Os titãs do metal italiano LACUNA COIL lançarão seu décimo álbum de estúdio, “Sleepless Empire” — sua primeira coleção de novas músicas desde “Black Anima” de 2019 — em 14 de fevereiro de 2025, pela Century Media Records. Assista ao clipe abaixo:
Scabbia comentou sobre a faixa e sua experiência nas filmagens do vídeo:
“‘Oxygen’ é uma poderosa exploração da luta emocional e do conflito interno. A letra transmite uma sensação de estar se afogando em um ambiente tóxico, tanto literal (no vídeo) quanto metaforicamente, onde as tentativas de salvação, representadas pelo ‘oxigênio’, são de alguma forma inúteis. Esta música encapsula o sentimento de tentar se libertar do que nos prende, quando a jornada está repleta de dificuldades. É um hino cru de vulnerabilidade, resiliência e coragem para enfrentar o que parece intransponível. Ter que permanecer na água por tantas horas durante a gravação do vídeo foi catártico para mim, perceber que a sensação agradável de flutuar poderia em um instante se tornar perigosa e mortal se eu não tivesse cuidado foi muito adequado ao tema da música.”
A inspiração para criar “Sleepless Empire” surgiu durante as sessões de “Comalies XX” (2022), o aclamado remake do terceiro álbum de destaque do LACUNA COIL, “Comalies”. A composição e gravação ocorreram no norte da Itália, entre Milão (cidade natal da banda) e Como, onde estão localizados os estúdios SPVN. Como em seus álbuns anteriores, a produção foi feita internamente, com Marco “Maki” Coti Zelati no comando, e a arte foi cuidadosamente elaborada pelo talentoso artista italiano Roberto Toderico. Dois outros talentos muito especiais enriquecem o álbum, a saber, os vocalistas convidados: Randy Blythe do LAMB OF GOD na música “Hosting The Shadow” e Ash Costello do NEW YEARS DAY em “In The Mean Time”.
Como um símbolo do amor da banda pelo mundo dos jogos (que já vimos em empreitadas anteriores, como seu jogo de cartas “Horns Up” e sua colaboração com Zombicide, para o qual escreveram a faixa “Never Dawn”), a banda criou um “jogo” oráculo a ser jogado com dados personalizados, disponíveis apenas na versão box set de “Sleepless Empire”.
O novo álbum é composto por 11 faixas; cada uma é uma trilha sonora ricamente texturizada para um tempo e lugar específicos. Com “Sleepless Empire”, esse lugar é escuro, cinematográfico e inconfundivelmente fiel às características únicas que deram ao LACUNA COIL uma entrada tão celebrada nos anais da música pesada.
A banda compartilha: “‘Sleepless Empire’ captura, através de nossos olhos, o caos de uma geração presa em um mundo digital que nunca para, onde as redes sociais consomem a identidade e a cada dia nos empurram um passo mais perto de nos tornarmos zumbis sem alma. Encontramo-nos no meio disso, tendo testemunhado um mundo totalmente analógico e o moderno, confrontando a evolução e buscando um verdadeiro significado para tudo isso. Ao longo de cada música, a jornada é uma corrente de rebelião, um grito desesperado para recuperar a si mesmo em uma era que parece ter perdido seu senso de tempo e realidade.”
“Sleepless Empire” track listing
01. The Siege
02. Oxygen
03. Scarecrow
04. Gravity
05. I Wish You Were Dead
06. Hosting The Shadow (feat. Randy Blythe)
07. In Nomine Patris
08. Sleepless Empire
09. Sleep Paralysis
10. In The Mean Time (feat. Ash Costello)
11. Never Dawn
LACUNA COIL tocou seu primeiro show com o novo guitarrista de turnê da banda — cujo nome ainda não foi divulgado — em 4 de agosto no Rockstadt Extreme Fest em Râșnov, Romênia.
Em junho passado, LACUNA COIL anunciou a saída do guitarrista Diego Cavallotti.
Cavallotti, que se juntou ao LACUNA COIL em 2016, inicialmente como guitarrista substituto após a saída de Marco “Maus” Biazzi, mais tarde disse em um post nas redes sociais que “esta decisão não é o resultado de minha insatisfação ou desejo de explorar novas oportunidades.”
Quando o LACUNA COIL anunciou a saída de Cavallotti em 17 de junho, a banda escreveu em um comunicado: “Enquanto entramos em um novo ciclo, compondo e gravando nosso próximo álbum, estamos nos separando de Diego ‘DD’ Cavallotti. Agradecemos a ele pelos muitos momentos inesquecíveis compartilhados ao longo dos anos e desejamos a ele muita sorte em seus futuros empreendimentos.
“Todos os planos futuros de shows permanecem inalterados e as novas músicas estão tomando forma, mal podemos esperar para compartilhá-las com nossos fãs.”