Incubus entrega performance impecável em show dedicado ao álbum Morning View 

Fotos: Gustavo Diakov em cobertura para igormiranda.com.br

Banda tocou um de seus discos mais importantes na íntegra e ainda reservou espaço para alguns hits em uma apresentação marcada pela linda troca entre os fãs e o grupo

O Incubus mostrou que não é preciso muito tempo para sentir saudade. A banda, que tocou em 2024 no Rock in Rio, no único dia dedicado ao rock, ao lado de nomes como Avenged Sevenfold e Evanescence, retornou ao Brasil em menos de sete meses, dessa vez para uma turnê solo com duas datas sold out, sendo a primeira em Curitiba (08/04) e a segunda em São Paulo (10/04). A apresentação que aconteceu na capital paulista, no Espaço Unimed, foi marcada por uma performance impecável e uma linda troca entre os fãs e a banda.

Nova versão de Morning View e a origem da turnê

A nova turnê do Incubus celebra um álbum clássico de sua discografia. Morning View, lançado originalmente em 2001, é um dos principais trabalhos na carreira da banda. Depois de deixar para trás a sonoridade nu metal que era predominante em seus dois primeiros trabalhos, Fungus Amongus (1995) e S.C.I.E.N.C.E. (1997), o Incubus encontrou sua personalidade no excelente Make Yourself (1999), misturando rock alternativo com outros gêneros musicais, fortalecendo e amadurecendo ainda mais esses elementos em Morning View.

Em maio de 2024, a banda decidiu revisitar e atualizar o passado ao regravar o disco e relançá-lo com o nome de Morning View XVIII, dando origem à atual turnê. O projeto nasceu após a banda fazer uma live em 2021 para comemorar o aniversário de 20 anos do álbum, tocando a obra na íntegra na casa onde o trabalho foi gravado.

Com seus últimos trabalhos tendo pouca repercussão e não emplacando nenhum grande sucesso, a proposta de revisitar o passado e trazer uma nova roupagem se mostrou a melhor opção para o Incubus. O sold out nas duas datas no Brasil, mesmo tendo passado pelo país recentemente, pode ser um bom termômetro.

Morning View na íntegra

Com um Espaço Unimed atingindo sua capacidade máxima, a banda subiu ao palco com 20 minutos de atraso e iniciou o show com a poderosa “Nice To Know You”, que já obteve uma ótima resposta do público, com os fãs cantando com muita energia a letra da canção. Morning View é um álbum que alterna entre momentos intensos e mais energéticos, com outros mais calmos e acústicos. Essa dinâmica funcionou muito bem no show, tanto para a banda quanto para o público, intercalando momentos de intensidade e “descanso”, mostrando que o disco passou no teste do tempo e continua sendo uma experiência prazerosa. 

“Circles” e o hit “Wish You Were Here” (que foi tocada pela milésima vez ao vivo no show de São Paulo) continuaram com a intensidade do início do show, com o público enlouquecido e completamente empolgado. Na sequência, as faixas “Just a Phase”, “11am” e versões acústicas de “Blood on the Ground” e “Mexico” desaceleraram o show. Os fãs continuaram conectados com a banda, reforçando a diferença de se apresentar para um público que está ali exclusivamente para ver o Incubus e conhece a fundo sua carreira, sem demonstrar interesse apenas nas “modinhas”, como acontece na maioria das vezes em performances em grandes festivais como o Rock in Rio, onde a resposta do público pode ser mais morna e apática, refletindo na performance da banda.

Era nítido que toda a banda estava muito confortável no palco, mostrando um entrosamento que faz toda a diferença. O vocalista Brandon Boyd mostrou seu carisma tímido, agradecendo várias vezes a recepção de São Paulo, sorrindo diversas vezes ao longo do show e, muitas vezes, até se surpreendendo com a forma como os fãs cantavam alto a letra da maioria das músicas. O músico mostrou sua potência vocal, deixando claro que sua voz está em ótimas condições e com um alcance fora do comum. Brandon também brincou algumas vezes com o guitarrista Mike Einziger, trazendo um clima descontraído e de camaradagem ao palco.

Outro destaque da noite foi a baixista Nicole Row. É muito perceptível o quanto a baixista agregou musicalmente para a banda, destacando as linhas de baixo e deixando o groove ainda mais marcante. O som do baixo foi um dos pontos altos do show, além do carisma e da presença de palco de Nicole. Mas a grande verdade é que a banda como um todo foi impecável durante toda a performance, soando bem fiel ao conteúdo gravado em estúdio e com uma execução muito segura.

Os telões e o conjunto de luzes também ajudaram a ampliar a experiência durante o show. Tudo estava em perfeita sintonia, sem tirar a atenção desnecessariamente ou atrapalhar a banda e o público, tornando a performance ainda mais completa, algo semelhante ao que o Red Hot Chili Peppers apresentou em sua última passagem pelo país em 2023. “Are You In?”, uma das queridinhas entre os fãs, ganhou a adição de um trecho de “In The Air Tonight”, um dos grandes sucessos de Phil Collins. Na sequência, a canção “Under My Umbrella” também ganhou uma palinha de “Umbrella”, um dos grandes hits da cantora pop Rihanna. Encerrando a execução do álbum Morning View, “Aqueous Transmission” proporcionou um dos momentos mais belos e atmosféricos da noite, encerrando com chave de ouro a parte principal do show.

Seleção de Hits para encerrar a noite

Na reta final da noite, ainda sobrou espaço para tocar alguns hits. “Anna Molly” incendiou o Espaço Unimed, enquanto “The Warmth” voltou ainda mais no tempo, mostrando o lado mais experimental do Incubus. Ainda sobrou espaço para tocar um trecho de “Glory Box”, música da banda de trip hop Portishead, junto à faixa “Vitamin”.

Para fechar, uma trinca com três clássicos do Incubus, começando com a belíssima “Dig”, que trouxe um tom bem emocional para o show. “Pardon Me” veio com potência para dar aquele último sopro de energia antes de “Drive”, um dos maiores sucessos da banda, encerrar a apresentação com uma vibe mais intimista.

O Incubus entregou um show impecável para um público completamente conectado e entregue à banda no Espaço Unimed. A apresentação foi um deleite para os fãs, que puderam ouvir o já clássico Morning View na íntegra, além de curtir uma seleção acertada de hits do grupo em uma noite memorável, onde a qualidade musical prevaleceu.

Incubus – The Morning View Tour – Espaço Unimed (São Paulo) 10/04/2025

Morning View
1 – Nice To Know You
2 – Circles
3 – Wish You Were Here
4 – Just a Phase
5 – 11am
6 – Blood on the Ground
7 – Mexico
8 – Warning
9 – Echo
10 – Have You Ever
11 – Are You In?
12 – Under My Unbrella
13 – Aqueous Transmission

The Hits
14 – Anna Molly
15 – The Warmth
16 – Vitamin + trecho de Glory Box (Portishead cover)
17 – Dig
18 – Pardon Me
19 – Drive

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Luis Antonio

Publicitário, colecionador de discos, resenheiro, podcaster, editor, viciado em shows e devoto do Chino Moreno. Misturo Napalm Death e Justin Bieber na mesma playlist e sou entusiasta do nu metal até hoje. Você também me encontra no Podcore Podcast, Downstage, 4 Discos e Entre e Ouça!

View all posts by Luis Antonio →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *