heretic Anthem”, “People = Shit” e “Left Behind”.
Sobre o que o SLIPKNOT pretendia alcançar com Iowa, o vocalista Corey Taylor afirmou à Metal Hammer que a banda não queria simplesmente repetir a fórmula do álbum de estreia autointitulado de 1999 nem recriar o sucesso do single “Wait And Bleed”.
“Todo mundo e até suas mães estavam tentando nos convencer a escrever mais dez ‘Wait And Bleed’, mas dane-se, nós já tínhamos feito isso. Por que iríamos querer fazer de novo?”
Ele continuou:
“Para nós, era uma questão de sermos selvagens, estarmos destruídos e ainda sermos jovens o suficiente para sustentar isso. Nosso objetivo era entrar no estúdio e criar um álbum denso e destrutivo. Não fazíamos ideia de quão destrutivo ele acabaria sendo.”
Taylor acredita que o grupo superou suas próprias expectativas com o disco:
“Você consegue ouvir a bile nele, consegue ouvir a paixão frenética pelo que estávamos tentando fazer. Acho que fomos além do alvo. Ultrapassamos aquilo que pretendíamos alcançar e acabamos criando algo completamente diferente: o álbum mais pesado que conseguiria alcançar um público popular que nem sabia exatamente no que estava se metendo.”
Dan Franklin é escritor especializado em música pesada e autor de Heavy: How Metal Changes The Way We See The World (2020) e Come My Fanatics: A Journey Into The World Of Electric Wizard (2023). Somewhere Between Screaming And Crying é o terceiro capítulo dessa trilogia informal dedicada ao universo da música pesada.

Fonte: https://blabbermouth.net/

