Foto Por: Pêu Barbosa (@peubarbosa)
Após disponibilizar no fim de 2023 seu segundo EP, “II” em parceria com a Algohits, o quinteto paulista de hardcore melódico, Dharma Numb, antecipa a primeira prévia do seu novo compacto.
Completam a linha de frente, Victor Franciscon (atual Garage Fuzz, ex-Bullet Bane), nos vocais, Danilo Inada (atual Angular, ex-Rawfire), na guitarra, Pedro Melara (ex-Rawfire), na guitarra, Thiago Babalú (atual Urutu, ex-Reffer e ex-Gigante Animal), na bateria, e o baixista Fabio Joly (ex-Analog).
“Para mim é um prazer enorme fazer parte do Dharma Numb! Acompanho desde o primeiro lançamento e agora como integrante, tem sido uma vivência muito positiva com a troca de experiências e referências que cada um da banda tem para dividir. Com certeza, tem sido algo que me tira da zona de conforto e expande mais a minha relação com a música como um todo.
Já conhecia os integrantes por outros projetos e sempre acompanhei com amizade e admiração. Então hoje poder dividir um ambiente criativo e de fato fazer um som com todos eles, é uma alegria gigante para mim.”, diz Fabio Joly que entrou no grupo recentemente
O single “Tropicaos”, que antecipa o EP “III”, chega às vésperas do primeiro turno das eleições municipais com carga politizada e acompanhado de um visualizer.
O material gravado no Estúdio Companhia das Cordas teve captação e mixagem realizadas por Thiago Babalú e masterização por Anderson Kabula. A música conta ainda com as participações especiais de Fernanda Broggi e José Waldson (Sinho) que participam do coro.
“É sempre importante estar lançando novos materiais para nós e “Tropicaos” vem com a importância de passar uma mensagem política e social, ainda mais em época de eleição, já que nesse período é um momento de decisão.”, diz Victor Franciscon
A respeito do momento político do país e seus desdobramentos, ele pontua.
“Poder falar o que pensamos sobre o cenário ultrajante que vivemos não só atualmente, mas de tempos pra cá, é sempre importante. Ainda mais frisar a respeito das injustiças e tudo que corrompe a nossa sociedade. Vemos que todas essas decisões estão na mão dos que chamamos de “engravatados”. É uma mensagem de união, de libertação e contra as falhas do sistema.”, reflete o vocalista
Habituados a explorar estilos como Punk/Hardcore, o grupo desta vez trouxe para a cozinha elementos da música jamaicana.
“Produzimos um som fora da nossa zona de conforto, com uma levada reggae que não estamos muito acostumados, foi um ótimo laboratório.
A ideia foi brincar com a sonoridade do estilo. Como dialoga com um país tropical e se misturando com o cenário político caótico do país, assim temos “Tropicaos”‘. A mensagem e o canal caminhando em equilíbrio de uma forma até mais legal do que a gente esperava.”, pontua Franciscon
“Muitas pessoas acreditam que os melhores protestos em forma de arte tem um gatilho, infelizmente é esse cenário de divisão social que vivemos… e eu quero acreditar na melhora. A grande inspiração na música na minha vida sempre foi em situações que sejam desconfortáveis e que causem indignação.”, completa o músico
“Foi empolgante demais juntar com todos para produzir e gravar essa música, sentir de perto a evolução de cada detalhe e ver a vontade e o esforço de cada um. Conseguimos juntar nossas ideias para construir algo que nos agrada bastante.”, finaliza Fabio Joly
A canção antecipa o que podemos esperar dos próximos lançamentos do Dharma Numb. Já que o terceiro EP chegará em breve. O experimento e a falta de amarras serve também como combustível para o primeiro álbum de estúdio dos paulistas.
Capa do single “Tropicaos”
Arte da Capa: Jonas Santos (@jonas_santos86)
Ficha Técnica:
“Tropicaos”
Captação e Mixagem por Thiago Babalú
Masterização: Anderson Kabula
Gravação: Estúdio Companhia das Cordas
Letra por: Victor Jorge Franciscon
Arranjos por: Danilo Inada, Pedro Melara, Ali Zaher Jr., Thiago Babalú
Participações Especiais: Fernanda Broggi, José Waldson (Sinho)
Fotos de Divulgação: Pêu Barbosa (@peubarbosa)
Arte da Capa: Jonas Santos (@jonas_santos86)
Selo: Algohits
Para baixar fotos, MP3 e capa clique aqui
Letra:
“Tropicaos”
Terceiro Milênio, Terra De Doutor
Mandou Seu Soldado
Mandar Mais Um Para A Vala
Moiô, É Maracutaia
Do Governador E Sua Escolta Armada
Quem Colocou No Poder
Um Lobo Em Pele De Cordeiro?
Terceiro Milênio, Mais Um Coronel
Mandou A Polícia
Mandar Mais Um Para A Vala
Como Aceitar Uma Coisa Dessa
Mais De 500 Anos, Chega Dessa Merda
Colocaram No Rolê
O Lobo Em Pele De Cordeiro
Armadilha A La Carte
Foge Dos Olhos, Ninguém Quer Ver
A Demanda É Alta Nesse Buffet
Em Low Cap Na Propaganda Pra Vender
Só Pra Por Mais Um Louco No Poder
Um Lobo Em Pele De Cordeiro
Sobre o Dharma Numb
Banda de hardcore paulista formada em 2019 composta por integrantes que figuram na cena já há algum tempo em bandas como Bullet Bane, Rawfire, Garage Fuzz, entre outras. Após o primeiro lançamento do EP Dharmage (2020), e no fim de 2023 o EP, “II”, agora antecipa o terceiro EP com o single “Tropicaos”.
Sobre a Algohits
Fundada em 2021, a Algohits é a primeira MusicTech do Brasil. Por meio da tecnologia, a startup busca desbloquear os fluxos de receita na indústria da música por meio de dados e marketing digital 360, atuando junto aos artistas na elaboração da estratégia de comunicação e produtificação.