Accept apresenta tradicionalismo do metal alemão com casa cheia em São Paulo  

Texto por Peu Bertasso / Fotos por Leca Suzuki

A noite do feriado do dia do trabalhador teve, no Carioca Club, em São Paulo, um encontro com uma lenda do heavy metal mundial. O Accept desembarcou ao país para sua nona passagem em terras brasileiras, dessa vez, iniciando a turnê mundial de seu novo disco, “Humanoid”, lançado na semana anterior ao show. Nessa noite, os alemães encontraram a casa abarrotada de fãs empolgadíssimos. Com essa data esgotada, um show extra foi marcado para o dia 18 de maio, além de uma data na cidade de Santo André. Acompanhando os alemães, os russos do Amalgama serviu de ato de abertura, banda que os acompanhará durante toda a turnê latino-americana. Apesar do exagero de luzes no palco, o Accept enfileirou clássicos e encontrou no público um novo membro da banda que cantou e agitou sem descanso. 

Amalgama se apresenta pela primeira vez no Brasil com show competente, buscando o coração dos brasileiros

Em sua primeira passagem no Brasil, o Amalgama chegou para divulgar seu último disco, “Mastermind”, lançado no fim de Abril. Na ativa desde 2001, o grupo formado por Timo Somers (baixo), Joey Marin De Boe (bateria), Andrei Smirnov (guitarra) e Vlad “Graf” Ivoiliv (vocal), chegaram com muita energia no palco, iniciando o show com “Dark Lacroix”, faixa que abre o novo álbum. Apesar de já haver um bom número de pessoas na apresentação dos russos, a rua do Carioca Club ainda estava tomada por fãs que ainda não haviam entrado, o que mostrava como a casa ficaria lotada no show principal. Enquanto isso, o grupo russo continuava buscando conquistar os brasileiros com seu heavy/power metal com uma pegada moderna. Por vezes, o vocalista buscava por interações com os brasileiros, que se restringiam apenas a aplaudir no fim das músicas. Foi apenas em “Brothers in Rock”, música que o vocalista ensinou o público a cantar o refrão, que as coisas fluíram melhor. Talvez só não se conectaram muito com o público porque a maioria nunca havia escutado falar da banda. Com um show honesto e muito competente, talvez tenham conquistado alguns fãs brasileiros. 

Amalgama – 01/05/2024 – Carioca Club

Dark Lacroix
Mastermind
Amulang
Fight for Freedom
Brothers in Rock
Sping of my Life
Dark Knight
Beat of your Heart
Back to the 80’s

Accept inicia a turnê de seu novo álbum, “Humanoid”, com um público apaixonado que esgotou os ingressos da primeira apresentação na capital paulista

Pontualmente às 20h, poucas vezes vi o Carioca Club tão cheio como para o Accept. O grupo iniciou com “The Reckoning”, faixa de abertura do novo álbum tocada pela primeira vez ao vivo. Wolf Hoffman (guitarra), único membro original da banda, veio acompanhado de Mark Tornillo (vocal), Christopher Williams (bateria), Uwe Lulis (guitarra), Martin Motnik (baixo) e, desta vez, com o guitarrista Joel Hoekstra (Whitesnake, Trans-Siberian Orchestra) substituindo Philip Shouse. Joel caiu como uma luva no grupo, participando de todas as interações e danças sincronizadas que o Accept adora fazer no palco. “Humanoid” veio logo em seguida e abriu caminho para “Restless and Wild” e “Midnight Mover”, primeiros grandes sucessos da noite que fizeram o público cantar massivamente. O show estava maravilhoso, mas o exagero de canhões de luzes dificultava muito a visualização de quem estava na pista. Infelizmente, isso perdurou por todo o espetáculo. 

Mark cumprimentou o público, relembrando-os de que haveria uma nova data no próximo dia dezoito e disse que tocariam vários clássicos no decorrer do show. Esse foi o anúncio antes de “London Leatherboys” e “Dying Breed”. O grupo todo esbanja simpatia e o público respondia na mesma medida, correspondendo a todas as interações e cantando a plenos pulmões. “Overnight Sensation” precedeu um medley que, no setlist impresso, era chamado de “Riff Orgy”. O medley, composto por partes de “Demon’s Night”, “Starlight”, “Losers and Winners” e “Flash Rockin’ Man” fez a alegria dos presentes. Após a empolgação do público em “Breaker”, a banda executou, também pela primeira vez, “Ravages of Time”, balada do novo álbum que não empolgou o público como planejado, talvez sendo o único momento em que os fãs não animaram para valer. Tudo isso mudou quando “Shadow Soldiers” se iniciou, ainda mais contando com “Princess of the Dawn”, cantada pelos brasileiros ao ponto de mal se ouvir Mark no palco. 

Christopher, sem anúncio prévio, iniciou na bateria uma rápida levada nos dois bumbos que serviu de prelúdio para o clássico “Fast as a Shark”, faixa que levou o Carioca Club abaixo. Sabendo muito bem como preparar um setlist, a banda tocou “Metal Heart” logo na sequência. Tantos anos na ativa permitiram ao Accept criar uma grande gama de hits, hinos do metal, fato que a banda se aproveita muito bem. “Teutonic Terror” e “Pandemic”, dobradinha do disco “Blood of the Nation”, foram as responsáveis por encerrar o setlist principal, essa última contando com um final estendido, com solos dos três guitarristas. Na volta para o bis, “Zombie Apocalypse”  veio antes do momento mais esperado da noite. “Balls to the Wall” é um hino absoluto do metal. Poucas são as pessoas que consomem heavy metal e nunca passaram por essa música. Correspondendo à importância de tal canção, o público fez bonito, cantando toda a letra e as partes melódicas de guitarra com os alemães. Para encerrar de fato a apresentação, “I’m a Rebel” consagrou uma noite de puro heavy metal.

O Accept se apresentou em São Paulo há um ano, na primeira edição do Summer Breeze. Mesmo com pouco tempo de um show para o outro, os ingressos esgotados e a paixão demonstrada pelos fãs comprovam a importância que os alemães têm dentro da cena metal mundial. A banda segue a turnê em alguns países da América Latina e voltará novamente ao Brasil, agora com shows em Belo Horizonte, Brasília, São Paulo novamente e Santo André. Com certeza, será outro grande espetáculo. Que o heavy metal alemão é um sucesso, ninguém duvida. Porém, é sempre bom comprovar ao vivo o quanto a tradicionalidade da música feita pelo Accept pode ser tão empolgante. Ainda estamos em maio, mas com certeza é um show que marcará presença nas listas dos “melhores do ano” – a não ser pelo excesso desnecessário de luz no palco. 

Accept – 01/05/2024 – Carioca Club

The Reckoning
Humanoid
Restless and Wild
Midnight Mover
London Leatherboys
Dying Breed
Overnight Sensation
Riff Orgy (Demon’s Night/Starlight/Losers and Winners/Flash Rockin’ Man)
Breaker
Ravagers of Time
Shadow Soldiers
Princess of the Dawn
Fast as a Shark
Metal Heart
Teutonic Terror
Pandemic

Bis:
Zombie Apocalypse
Balls to the Wall
I’m a Rebel

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About Guilmer da Costa Silva

Movido pela raiva ao capital. Todo o poder ao proletariado!

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