Alesana – 20 anos de post-hardcore

Alesana é uma banda norte-americana de post-hardcore de Raleigh, Carolina do Norte. O grupo foi fundado por Steven Tomany, Daniel Magnuson, Shawn Milke, Dennis Lee e Patrick Thompson no outono de 2004, e atualmente está sob contrato com Revival Recordings e Artery Recordings. Alesana lançou coletivamente três EPs e cinco álbuns de estúdio completos.

Origens e Evolução Sonora:

A banda começou a atrair audiência pouco depois do lançamento do álbum de estreia, “On Frail Wings of Vanity and Wax”, apresentando um estilo musical que oscila entre sons leves e pesados, com uma ampla influência que vai do pop, punk, metal e até bandas clássicas de rock. O lançamento do terceiro álbum, “The Emptiness” (2010), viu a base de fãs da Alesana crescer expansivamente. O nome da banda vem da rua Aliceanna em Baltimore, onde o vocalista/guitarrista rítmico Shawn Milke e o guitarrista principal Patrick Thompson cresceram.

Ascensão para o Estrelato – Formação e “Try This with Your Eyes Closed” (2004–2005)


Shawn Milke e Patrick Thomson moravam em Baltimore, Maryland, no início dos anos 2000, onde tocavam em algumas bandas anteriores na época. Uma banda notável em que Milke estava era a banda de punk rock The Legitimate Excuse, que se formou em 2001 na Pensilvânia (e mais tarde se mudou para Baltimore em 2002). Cerca de um ano após procurar membros na área de Baltimore e escrever/gravar demos iniciais sob o nome de facto/protótipo Alesana, eles decidiram que seria melhor se mudar para Raleigh, Carolina do Norte, e continuar a busca lá devido ao seu apego à cena musical da cidade. Uma vez em Raleigh, eles eventualmente foram acompanhados por Dennis Lee, Steven Tomany e Daniel Magnuson. Com esses novos membros no lugar, Alesana foi oficialmente formada em outubro de 2004. O nome da banda é inspirado na Rua Aliceanna, onde Shawn Milke e Patrick Thompson moravam quando tocavam em Baltimore, MD. A Rua Aliceanna está localizada em Fells Point, um bairro de Baltimore.

Alesana foi a primeira banda a ingressar na Tragic Hero Records em 2005, e suas três músicas de demonstração intituladas “Apology”, “Beautiful in Blue” e “Goodbye, Goodnight for Good” foram apresentadas na compilação “All The Tragedy Money Can Buy”. Em maio de 2005, lançaram seu EP de estreia, “Try This With Your Eyes Closed”. No mesmo ano, o baterista fundador Daniel Magnuson foi substituído por Will Anderson, que logo foi substituído por Jeremy Bryan. Alesana então fez turnês pelos Estados Unidos, incluindo uma participação no festival de música cristã Cornerstone, apesar de não serem uma banda cristã.

“On Frail Wings of Vanity and Wax” (2006–2008)


Em 2006, eles adicionaram o guitarrista/vocalista Adam Ferguson à sua formação. Eles seguiram com um álbum completo, intitulado “On Frail Wings of Vanity and Wax”“, produzido por Kit Walters, durante o verão de 2006. O álbum foi sua primeira incursão em álbuns conceituais, com a maioria das músicas baseadas na mitologia grega. No final de 2006, Alesana assinou com a Fearless Records, que relançou seu LP em março de 2007, recebendo críticas principalmente positivas, e lançou um videoclipe para “Ambrosia”. No mesmo ano, a música “Apology”, em versão acústica, foi apresentada na compilação “Punk Goes Acoustic 2”. O grupo se separou de Steven Tomany no penúltimo dia da turnê antes de ter uma pausa antes de tocar em todo o Warped Tour 2007, sendo substituído por Shane Crump. O álbum também é o primeiro a contar com a irmã de Shawn Milke, Melissa Milke, que faz todos os vocais femininos.

No início de 2008, “On Frail Wings of Vanity and Wax” entrou na parada Heatseekers da revista Billboard, atingindo o #44.

“Where Myth Fades to Legend” (2008–2009):


Em 2008, Alesana terminou de gravar seu segundo álbum, “Where Myth Fades to Legend”. Foi lançado em 3 de junho de 2008, mas vazou em sites de torrents populares um mês antes. “Where Myth Fades to Legend” também foi o título de sua turnê principal com Sky Eats Airplane, Our Last Night, Lovehatehero e The Chariot que apoiaram o álbum.

No Warped Tour de 2008, Shane Crump saiu brevemente devido a assuntos pessoais em casa e Jake Campbell, ex-integrante do Twelve Gauge Valentine, se tornou um baixista temporário. Ao retornar, Adam Ferguson e a banda se separaram e Campbell se tornou o novo guitarrista/vocalista. Shane Crump também cuidou de todos os vocais não limpos até este ponto. Nesse mesmo ano a banda veio a América Latina pela primeira e única vez. No Brasil o show foi em São Paulo, na casa de shows Hangar 100.

Em 20 de janeiro de 2009, o videoclipe de “Seduction”, a música apresenta alguns gritos feitos por Ferguson antes de deixar a banda, devido a isso, Shane Crump fez dublagem de todos os seus gritos. Em 10 de março de 2009, o álbum “Punk Goes Pop 2” foi lançado, incluindo a versão cover de “What Goes Around…Comes Around” de Justin Timberlake, feita pela Alesana. “Where Myth Fades to Legend” da Alesana também entrou na parada Billboard 200 no #96 e na parada Billboard Hard Rock Album no #13.

The Emptiness (2009–2010)


No final de fevereiro, Shawn Milke anunciou que Alesana havia começado a escrever novos materiais para seu próximo álbum. Eles começaram a gravar seu terceiro álbum de estúdio em julho de 2009, em Portland, Oregon, com o produtor Kris Crummett. O álbum, de acordo com Shawn Milke no The Rave TV, seria intitulado “The Emptiness”. A banda fez seu progresso no estúdio visível para os fãs através de umaconta no Twitter e de um site oficial administrado pela própria banda. Concluindo a sessão de gravação da banda, que começou em 10 de julho, a Alesana então partiu para a Carolina do Norte para descansar antes de começar sua turnê Vs., que eles encabeçaram e incluiu as bandas The Bled, Enter Shikari, Broadway, Madina Lake e Asking Alexandria. Na turnê Vs., o set da Alesana incluía duas novas músicas intituladas “To Be Scared By An Owl” e “The Thespian”. Pouco depois de concluir sua turnê de um mês Vs., a Alesana encabeçou a turnê “You’d Be Way Cuter in a Coffin” com From First to Last, Asking Alexandria, The Word Alive e Memphis May Fire.

Em 15 de outubro, Milke e Lee concederam uma segunda entrevista ao The Rave, onde revelaram que estavam filmando um videoclipe no outono para uma música de “The Emptiness”. Milke também revelou que o álbum, “The Emptiness”, seria lançado em 26 de janeiro de 2010. Em 23 de novembro, a Alesana lançou seu primeiro trabalho gravado de “The Emptiness”, “To Be Scared By An Owl” e começou a promovê-lo como um single. Na mesma semana, entraram no estúdio para começar a filmar seu terceiro vídeo que, de acordo com seu site, é “The Thespian”, a música foi lançada em 8 de dezembro de 2009. Em 2009, Alesana ganhou o prêmio de Melhor Banda de Hardcore/Screamo no Rock on Request Awards. A banda também foi convidada para tocar “To Be Scared by an Owl” ao vivo no programa The Daily Habit.

Após o lançamento de seu videoclipe para “The Thespian”, o grupo voltou para casa em NC para se preparar para o Warped Tour de 2010. Pouco antes de seu primeiro local no Warped Tour, o guitarrista Jake Campbell deixou a banda para ficar com sua família, e Alex Torres do Greeley Estates assumiu seu lugar. Com o lançamento de “The Emptiness”, ele estreou no #68 na parada Billboard 200, o que o tornou o lançamento mais vendido pela banda durante este período.

Em 22 de julho de 2010, Milke fez uma declaração no site oficial da Revolver, sobre seu desejo constante de escrever roteiros, histórias e músicas; considerando “The Emptiness” sua ‘primeira história impressa’. Milke continuou dizendo que está constantemente escrevendo, e que novos materiais para um álbum da Alesana, assim como material para Wake Me Up, Juliet e Tempting Paris, já estavam sendo criados. Após a gravação de “The Emptiness”, o grupo anunciou uma turnê principal intitulada: “Two Frail Weeks of Vanity and Wax”, na qual eles executaram “On Frail Wings of Vanity and Wax” na íntegra em cada data da turnê, além de confirmar que algumas músicas nunca mais seriam tocadas ao vivo após esses concertos. Em novembro de 2010, a Alesana saiu da Fearless e assinou com a Epitaph Records.

A Place Where the Sun Is Silent (2011)


No início de 2011, a banda confirmou que os planos para um novo álbum já estavam em andamento. Alesana afirmou que VIPs escolhidos estavam envolvidos no teste de novas faixas que estavam preparadas para serem incluídas em seu quarto álbum de estúdio. Essas gravações foram feitas em março de 2011 com o produtor Kris Crummett. No início daquele verão, Alesana completou completamente as sessões de gravação do álbum. Alex Torres, Shane Crump e Dennis Lee confirmaram pouco depois que a mixagem também havia sido concluída e que as primeiras cópias master foram publicadas. O nome do álbum foi então anunciado como “A Place Where the Sun Is Silent (2011)”, e foi lançado em 18 de outubro.

Antes de seu lançamento, a promoção para o álbum foi apoiada por muitas revistas, sites e outras publicações. Em 24 de agosto de 2011, a Alternative Press estreou a primeira música vazada do álbum, intitulada “A Gilded Masquerade”. Em 20 de setembro, a Buzznet transmitiu “A Forbidden Dance” em seu site como parte de um concurso para um vídeo de letra.

O álbum tematiza o poema épico do século XIV de Dante Alighieri, “Inferno”. Em 20 de dezembro de 2011, a música “Circle VII: Sins of the Lion” foi votada a melhor música de 2011 pelos leitores da Revolver.

Projetos paralelos, EP Decade, turnê e “Confessions” (2012–2015)


Em maio de 2012, Lee começou uma banda paralela de quatro membros chamada Child of the Jackyl com membros da banda de thrash metal Vanisher, enquanto Milke lançou “Polaroids In July” com seu projeto paralelo Tempting Paris (composto por Shawn Milke, Paul Co, Patrick Thompson, Melissa Milke e Joey Mitchell (Swampcandy)). Alesana confirmou mais tarde no ano que seu quinto álbum de estúdio está atualmente em seus estágios iniciais. Mais tarde, foi anunciado que a banda estava se separando de Alex Torres, pouco depois Jake Campbell retornou à banda. Em 8 de maio, Milke anunciou que a banda havia deixado a Epitaph Records e o sucessor de “A Place Where the Sun Is Silent” será lançado por eles mesmos. A pré-produção para o novo álbum começará em breve após a turnê “You Better Watch Your Mouth, Sunshine!” e eles planejam lançar este outono. Shawn Milke será o produtor e Neil Engle, que também trabalhou em “The Emptiness” e em “Happiness” do Dance Gavin Dance, estará envolvido como engenheiro.

Em 27 de março de 2014, Alesana lançou uma nova música de seu EP “Decade” intitulada “Double Or Nothing” via o canal do YouTube da Artery Recordings.

Em 12 de setembro de 2014, a Cliché Magazine entrevistou Shawn Milke antes desua turnê “Chaos Is the Ladder Tour” com Megosh, The Funeral Portrait e The Things They Carried sobre seu próximo álbum previsto para ser lançado na primavera. O álbum será a conclusão da trilogia Annabel e se centrará na série de livros literários “The Time Quintet” de Madeleine L’Engle. A banda também lançará outro single em dezembro.

Em 24 de fevereiro de 2015, a banda anunciou via Facebook a terceira e última parte da trilogia Annabel. O álbum “Confessions” foi lançado pela Revival Recordings; o primeiro single “Oh, How The Mighty Have Fallen” estreou em 17 de março. Além do anúncio do novo álbum da Alesana, a banda fará uma turnê nacional com Capture The Crown, The Browning, Conquer Divide e os colegas de gravadora The Funeral Portrait. Esta turnê de 29 dias começará em Winston-Salem, NC em 3 de abril e terminará em 3 de maio em Dallas, TX.

Em 2 de abril de 2015, a música “Comedy of Errors” estreou nas redes sociais da banda, um videoclipe para a música foi filmado como faixa principal de “Confessions”.

Em 21 de abril de 2015, o quinto álbum da banda “Confessions” foi lançado. É a conclusão da trilogia Annabel.

Em 30 de dezembro de 2015, através do canal do YouTube da Revival Recordings, a banda lançou o trailer da primeira parte de “Comedy of Errors”, que estreou em 7 de janeiro de 2016. Em 7 de fevereiro de 2016, a segunda parte foi lançada.

Problemas com álbum ao vivo (2015–2016):

Em dezembro de 2015, Shawn Milke fez uma AMA no canal do YouTube da Revival Recordings, um usuário chamado Shane Waters perguntou: “Então, quando o álbum ao vivo será lançado? Pensei que seria no ano passado?” e Shawn Milke respondeu: “Então, quando abrimos a sessão da performance ao vivo, havia muitos arquivos corrompidos. Estamos trabalhando para ver se a sessão é recuperável. Cruzem os dedos, agradeço por perguntar!” Isso deixa expectativas improváveis para o lançamento. Durante esse tempo, a maioria dos vinis de “Confessions” e “The Emptiness” foram atrasados com problemas logísticos.

Em 26 de julho de 2016, a página www.theannabeltrilogy.com foi oficialmente lançada junto com o anúncio de uma nova turnê e que a banda lançaria um novo romance intitulado “Annabel”, que é baseado nos três álbuns conceituais do grupo. O livro foi lançado em 31 de agosto de 2016, juntamente com uma nova edição de luxo de “Confessions” com duas músicas extras, “Fatima Rusalka” e “Ciao Bella”. Além disso, a banda embarcou em uma turnê de 10 anos para seu álbum de estreia, “On Frail Wings of Vanity and Wax”, durante o outono. Esta turnê foi intitulada “10 Frail Years of Vanity and Wax”, e as bandas de apoio incluíam Oh, Sleeper, Famous Last Words e Artwork.

Em 27 de julho de 2016, a banda oficializou sua participação na segunda edição do Knotfest do Slipknot no México, com bandas como Avenged Sevenfold, Slipknot, Slayer, Animals as Leaders, Enter Shikari, Disturbed, Deftones e muitas outras.

Origens, EP “The Lost Chapters” e show no Brasil

No dia 11 de abril de 2017, a banda oficializou sua participação na primeira edição do Vans Warped Tour MX com bandas como Good Charlotte, Mayday Parade, Suicide Silence, Hatebreed, Never Shout Never e mais. O Vans Warped Tour MX aconteceria no Foro Pegaso em Toluca, México, em 27 de maio de 2017, embora essa data tenha sido adiada para um show planejado em 22 de outubro do mesmo ano, antes de ser eventualmente cancelada pelos promotores. Eles eventualmente tocaram na Cidade do México no Teatro Ramiro Jiménez em 16 de setembro de 2017, junto com grupos nacionais Allison, Cerberus, Kamikaze Ninja, Say Ocean e Kaizan abrindo o show.

Em 31 de outubro de 2017, a banda anunciou um novo projeto intitulado “Origins”. Detalhes do projeto foram anunciados nos dias seguintes, nos quais foi revelado que Origins seria uma compilação da história da banda, toda embalada em 1000 caixas de edição limitada que incluiriam memorabilia como uma camiseta e palhetas com designs dos primeiros dias da banda, pôsteres, um novo EP intitulado The Lost Chapters, um pendrive contendo raridades e lados B, e muito mais. “Origins” estava programado para ser lançado na Black Friday de 2017. Em 22 de novembro de 2017, eles lançaram o primeiro single do próximo EP The Lost Chapters, intitulado “Fits and Starts”. O novo single foi acompanhado por um novo videoclipe, que é principalmente uma compilação de vídeos feitos por fãs enviados para a banda.

Até 2024, a banda está fazendo turnês regularmente e tocando em festivais. Eles confirmaram que não têm planos de parar. Parecem estar mais ativos nas redes sociais. E também lançaram uma nova loja de produtos online, com toda a roupa sendo impressa por Lee. Eles confirmaram que um novo álbum está em seus estágios iniciais. Parece que o atraso é devido, pelo menos em parte, às vidas pessoais dos membros. Todos os membros são casados e têm filhos, com exceção de Crump e Bryan. Mais recentemente, o vocalista Dennis Lee e sua esposa Cayce deram as boas-vindas a uma filha no final de 2020. Lee posteriormente revelou que ela havia nascido 4 meses antes do previsto e passou 9 meses no hospital. Isso compreensivelmente adicionou atrasos às turnês e à composição.

Nesse fim de semana a banda chega à América Latina, incluindo uma apresentação confirmada no Brasil, que ocorrerá no Carioca Club em São Paulo, no dia 27 de abril.

Estilo musical e influências musicais:

O gênero geral da Alesana tem sido difícil de determinar devido ao seu frequente uso de influências leves e pop combinadas com saídas pesadas e vocais gritados influenciados pelo metal. De acordo com Corey Apar, a música da Alesana combina post-hardcore e heavy metal com ganchos influenciados pelo pop. A Alesana foi descrita como emo, screamo, metalcore e post-hardcore. As influências para a banda incluem The Beatles, Mae, Mew, The Smashing Pumpkins e The Black Dahlia Murder. O material mais antigo da Alesana também foi influenciado por bandas de metalcore conterrâneas, incluindo Prayer for Cleansing, Between the Buried and Me e Undying.

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Guilmer da Costa Silva

Movido pela raiva ao capital. Todo o poder ao proletariado!

View all posts by Guilmer da Costa Silva →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *