Ex-Cachorro Grande, Rod Krieger celebra a música brasileira em Cabelos Longos, canção original de Alceu Valença

Foi em Portugal que o artista brasileiro se conectou mais a fundo com as músicas de seu país 

Pode ter sido a saudade do Brasil, talvez. O fato é que foi em Portugal que Rod Krieger mergulhou mais a fundo na música brasileira. “Era comum escutar discografias inteiras repetidas vezes“, lembra. E ao ouvir as obras de Alceu Valença, Krieger se reconectou com uma canção que há tempos não ouvia. Cabelos Longos, originalmente lançada em 1974, é o novo single do artista gaúcho. Ouça aqui e assista ao vídeo aqui.

A faixa traz um instrumento indiano já conhecido por aqueles que acompanham os lançamentos do artista. No sitar, está Fabio Kidesh, parceiro de Krieger desde o primeiro single, de 2018, Louvado Seja Deus. “O Fabio, foi escolhido para substituir as guitarras da versão original pelo sitar, instrumento que eu tento sempre trazer para o meu trabalho pela beleza da sonoridade que ele nos entrega”. “O mais legal de gravar a versão foi que mostrou como é grande o leque musical do Rod. Muitos não acreditariam se a música não fosse gravada de fato como foi e ficou sensacional“, comenta Fabio.

A canção de Alceu, talvez pelo tom sombrio, por vezes irônico, se encaixa no conceito do álbum e se faz bastante atual. “Penso que essa letra ainda faz sentido mesmo cinquenta depois. O tom irônico e sarcástico condiz muito com pensamentos que tenho em relação aos dias de hoje”, diz Rod.

Na versão que produzi, o som da bateria eletrônica somado à linha de baixo leva o ouvinte para dentro da canção. E o sitar e a voz mais solta deram o equilíbrio que busco reforçar no meu trabalho ao misturar o eletrônico com o analógico”. 

E continua: “As notas tocadas pelo sitar dançam dentro da música e elevam as texturas sonoras. Isso é o que faz transitar por frequências que acabam alterando a percepção. E, de certa forma, as imagens sobrepostas também conseguem este efeito”. Imagens essas que podem ser vistas no vídeo da música dirigido pelo artista aqui.

Vídeo

A sobreposição de imagens em preto e branco com pitadas de surrealismo tem sido a referência base para este novo trabalho de Rod Krieger, que somada às imagens do fotógrafo Daryan Dornelles acabaram criando uma estética bastante particular para o projeto.

Shows de lançamento

Depois dos singles Cai o Sol e Sobe a Lua e a instrumental Este Comboio Não Para em Arroios, Cabelos Longos é o último lançamento antes do álbum A Assembleia Extraordinária, que será lançado pela Café8 Music em 04 de Outubro. 

A primeira turnê do disco, inclusive, já está programada para o mês que vem, em Portugal: dia 11 no Texas Club, em Leiria,  18 no Festival Impulso, em Caldas da Rainha, e 19 no Socorro, no Porto Ω≤. No Brasil, Rod estreia no Rio de Janeiro, dia 11 de Dezembro e em São Paulo dia 14. 

ASSISTA ABAIXO:

FICHA TÉCNICA

Música

Todos os instrumentos foram gravados por Rod Krieger, exceto:

Sitar – Fabio Kidesh

Produção por Rod Krieger 

Mixagem por Nikolas Gomes

Masterização por Isadora Nocchi Martins

Estúdio – Mate Audio

Distribuição digital por Believe

Vídeo

Dirigido por Rod Krieger

Imagens: Daryan Dornelles e Rod Krieger

Fotografia: Daryan Dornelles e Rod Krieger

Lettering: Léo Sandi

Legendas: Pedro Bermuda

Gerenciamento: Thais Pimenta

LINKS

Instagram
Youtube

SOBRE ROD KRIEGER

Rod Krieger mistura Space Rock e batidas eletrônicas com suas primeiras influências de bandas folk-psicodélicas dos anos 60/70.

O primeiro single solo, Louvado Seja Deus, de 2018, conta com a participação de Arnaldo Baptista, membro fundador da banda Os Mutantes. Já o álbum que marca a estreia do projeto solo, A Elasticidade do Tempo, foi lançado em Março de 2020 com videoclipes das músicas Todos Gostamos de VocêRaioCores Flamejantes e Despertar.

Em 2022, foi divulgado o disco Mbaraeté (Café8 Music / Natura Musical) do compositor e produtor musical indígena, Owerá, no qual Rod assina a co-produção. E a parceria se estendeu para os palcos: atualmente seguem em turnê de divulgação do álbum. No ano seguinte, surgiu os Quebra Coco, power trio de música instrumental formado no oeste de Portugal por Rod, Joseph e Mike. Banda que também o acompanha nos shows do projeto solo.

Em 2024, ele lança em 04 de Outubro o segundo álbum, A Assembleia Extraordinária (Café8 Music), que já está com três concertos agendados em Portugal: Leiria dia 11 de Outubro, no Texas Club, Caldas da Rainha dia 18, no Festival Impulso e dia 19 no Porto, no Socorro. Este novo trabalho de Krieger, tem como inspiração a música portuguesa de Jorge Palma e também do brasileiro Beto Guedes, além de inspirações do cinema, como o filme Magical Mystery Tour, dos Beatles, e a série Twin Peaks, de David Lynch. Em 2025, serão lançados o vinil e o filme do disco em parceria com o fotógrafo Daryan Dornelles com direção de Krieger.

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Guilmer da Costa Silva

Movido pela raiva ao capital. Todo o poder ao proletariado!

View all posts by Guilmer da Costa Silva →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *