Humberto Gessinger encanta e emociona os fãs em duas noites inesquecíveis no Tokio Marine Hall, em São Paulo, no último fim de semana, com ingressos esgotados.

Foto: Raíssa Correa

O ex -líder de Engenheiros do Hawaii apresentou a turnê Acústicos, que traz canções dos álbuns Acústicos MTV (2004) e Novos Horizontes (2007).

Texto: Carolina Dias

Após uma sequência de shows pelo Brasil apresentando a turnê Quatro Cantos De Um Mundo Redondo, com última apresentação em Curitiba, no começo de Dezembro de 2024, Humberto Gessinger retorna aos palcos neste ano para viver a turnê que celebra clássicos desplugados do Engenheiros do Hawaii.

E a vez da cidade de São Paulo aproveitar esse momento foi no último fim de semana, no espaço Tokio Marine Hall, com duas datas de casa cheia.

A primeira data anunciada, com um show mais intimista, com formato mesa e público reduzido, teve ingressos rapidamente esgotados, o que fez com o que a produção logo na sequência anunciasse uma data extra. A novidade foi um formato diferente, em que, no segundo dia, tivemos um espaço de pista livre e um número maior de pessoas.

Foi possível perceber que o público variou um pouco entre os dois dias. No segundo dia, talvez devido ao formato mais descontraído, o público era mais jovem e muito mais animado. Isso evidencia o poder dessas apresentações, que conseguiram atrair pessoas de diferentes gerações.

No entanto, como Gessinger mesmo mencionou no domingo, não foram dias fáceis para a cidade de São Paulo, que enfrentou chuvas intensas, deslizamentos e alagamentos. A cidade estava em estado crítico, e a Defesa Civil emitiu alertas sobre possíveis riscos em várias regiões. Esse cenário de caos, medo e preocupação forçou o adiamento do horário de início do show. Inicialmente previsto para começar às 20h00, o espetáculo só teve início às 20h40. Esse atraso foi fundamental para que mais pessoas conseguissem chegar ao local, já que o trânsito estava extremamente dificultado devido às condições climáticas.

Prontamente, às 20h40, Humberto Gessinger sobe ao palco acompanhado por Felipe Rotta na guitarra, Fernando Peters no baixo, Paulinho Goulart no acordeon e Rafael Bisogno na bateria. O primeiro clássico a dar início à noite é “O Papa é Pop”, faixa de abertura do primeiro projeto Acústicos, o Acústico MTV (2004).

Ao final da canção, Humberto saúda o público e agradece a presença de todos naquela noite. Com bom humor, ele destaca a paciência de quem conseguiu chegar no horário, reconhecendo o entendimento do público sobre o motivo do adiamento. Ele reforça que a decisão de atrasar o início foi tomada para garantir que mais pessoas pudessem acompanhar o show desde o começo e promete que irá compensar o público com uma noite memorável – No entanto, a apresentação não sofreu nenhuma alteração em relação ao dia anterior; tanto o setlist quanto a sequência das músicas permaneceram as mesmas.

Na sequência, Gessinger apresenta “Até o Fim”, uma das faixas que também integrou o primeiro projeto acústico, o Acústico MTV (2004), e segue com “No Meio de Tudo Você”, do álbum Novos Horizontes (2007). Em “Pose”, ele compartilha um trecho de “Fevereiro 13”, música de sua carreira solo, que foi registrada no álbum Quatro Cantos de Um Mundo Redondo (2023). Antes de iniciar a execução de “Quebra Cabeça”, o cantor faz uma reflexão sobre seu processo criativo e a coragem que envolveu o lançamento de Novos Horizontes. Humberto revela que, das dezessete faixas do álbum, oito eram inéditas, e por mais que tivesse receio de fazer esse movimento na gravação do Acústico, o trabalho acabou sendo um grande sucesso, sendo muito bem recebido pela crítica.

Embora o início do setlist dê a impressão de que as músicas serão alternadas de forma padronizada entre os álbuns, ao longo do show essa estrutura vai se desfazendo, mas sem perder o equilíbrio entre os dois projetos. É apenas na reta final que a banda emenda uma sequência mais concentrada de hits do Acústicos MTV (2004), com seis das últimas sete músicas sendo desse mesmo álbum.

Em “De Fé”, faixa bônus do Acústicos MTV (2004), Humberto convida o músico e produtor Esteban Tavares para subir ao palco. Esteban, além de amigo de longa data de Humberto, tem colaborado musicalmente com ele em diversas ocasiões ao longo dos últimos anos. Em 2013, por exemplo, Tavares participou como guitarrista da turnê do álbum Insular, além de fazer participações especiais nos shows da turnê em São Paulo. Nesta apresentação, no entanto, Esteban assume os vocais, cantando a música inteira com um arranjo em tom mais baixo. Este também é o primeiro momento da noite em que Gessinger se coloca ao piano, proporcionando uma sequência mais intimista à performance.

Em “Somos Quem Podemos Ser”, Humberto Gessinger mais uma vez interage com o público e questiona: “Alguém ainda sonha aqui? Alguém sonha como eu? Acordado?” A resposta vem em uníssono, com a plateia vibrando e respondendo um sonoro “SIM!”.

Uma das marcas registradas dos Engenheiros do Hawaii e de Humberto Gessinger é a constante adaptação das letras durante shows e gravações ao vivo. Essa prática é recorrente, ficando ainda mais evidente quando o público, ao cantar junto, acaba interpretando de forma diferente cada versão da canção. Em “Eu Que Não Amo Você”, o gaúcho faz uma pequena, mas significativa alteração na letra, trocando “aqui é meu lugar” por “São Paulo é meu lugar”. A mudança, simples mas cheia de intenção, visa aproximar o artista da plateia, e, como esperado, gerou uma reação entusiástica dos fãs, que responderam com grande energia.

Logo depois, outro músico é convidado a subir ao palco: o tecladista Protásio Júnior, que se junta para a performance da música “Vertical”, uma das faixas inéditas do álbum Acústico: Novos Horizontes (2007). Este é um momento que destaca a qualidade técnica dos músicos que acompanham Humberto neste projeto, mostrando o alto nível de talento presente na apresentação.

Ao final de “3×4”, Gessinger apresenta um cover da encantadora canção “Oh! Yoko!” de John Lennon. A semelhança entre as duas músicas está, sobretudo, na abordagem emocional, que combina sentimentos pessoais com um toque poético. Enquanto “3×4” faz uma reflexão introspectiva sobre a vida e a identidade, “Oh! Yoko!” transmite uma declaração de amor pessoal, mas que ressoa de maneira universal, tocando qualquer pessoa apaixonada.

Com um tom de despedida, sinalizando que o show se aproximava do fim, os fãs se entregam à energia de “Infinita Highay”. O público do mezanino, que até então estava mais reservado e sentado, se levanta e começa a cantar junto, com todo entusiasmo. A melodia ganha um arranjo diferente, com uma pegada de blues, e Gessinger aproveita o momento para emendar um breve trecho de “A Revolta De Dândis” — também do Acústico MTV (2004) — enquanto apresenta cada integrante da banda.

Após quase duas horas de show intenso e emocionante, a banda deixa o palco, as luzes se apagam, e o público começa a clamar por “mais um, mais um”. Em menos de um minuto, Humberto e Paulinho Goulart (Acordeon) retornam ao palco e iniciam o encore com a primeira parte de “Refrão de um Bolero”. A clássica “Pra Ser Sincero” vem como um dos momentos mais marcantes da noite, um dos pontos altos da apresentação. A casa inteira canta junto, muita gente com os celulares gravando e Humberto, visivelmente emocionado, aplaude o público, que retribuiu o gesto com muitos aplausos também.

Para encerrar essa passagem inesquecível por São Paulo, o restante da banda retorna ao palco, e, com todos os instrumentos marcando o ritmo final, eles concluem o show com “Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles E Os Rolling Stones”. Um desfecho emocionante, que deixa o público em êxtase e à espera de que essa mesma turnê volte em breve para São Paulo.

Humberto Gessinger – Acústicos Engenheiros do Hawaii – Tokio Marine Hall – 02/02/2025

  1. O Papa é Pop
  2. Até O Fim
  3. NoMeio De Tudo Você
  4. Dom Quixote
  5. Pose/Fevereiro 13
  6. Quebra Cabeça
  7. Toda Forma De Poder
  8. Guantánamo
  9. 3° Do Plural
  10. A Montanha
  11. De Fé – Feat. Esteban Tavares
  12. Simples De Coração
  13. Piano Bar
  14. Somos Quem Podemos Ser
  15. Novos Horizontes
  16. Outras Frequências
  17. O Preço
  18. Eu Que Não Amo Você
  19. Vertical feat. Protásio Júnior
  20. 3×4/Oh! Yoko – John Lennon (cover)
  21. Vida Real
  22. Armas Quimicas E Poemas
  23. Infinita Highway/A Revolta De Dândis
  24. Refrão De Um Bolero
  25. Pra Ser Sincero
  26. Era Um Garoto Que Como Eu

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