Inspirada em bandas de black/doom metal dos anos 90 (Katatonia, Paradise Lost e Rotting Christ) A Dead Poem lançou neste último mês de novembro seu primeiro EP, “Absence of Life”.
Nota: 7,75
É inegável que a onda de black/doom metal dos anos 90 injetou uma dose de vida no black metal e querendo ou não abriu as portas de um dos subgêneros teoricamente menos acessíveis para diversas pessoas. Banda formada este ano pelos multi-instrumentistas Marlon Combat (guitarra e baixo) e Carlos Jr (Be Misanthropic, vocal, bateria, teclado) visa regastar a essência desta tão louvada vertente. O trabalho conta com 5 faixas sendo 4 autorais (“Suffocated (Intro)”, “Spherical Tomb”, “Without Anesthesia”, “Until the Seventh Day”) e um cover, sendo ele “A Dead Poem”, do Rotting Christ.
À primeira audição, as influências Rotting Christianias se salientam de maneira imediata. Desde a timbragem mais “quente e calorosa” das guitarras à produção relativamente limpa e uso de certos elementos mais melódicos fazem com que tal inspiração seja revelada. De maneira tipicamente black metal, o EP começa com uma faixa introdutória simples e melódica, Mesmo só contando com uma duração de pouco mais de um minuto, já podemos notar componentes que fazem com que o trabalho da banda se saliente diante do mar de black metal moderno; a já citada produção boa, timbragem calorosa, elementos melódicos.
“Spherical Tomb” é uma faixa que demonstra perfeitamente à o que a banda veio. Mescla elementos de black e doom metal de maneira habilidosa, cria um clima soturno e sombrio mas sem ser excessivo, apresenta uma boa variedade de riffs e melodias. O que mais se destaca da música (e por extensão do EP inteiro) é a variedade de cadências. São inseridas de forma magistral tanto partes vagarosas quanto partes mais velozes.
Já “Without Anesthesia” traz uma abordagem diferente mas qualidade à par com a faixa anterior (se não até maior. A banda não teve nenhum receio de esbanjar suas influências de doom metal nesta terceira faixa, tornando-a um tanto hipnotizante. A junção dos riffs repetitivos que prendem sua atenção e a cadência reduzida criam uma mistura incrível e que realmente prende o ouvinte. “Until the Seventh Day”, a faixa que sucede “Without Anesthesia” é um tanto mais soturna, consistindo majoritariamente de notas espalhadas, com a melodia realmente só entrando no final.
O EP é finalizado com um cover da “A Dead Poem” do Rotting Christ, música da qual a banda extraiu seu nome. O cover é bastante fidedigno, conseguindo capturar vários dos elementos que distinguem a original do resto das músicas de black metal. Porém o cover não é uma cópia exata; a banda coloca pequenos elementos (especialmente nos vocais) que colocam seu próprio estilo.
No geral, “Absence of Life” é um projeto que esbanja potencial, servindo como um ótimo ponto de partido para o jovem projeto de black/doom. Sua missão de resgatar a essência deste tão venerado subgênero não pode ser considerada como atingida de maneira completa. mas este primeiro trabalho mostra que estã cada vez mais pertos.
Faixas:
1. Suffocated (Intro)
2. Spherical Tomb
3. Without Anesthesia
4. Until the Seventh Day
5. A Dead Poem (Tributo Rotting Christ)
Confira o álbum pelo Spotify: