Promovendo o maior encontro da história da música brasileira, Rock in Rio lidera movimento para combater fome e pobreza e dedica o dia 21 de setembro

Dia Brasil, apresentado pelo Itaú, vai celebrar toda a potência da cultura e ritmos musicais do país.

Rio de Janeiro, 29 de abril de 2024: O maior encontro da história da música brasileira já tem data e local para acontecer: 21 de setembro, na Cidade do Rock. Da MPB ao Sertanejo, do Trap ao Samba, do Rock ao Funk, passando por muitos outros ritmos, o Rock in Rio anuncia o Dia Brasil: um movimento inédito nos 40 anos de história do maior festival de música e entretenimento do mundo, que abraça a música nacional e um mundo melhor. Com um line-up formado apenas por artistas brasileiros, a Cidade do Rock receberá nomes como Capital Inicial, Pitty, Luan Santana, Ana Castela, Daniela Mercury, Ney Matogrosso, Filipe Ret, MC Ryan SP, Chitãozinho & Xororó, Junior, Gloria Groove, Jão, Alcione, Zeca Pagodinho, Criolo, Djonga, Leila Pinheiro, Wanda Sá, Claudio Zoli, Hyldon, Jonathan Ferr, Antônio Adolpho, MC Dricka, MC Livinho, Nathan Amaral, Orquestra Jovem Da Sinfônica Brasileira, Kevin O Chris, MC Carol, Mochakk e muitos outros. No total, 72 cantores farão parte deste momento histórico em prol da união para promover um mundo melhor, com a música sendo um fio condutor e agente mobilizador para uma ampla convocação. Será por meio do Dia Brasil, que o Rock in Rio vai atuar para chamar a atenção de uma nação inteira para duas das maiores causas urgentes no país hoje: o combate à fome e a superação da pobreza, em parceria com as ONGs Ação da Cidadania, desde já recebendo a doação de 1,5 milhão de pratos de comida, e Gerando Falcões, que por meio do projeto Favela 3D vai transformar a vida de 250 famílias nas regiões do Buraco e Sessenta do Morro da Providência. 

Além do Dia Brasil, o Rock in Rio está liderando uma ação inédita que reúne mais de 60 artistas brasileiros para a gravação de um clipe da música “Deixa o Coração Falar”, composta especialmente para este movimento. A canção provoca uma reflexão de união e as incentiva sobre a importância do diálogo e do abraço para superar divisões no mundo. A organização também anunciou que os direitos dos artistas que estão na composição serão destinados às duas ONGs parceiras do festival na luta contra a fome e a pobreza. O Rock in Rio também vai criar produtos licenciados que terão seus lucros revertidos em doações, além de promover leilões de instrumentos autografados. O público também poderá se engajar e participar, doando no site oficial do Rock in Rio e durante a compra de ingressos.

“Está na hora da gente mobilizar mais uma vez as pessoas, assim como fizemos em 1985, pós ditadura, e, em 2001, quando paralisamos todas as emissoras de rádio e TV por três minutos para provocar as pessoas a refletirem sobre o papel de cada um de nós na construção de um mundo melhor. O Rock in Rio sempre foi disruptivo ao unir na Cidade do Rock as mais diferentes tribos, como o funk, metal, trap, bossa nova, rock, pop e eletrônico. Para esta edição, em que celebramos os nossos 40 anos de história, este movimento será ainda maior e mais potente. Não é sobre música, mas sobre pessoas. Vamos nos abraçar e cantar, pela união, pela paz, pelo combate à fome e no combate à pobreza. Vamos todos caminhar em uma só direção: o público, os artistas, a organização e as marcas, nossos parceiros. Queremos resgatar justamente o sentimento de união do povo brasileiro, uma característica única que temos, mas que foi se perdendo nos últimos anos. Já está na hora de humanizar a nossa relação. Precisamos conversar e escutar mais uns aos outros. Essa união e esse abraço são justamente a proposta do movimento que vem do Dia Brasil. Sempre tive este momento desenhado na minha cabeça e acho que está na hora certa de concretizar esse sonho. Um dia inteiro de Rock in Rio somente com artistas brasileiros em prol de um mundo melhor. Será histórico, uma revolução”, destaca Roberto Medina, presidente da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town.

O Rock in Rio é um grande espaço de celebração e música — e as marcas que patrocinam e apoiam o festival reforçam as causas, assim como o Itaú, patrocinador master do festival e que, portanto, está junto promovendo um impacto positivo em todas as causas abraçadas, além de apresentar o Dia Brasil, em celebração aos 100 anos do banco. 

“É a oitava edição que participamos do Rock in Rio e, esse ano, a nossa parceria se torna ainda mais especial, com o anúncio de uma plataforma que reflete um momento importante da nossa sociedade: a diversidade da nossa cultura. Ao mesmo tempo, essa iniciativa reforça muitos dos pilares que constroem a identidade desse País, pois a música tem a característica de refletir o espírito do tempo e antecipar tendências que estão latentes nas pessoas. A música é Feita de Futuro, uma característica do nosso movimento de 100 anos que respeita o legado sem perder a capacidade de se desafiar e inovar”, destaca Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do Itaú. 

O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma juventude que buscava por liberdade de expressão e usou a música como ferramenta para mostrar que pessoas de origens, raças e crenças diferentes poderiam viver em paz e harmonia, no mesmo espaço. 40 anos depois, o festival volta a criar uma mobilização semelhante, propondo mais uma vez que a música seja um poderoso instrumento para o resgate de relações, de um país, de uma sociedade que está dividida. 

Um dia para entrar na história do Rock in Rio

Em um momento inédito em sua trajetória, o Rock in Rio anuncia o Dia Brasil, uma experiência que será ainda mais recheada de atrações e novidades para o público presente na Cidade do Rock. Além de shows ainda maiores nos palcos, o público poderá conhecer e aproveitar todos os outros espaços deste grande parque do entretenimento, como os brinquedos, o musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll”, a Gourmet Square, a Babilônia Feira Hype, o Lounge Club, os restaurantes do Global Village, as ativações de marcas, um novo espaço com experiências imersivas onde a música, o entretenimento e a tecnologia se encontram, entre outros.

E não para por aí! Este 21 de setembro entrará para a história do festival como um dia ainda maior e mais especial! Nos palcos, a música brasileira será a protagonista, enquanto a plateia entrega um espetáculo à parte no gramado. Imagine um dia inteiro dedicado aos grandes artistas da música nacional dos mais variados ritmos e estilos musicais. Será o maior momento da história da música brasileira, com shows únicos e especialmente preparados para o privilégio de quem estará na Cidade do Rock assistir. Em cada apresentação, um encontro de nomes importantes de cada gênero. No sertanejo, Luan Santana, Ana Castela, Simone Mendes, Chitãozinho & Xororó junto com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Um encontro memorável — todos eles, juntos, no palco do Rock in Rio. Outros ritmos, como Pop, Rock, MPB, Trap, Samba, Rap, Bossa Nova, Soul, Funk e Eletrônica, também terão seus próprios encontros inéditos. Além, é claro, da queima de fogos tradicional que sempre entrega uma emoção sem igual. 

“Este dia será lembrado para sempre como um capítulo especial na história do Rock in Rio. O festival sempre foi um lugar que celebra a música em todas as suas formas. Agora, nesta edição comemorativa dos nossos 40 anos, estamos exaltando ainda mais a riqueza musical do nosso país. Com o Dia Brasil vamos fazer uma festa para enaltecer a qualidade ímpar da música brasileira e toda a diversidade de ritmos que fazem parte desse cenário. Queremos criar uma experiência que surpreenda, sabendo que o país se destaca mundialmente pela paixão à música. Será uma celebração especial, reunindo artistas e fãs em uma jornada memorável e imersiva de conexão musical e cultural.” destaca Zé Ricardo, vice-presidente artístico da Rock World.

O lema da edição deste ano do festival, “Rock in Rio, 40 anos e para sempre”, vai ser um dos destaques da divisão do line-up. Cada palco recebe diversas apresentações que são divididas pelos estilos musicais. Durante as performances, os artistas farão apresentações com momentos que contam com todos juntos e individuais. No Palco Mundo, acontecem os shows de Capital Inicial, Detonautas, NX Zero, Pitty, Rogério Flausino e  Toni Garrido no chamado “Para Sempre: Rock”; o  “Para Sempre: Sertanejo”, Chitãozinho & Xororó se unem à Orquestra Heliópolis em uma apresentação inédita com os convidados Ana Castela, Junior, Luan Santana e Simone Mendes; no “Para Sempre: MPB” acontecem performances de Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Majur, BaianaSystem, Ney Matogrosso e Margareth Menezes; para o “Para Sempre: Trap” o festival anunciou MC Cabelinho, Kayblack, Matuê, Orochi, Filipe Ret, MC Ryan SP e Veigh. 

No Palco Sunset, o “Para Sempre: POP” contará com shows de Duda Beat, Gloria Groove, Jão, Ludmilla, Lulu Santos e Luísa Sonza; no “Para Sempre: Samba”, Zeca Pagodinho e sua banda, convidaram para subir ao palco Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita e Xande De Pilares; já no “Para Sempre: Rap”, Criolo, Djonga, Karol Conká, Marcelo D2 e Rael são os artistas confirmados.

Enquanto isso, o Global Village recebe o “Para Sempre: Bossa Nova” com Bossacucanova com participação de Cris Delanno, Leila Pinheiro, Roberto Menescal e Wanda Sá; o “Para Sempre: Soul” com Banda Black Rio, Claudio Zoli e Hyldon; e o “Para Sempre: Jazz” com Leo Gandelman, Jonathan Ferr, Antônio Adolpho e Joabe Reis.

No Espaço Favela acontece o “Para Sempre: Funk” com shows de MC Don Juan, MC Hariel, MC IG, MC Livinho, MC Dricka, MC Ph; o “Para Sempre: Música Clássica” com Nathan Amaral e Orquestra Jovem Da Sinfônica Brasileira; e o “Para Sempre: Baile Funk” com Buchecha, Funk Orquestra, Mc Carol, Tati Quebra Barraco, Cidinho E Doca e Kevin O Chris.

Por fim, o New Dance Order recebe o “Para Sempre: Eletrônica” com os DJs Mochakk, Beltran X Classmatic, Eli Iwasa X Ratier e Maz X Antdot colocando toda a plateia para dançar ao som de muita dance music

“Deixa o Coração Falar” em prol de um Brasil melhor para todos

Ao longo dos 40 anos de história, o Rock in Rio já convocou mais de 500 marcas, centenas de milhares de pessoas que acompanham o festival presencialmente ou pela transmissão, além dos mais de 12 milhões de fãs online para agirem em torno da transformação por um mundo melhor. Ciente de seu poder mobilizador, o festival também está preparando uma ação única em sua trajetória. Além do Dia Brasil, o Rock in Rio reúne mais de 55 artistas que fazem parte da história da música brasileira para a gravação de um clipe de uma música inédita. Intitulada de “Deixa o Coração Falar”, a canção provoca uma reflexão de união nas pessoas, incentivando-as a dialogarem e a se abraçarem para que não haja mais divisões no mundo. Carregada de esperança e promovendo a união, os direitos dos artistas da canção serão destinados às ONGs da Ação da Cidadania e a Gerando Falcões, por meio do Favela 3D. Com o Dia Brasil e toda a movimentação de geração de receita para as ONGs Ação Cidadania e Gerando Falcões, o Rock in Rio promoverá uma enorme mobilização dos brasileiros em prol de um Brasil melhor para todos. 

Empenhado em tornar o mundo um lugar melhor, o Rock in Rio vai criar produtos licenciados que vão ser colocados à venda e terão o lucro revertido em doações, além de promover leilões de instrumentos autografados por artistas internacionais e nacionais com o “Leilão Fans For Change”, entre outras ações, que vão gerar ainda mais renda para as causas.

O público também poderá participar deste movimento. Além de poderem fazer as doações no site oficial do Rock in Rio a qualquer momento, durante a venda de ingressos estará disponível para incluir o valor da doação ao concluir a compra. Os fãs poderão, ainda, escolher para qual instituição será sua contribuição.

Rock in Rio e Itaú se unem para um novo marco histórico

Este ano é marcado por duas grandes celebrações: os 100 anos do Itaú e os 40 anos do Rock in Rio. Para comemorar esses marcos históricos e reforçar o compromisso de duas décadas de parceria, o Rock in Rio anuncia e o Itaú Unibanco apresenta essa nova plataforma sem precedentes: o Dia Brasil, que acontecerá no sábado, dia 21 de setembro de 2024.

O Itaú Unibanco já desejava, há anos, participar de algo novo dentro do festival, com potencial para transformar esse momento no palco para a comemoração do seu centenário. Quando o Rock in Rio concebeu a ideia e apresentou para a marca, pareceu perfeito para a marca apoiar um dia inteiro do maior festival de música e entretenimento do mundo, dedicado exclusivamente à música brasileira: do axé ao pop, do sertanejo ao funk, à MPB, do rap ao rock, reunindo toda a cultura e legado que o País tem a oferecer fazendo, assim, o Rock in Rio ser totalmente Feito de Futuro.

Um dos maiores apoiadores da cultura nacional, o Itaú está sempre em busca de projetos que valorizem o brasileiro. “Ao longo do último século, fizemos parte do dia a dia das pessoas e da construção social do país. O Itaú testemunhou e participou ativamente das transformações culturais, sociais e econômicas que moldaram nossa nação. Na celebração do nosso centenário, reforçamos o compromisso de preservar e promover esse legado cultural do Brasil e apoiar os novos movimentos que estão por vir. Temos o dever e o privilégio de estarmos juntos e celebrarmos a música brasileira, garantindo que ela continue a inspirar e emocionar as gerações futuras”, diz o executivo do Itaú, Eduardo Tracanella.

Rock in Rio, em parceria com a Ação da Cidadania e Gerando Falcões, atuará no combate à fome e busca trazer a superação da pobreza

O festival, como uma plataforma de comunicação, uma marca formadora de opinião, se une aos artistas brasileiros que fizeram do sonho da primeira edição do Rock in Rio uma realidade e usam esse poder de convocatória com o público e as marcas para compartilhar essa mensagem de união, para fazer diferença na vida de milhares de pessoas. E, para aterrissar nessa conversa, para mostrar que é possível, nos juntamos a duas ONGs que vão atuar em causas diferentes: a Gerando Falcões e a Ação da Cidadania.

Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World reforça a filosofia de que juntos, o sonho acontece: “Estamos mais uma vez convocando o público, as marcas e mobilizando nossas plataformas e as de nossos parceiros para uma reflexão profunda sobre como podemos nos unir, mesmo diante de nossas divergências, para enfrentarmos juntos os desafios reais que afetam a todos. Acreditamos firmemente que é somente por meio dessa união que poderemos avançar e construir um mundo melhor para todos. Para esta edição de 40 anos do Rock in Rio selecionamos duas das maiores causas urgentes no país neste momento como representação de muitas outras causas que podem ser abraçadas. Este será um grande movimento que mostrará que, de fato, a união, mais do que nunca, faz a força”.

Essa é a segunda parceria entre a Rock World, a ONG Gerando Falcões, Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen para mostrar como somar forças pode fazer uma grande diferença na vida das pessoas. Por meio do projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida), em 2023, na estreia do The Town, o festival e seus parceiros se uniram para interromper o ciclo de pobreza na Favela do Haiti, em São Paulo, onde 290 famílias foram beneficiadas. Para a edição de 2024 do Rock in Rio, o projeto do Favela 3D chega nas áreas do Buraco e Sessenta, ambas do Morro da Providência, conhecida como a primeira favela do Brasil, situada na Gamboa, no Rio de Janeiro. Essa é uma das primeiras favelas contempladas por essa iniciativa, não necessariamente a única que fará parte do programa.

Edu Lyra, fundador e presidente da ONG Gerando Falcões, criou o projeto Favela 3D por meio de uma reflexão inspirada na corrida espacial, sobre o porquê de estarmos esgotando nossas capacidades e recursos para colonizar um outro planeta, enquanto ainda existem milhares de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza na Terra. 

A partir disso, o Favela 3D nasce para transformar essa realidade. Um projeto de atuação sistêmica que propõe soluções de desenvolvimento, geração de renda e urbanismo social, co-criadas em participação com a população local. “O Brasil precisa se juntar, se unir para vencer a pobreza, esse é o nosso grande e verdadeiro desafio. Juntar o país em uma única direção de acabar com a pobreza. A favela não é o problema, ela é potência”, explica Edu.

Com a metodologia, 250 famílias, aproximadamente 1.200 pessoas, que vivem na região serão beneficiadas pelas  iniciativas, que visam fortalecer o desenvolvimento social e a geração de renda, utilizando uma abordagem escalável e sustentável para o desenvolvimento da região. O objetivo é impactar 150 famílias em trilhas de qualificação profissional e levar outras 125 para a dignidade — empregando 95% das pessoas da região. “Além disso, também queremos formar 20 jovens e lideranças comunitárias para seguir com o trabalho, mesmo após o fim do projeto. Teremos, ainda, uma intervenção física, a partir do urbanismo social, em um espaço coletivo”, finaliza o presidente da ONG. O projeto terá duração de dois anos e será realizado pelo parceiro de execução, Entre o Céu e a Favela, ONG da rede Gerando Falcões.

A Gerdau, parceira de longa data da Gerando Falcões em outros projetos envolvendo a revitalização de habitações de comunidades e na iniciativa da Favela 3D na Favela do Haiti (SP) lançada em 2023, reafirma seu compromisso em deixar um legado e impactar positivamente as regiões em que está presente. “Unimos esforços mais uma vez para atuar em um projeto que impactará transversalmente a vida das famílias que residem no Morro da Providência. Esta iniciativa reafirma o compromisso da Gerdau em ser parte das soluções para os desafios da sociedade e em transformar o cenário habitacional no Brasil, uma vez que a habitação é um dos pilares estratégicos da nossa atuação social”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.  “Essa parceria possibilitará a construção de um novo futuro por meio de um projeto transformador e indutor do desenvolvimento socioeconômico da população local.”

“Integrar uma parceria como essa não poderia estar mais alinhado ao propósito da Fundação Grupo Volkswagen, que é somar esforços em favor da mobilidade social no Brasil, promovendo a prosperidade socioeconômica de comunidades vulneráveis por meio da inclusão produtiva, geração de renda, empregabilidade e empreendedorismo. O apoio a iniciativas como o Favela 3D, tão relevantes e que geram um impacto social positivo tão significativo, nos coloca no rumo desses objetivos institucionais. No ano passado, a partir dessa parceria, transformamos a realidade de quase 300 famílias da Favela do Haiti, em São Paulo. Hoje, fortalecemos essa missão ao anunciar um novo projeto para mais de mil moradores da Providência, no Rio de Janeiro”, comenta Vitor Hugo Neia, Diretor-Superintendente e de Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen.

Já a Ação da Cidadania, parceira de longa data do Rock in Rio, chega para atuar no combate à fome. De acordo com a ONG, 64 milhões de brasileiros têm algum grau de insegurança familiar e quase 60% dos lares com insegurança familiar são chefiados por mulheres. Dentre as ações já realizadas em parceria com o festival estão a campanha do Natal Sem Fome, em 2021, quando 1.700 toneladas de alimentos foram entregues a mais de 700 mil pessoas beneficiadas. Desde 2017, os leilões beneficentes arrecadam valores que são destinados ao projeto da Ação da Cidadania e o Amazonia Live, que promove o reflorestamento da floresta amazônica — apenas na edição de 2022 foram arrecadados R$ 230 mil e, no total até agora, já contou com mais de 4 milhões de árvores plantadas na região. Para dar início e estimular o movimento, o Rock in Rio se compromete a doar 1.5 milhão de refeições.

“Nesses mais de 30 anos de Ação da Cidadania, o Roberto Medina e sua família sempre foram grandes parceiros nas campanhas contra à fome e às desigualdades sociais. O Rock in Rio, mais uma vez, vai mobilizar o público e toda a sociedade civil para tirar o Brasil do mapa da fome. E contar com tantos artistas incríveis tornará esse movimento ainda maior”, celebra Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania.

“Nós acreditamos no poder da mobilização e por isso convidamos nossos parceiros, clientes, fornecedores, colaboradores, seguidores e amigos para tomarem ação em uma grande corrente do bem. Nosso objetivo é que o movimento ecoe e atinja a população em geral, revitalizando o espírito solidário”, conta Roberta Medina, que completa: “Novos projetos também poderão ser apoiados, à medida que as doações sejam feitas pelo público no momento da venda de ingressos, aconteça o tradicional leilão de Fans For Change e com as receitas geradas por meio da doação dos direitos autorais da música e do vídeoclipe.”.

O Rock in Rio vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock. Será a celebração de 40 anos do festival que colocou o Brasil na rota da cena musical do mundo, e que, em 2022, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela Cidade e Estado do Rio de Janeiro. Já são 22 edições realizadas, mais de 3.800 artistas escalados, mais de 11.2 milhões na plateia e mais de 130 dias de magia desde 1985. E, para 2024, os fãs podem aguardar uma festa especial, com novas experiências e vivências dentro da Cidade do Rock. Aqueles que não adquiriram o Rock in Rio Card, poderão garantir um lugar nesta edição que será histórica na venda geral de ingressos, que acontecerá no dia 23 de maio, às 19h, exclusivamente no site da Ticketmaster. Quem quiser estar na Cidade do Rock em 2024 precisa se planejar, já que neste ano o Rock in Rio Card esgotou em 2h04.

O público que adquiriu o Rock in Rio Card também já pode selecionar a data que deseja ir ao Rock in Rio. A escolha do dia é feita exclusivamente online por meio do site, na seção Meus Pedidos, até o dia 21 de maio de 2024. Durante o período de troca, o titular do Rock in Rio Card poderá escolher entre qualquer um dos dias do festival.

Na programação do primeiro fim de semana, Travis Scott é o headliner do Palco Mundo no dia 13 de setembro, mesmo dia em que recebe o show de 21 Savage, Ludmilla e Matuê com participação de TETO e WIU, além de contar Deadmau5 como headliner do New Dance Order. Neste mesmo dia, o Palco Sunset tem shows de MC Cabelinho e Coral das Favelas, Orochi com Chefin e convidado, além de Veigh & Kayblack, e Funk Orquestra convida MC Daniel, Rebecca e MC Soffia.

Já no dia 14 de setembro é a vez do Imagine Dragons comandar o festival, com o Palco Mundo recebendo também OneRepublic, Zara Larsson e Lulu Santos, enquanto no Sunset NX Zero será o headliner, no New Dance Order DJ Snake encerra a noite e no Espaço Favela Dennis DJ faz a última performance do dia.

No dia 15 de setembro, se apresentam Avenged Sevenfold, Evanescence, Journey e Os Paralamas do Sucesso no Palco Mundo. No Sunset, Deep Purple, Incubus, Planet Hemp convida Pitty e Barão Vermelho.

No fim de semana seguinte, Ed Sheeran é o headliner do dia 19 e no Palco Mundo também se apresentam Charlie Puth, Joss Stone e Jão. Nesse mesmo dia, Gloria Groove sobe ao palco Sunset e Xande de Pilares é o embaixador e principal atração do Espaço Favela.

No dia 20, o “Dia Delas”, é a vez de Katy Perry brilhar como headliner, com Karol G, Cyndi Lauper e Ivete Sangalo se apresentando também no Palco Mundo, enquanto IZA, Gloria Gaynor, Tyla e Luedji Luna convida Xênia França e Tassia Reis no Palco Sunset, e Pocah faz show no Espaço Favela. No NDO, Alison Wonderland é a primeira headliner confirmada para este dia, enquanto no palco do Global Village, Angelique Kidjo faz show no dia 20, em que o line-up de todos os palcos será 100% feminino.

No chamado Dia Brasil, 21 de setembro, no Palco Mundo, acontecem os shows de Capital Inicial, Detonautas, NX Zero, Pitty,  Rogério Flausino, Toni Garrido, Ana Castela, Chitãozinho & Xororó, Junior, Luan Santana, Simone Mendes, Orquestra Heliópolis, BaianaSystem, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Majur, Ney Matogrosso, Margareth Menezes, MC Cabelinho, Kayblack, Matuê, Orochi, Filipe Ret, MC Ryan SP e Veigh. O Palco Sunset contará com apresentações de Duda Beat, Gloria Groove, Jão, Ludmilla, Lulu Santos, Luísa Sonza, Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita, Xande De Pilares, Zeca Pagodinho, Criolo, Djonga, Karol Conká, Marcelo D2 e Rael. Enquanto isso, o Global Village recebe Bossacucanova com participação de Cris Delanno, Leila Pinheiro, Roberto Menescal, Wanda Sá, Banda Black Rio, Claudio Zoli, Hyldon, Leo Gandelman, Jonathan Ferr, Antônio Adolpho e Joabe Reis. No Espaço Favela acontecem shows de MC Don Juan, MC Hariel, MC IG, MC Livinho, MC Dricka, MC Ph, Nathan Amaral, Orquestra Jovem Da Sinfônica Brasileira, Buchecha, Funk Orquestra, Mc Carol, Tati Quebra Barraco, Cidinho E Doca e Kevin O Chris. Por fim, o New Dance Order recebe os DJs Mochakk, Beltran X Classmatic, Eli Iwasa X Ratier e Maz X Antdot.

Fechando o Rock in Rio, no dia 22 de setembro, Shawn Mendes é o headliner e Akon e NE-YO também subirão ao Palco Mundo, enquanto o Sunset receberá a apresentação inesquecível de Mariah Carey e o Espaço Favela encerra a noite com o cantor Belo.

Saiba mais sobre os ingressos para o Rock in Rio 2024 

Para a edição do Rock in Rio Brasil 2024, o valor do ingresso será R$ 795 (inteira) e R$ 397,50 (meia-entrada) e não há cobrança de taxa de serviço. O pagamento pode ser feito por PIX ou cartão de crédito e o valor parcelado em até seis vezes. Clientes que efetuarem o pagamento com os cartões de crédito Itaú, Credicard e Iti têm 15% de desconto na compra de ingressos, por R$675,75 (não cumulativos com a meia-entrada) e poderão parcelar sua compra em até oito vezes sem juros. 

O limite de compra do público em geral é de até 4 (quatro) ingressos por CPF, sendo uma meia-entrada, com exceção para meia-entrada para pessoas portadoras de necessidade especial, que têm direito a comprar outra meia-entrada também para seu acompanhante. Os clientes que adquirirem ingressos nesta modalidade terão que informar no próprio site todas as informações referentes ao documento que comprove tal condição, para posterior validação, assim como será necessário apresentá-lo no acesso à Cidade do Rock, no dia do evento.  

O ingresso de meia-entrada é garantido por lei para estudantes, menores de 21 anos, maiores de 60 anos, deficientes e seu acompanhante, profissionais e professores da rede de ensino do Rio de Janeiro e jovens de baixa renda.  

Sobre o Rock in Rio  

1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA). 

Desde a primeira edição, já gerou 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também no ano passado, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.2 milhões de visitantes, que assistiram a 3.816 artistas em 130 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.  

Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, 73 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  

O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 22 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), nove em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018 e 2022), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015). 

Assessoria de imprensa   

PR Rock World

Approach Comunicação   

rockinrio@approach.com.br

Guilherme Fontenelle (Estagiário) | 21 99156-0216

guilherme.fontenelle@approach.com.br

Jullia Bustamante (Atendimento) | 21 99599-0015

jullia.bustamante@approach.com.br  

Camila Acatauassú Xavier (Coordenadora) | 21 99199-0791

camila.xavier@approach.com.br  

Marina Milhazes (Gerente) | 21 98810-6760 

marina.milhazes@approach.com.br  

Fabiana Guimarães (Diretora) | 21 98818-4845

fabiana.guimaraes@approach.com.br

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Guilmer da Costa Silva

Movido pela raiva ao capital. Todo o poder ao proletariado!

View all posts by Guilmer da Costa Silva →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *