Consolidado pela cenário da música indie e alternativa, festival faz novamente boa mescla entre artistas internacionais e nacionais que se apresentam em São Paulo no mês de novembro
Texto: Amanda Esteves
O Balaclava Fest é figurinha carimbada no ano de quem curte algo mais alternativo. O festival criado pelo selo independente brasileiro Balaclava Records traz ao país, desde 2015, artistas de todos os cantos do mundo e fortalece laços com o cenário brasileiro, dando apoio à música local e aos artistas da casa – uma forma inteligente de incentivar o consumo de material brasileiro e fortalecer o nome da gravadora, proporcionando frutos futuros com cada vez mais nomes entrando em cena no território nacional.
E assim como em suas edições anteriores, que já contaram com nomes como Slowdive, Warpaint, Mac Demarco, Terno Rei e Elza Soares, a edição de 2023 vem forte e não deixa nada a desejar às suas antepassadas. Aproveitando que entramos no mês em que ocorre o festival, juntamos todas as atrações e falamos um pouquinho de cada uma delas para você conhecer melhor e poder aproveitar mais o festival com muita música boa e repertório musical robusto. Vamos lá?
TERRAPLANA + SHOWER CURTAIN
Começamos falando das atrações nacionais que se juntam em um show que promete ser único e um dos mais interessantes do festival. Com bases fortes no shoegaze, Terraplana, banda curitibana em atividade desde 2017, se junta ao Shower Curtain, projeto de Victoria Winter desde 2021. Ainda que as duas atrações também tenham um pé no indie rock, a densidade do Shower Curtain promete agregar o lado dream pop dos curitibanos e instiga a curiosidade para saber o que pode sair dessa mistura.
Como só seremos agraciados a essa experiência conjunta no próximo dia 19, fica aqui a indicação do ótimo álbum “olhar para trás”, lançado pelo Terraplana em 2023, e do single “edgar”, lançado pela Shower Curtain no último dia 20 de outubro:
PVA
Entramos no cenário internacional falando sobre o trio inglês PVA. Composta pelos integrantes Josh Baxter, Ella Harris e Louis Satchell desde 2017, a banda traz ao brasil seu estilo dance-rock e deve entregar momentos mais descontraídos ao público do Balaclava Fest. Para te inserir um pouco no som dos britânicos e destacar uma curiosidade muito divertida sobre a banda, indicamos a música ‘Sleek Form’ que teve seu videoclipe produzido pelo brasileiro Manu Mazzaro e se passa em uma fábrica abandonada do bairro de Perus, localizado em São Paulo.
THUS LOVE
O trio de Vermont é uma novidade e tanto para os amantes de pós-punk. Se pudéssemos exemplificar o estilo musical dos novatos se baseando em outras bandas, o mais perto e interessante que poderíamos chegar seria falar que Thus Love é uma espécie de Fontaines D.C com uma densidade diferenciada. Isso porque a banda bebe da fonte de punk, mas também não deixa seu lado dançante de lado e, diferentemente da banda britânica que conta com um vocal carregado que nos remete muito ao Ian Curtis e Joy Division, aqui temos o algo que chega perto da banda INSX. Além da sonoridade, o trio carrega consigo também uma identidade visual muito particular, e é importante ressaltar que, com os integrantes da banda sendo trans, eles gostam de se identificar também como um gênero musical “queer post-punk”.
Com um único álbum (‘Memorial’, de 2022) e duas músicas novas lançadas este ano (‘Certifield’ e ‘Put On Dog’), vale muito a pena conhecer o som do trio com antecedência para aproveitar ao máximo a apresentação, que deve ser uma das mais legais do dia e tem tudo a ver com o Balaclava.
HATCHIE
A australiana Harriet Pilbeam mantém a cota dream-pop com pitadas de shoegaze da edição com seu suave repertório. Com dois álbuns lançados (‘Keepsake’ de 2019 e ‘Giving The World Away’ de 2023) e um EP de estreia (‘Sugar & Spice’, de 2018) que alavancou sua carreira também no pop, a cantora chega ao país com uma carreira, embora ainda bem recente, muito honesta no que se propõe. Músicas como ‘Sure’, de seu EP, tem o poder de nos tomar pela leveza da voz de Hatchie e nos envolver em uma sonoridade atmosférica que tem tudo para transformar o Tokio Marine Hall em um ambiente de pura nostalgia e imersão.
WHITNEY
A banda de Chicago, formada em 2015, endossa um ponto mais estruturado do festival. E quando falamos por estrutura, falamos sobre a estrada que a banda vem percorrendo até aqui, com uma carreira que conta com três álbuns de estúdio e inéditas e o single ‘Kansas’, lançado em agosto deste ano. A sonoridade da banda passa por modificações de acordo com seus registros, nos apresentando momentos mais acústicos, ora nos imergindo em uma ambientação com mais sintetizadores, mas sempre nos remetendo a um cenário mais melódico. O álbum ‘Spark’, lançado em 2022, é um ótimo exemplo disso e é uma ótima pedida para quem não conhece o grupo composto por Kakacek e Ehrlich. Já para quem conhece os ótimos músicos americanos e estão habituados ao seu estilo, resta dar o play e aguardar pelo show que deve proporcionar ao público do festival um momento mais introspectivo e tranquilo.
AMERICAN FOOTBALL
O midwest emo da banda americana American Football finalmente chega ao Brasil para proporcionar momentos emotivos aos fãs que esperaram uma vida pelo show da banda por aqui. E para melhorar a experiência de quem esperou com muita paciência por este momento, o Balaclava anunciou que o show deve ter em torno de 1h30 de duração, os tornando um dos headliners do festival. Peguem seus lencinhos e se emocionem com os sons que devem flutuar entre o disco de estreia autointitulado de 1999; o excelente ‘LP2’, de 2016 e o mais recente trabalho de estúdio ‘LP3’, lançado em 2019 e conta com a participação de Hayley Williams do Paramore na canção ‘Uncomfotably Numb’. Vale lembrar que a banda tem duas músicas lançadas em 2021, ‘Rare Symmetry’ e ‘Fade Into You’, compondo a belíssima trajetória da banda liderada pelo vocalista Mike Kinsella.
UNKNOWN MORTAL ORCHESTRA
E para completar o lineup de peso, o festival traz como sua outra banda headliner a potente Unknonw Mortal Orchestra. A banda neozelandesa retorna ao país após sua primeira e única passagem por aqui em 2016, quando tocou no famoso Beco 203 e deixou o lugar (ainda mais) pequeno com seu indie rock psicodélico e lo-fi. Com uma década de carreira e estrada, Ruban Nielson, Jake Portrait e Kody Nielson retornam à São Paulo com o seu trabalho mais recente ‘V’, lançado em março deste ano. O álbum conta com elementos que fazem parte do histórico musical do trio ao longo de todos estes anos de carreira e entrega momentos dançantes, que nos remetem a uma sonoridade dos anos 70, que podem conter letras carregadas para o sentido emocional, mas também se contempla em ser leve e não precisar se apoiar apenas nesta temática.
É um dos shows mais aguardados do festival e com toda razão: a banda deve fechar o Balaclava Fest 2023 em grande estilo, levando para a pista de dança os amantes de música que tiveram um dia repleto de experimentação musical que com certeza vai afetar – e muito, positivamente – o algoritmo dos aplicativos de música em seus celulares e até mesmo de busca em sites de compra de discos.
BALACLAVA FEST SIDESHOWS
Se o lineup do festival já estava completo o suficiente para tornar a edição inesquecível, os sideshows estão aqui para provar que tudo e mais um pouco é possível quando o assunto é expandir o cenário alternativo e proporcionar aos fãs do estilo a mais variadas experiências possíveis.
Dando início aos anúncios, em 17 de novembro teremos na Casa Rockambole, em Pinheiros, shows de HATCHIE, Winter e PVA! Hacthie e PVA se deslocam do lineup principal do festival e são acompanhados pelo projeto brasileiro da curitibana Samira Winter. Os shows terão início às 20h e você encontra os ingressos por aqui.
Teremos também um show único e exclusivo de OWEN, projeto paralelo do vocalista Mike Kinsella, do American Football. Ele toca no dia 18 de novembro, um dia antes do Balaclava Fest, às 22h na Casa Rockambole. Os ingressos já estão disponíveis para venda e você pode acessá-los aqui!
Em 20 de novembro, primeiro dia pós-festival e para finalizar a onda sonora promovida pela Balaclava Records na reta final de novembro, tem show da banda paulistana Ludovic que retorna aos palcos após 6 anos com abertura dos norte-americanos Thus Love, e promete ser uma junção arrebatadora! Também na Casa Rockambole, os shows devem ter início por volta das 21h e você encontra os ingressos à venda por aqui.
SERVIÇO
LINK – PLAYLIST OFICIAL DO EVENTO
Local: Tokio Marine Hall, R. Bragança Paulista, 1281 – Várzea de Baixo, São Paulo – SP, 04727-002, Brasil
Início: 15h00
Classificação: 16+
Patrocínio: Heineken e Jack Daniel’s
Tipos de Ingresso: Meia – Lei Federal (Estudante, Jovem de Baixa Renda, PCD + Acompanhantes); Meia – Solidária (1kg de alimento não perecível a ser entregue na entrada do evento); Ingressos mezanino (Camarotes, Frisas e Cadeira Alta).
Compra: https://www.ingresse.com/balaclavafest23