O Mastodon está tramando a sequência do seu álbum duplo de 2021, “Hushed And Grim”. De acordo com o guitarrista do Mastodon, Bill Kelliher, em uma entrevista durante o programa Guitar Summit, a banda está planejando criar um novo álbum assim que seus compromissos de turnê para 2023 estiverem concluídos.
“Esperançosamente, quando a a turnê de 2023 terminar, em dezembro e no início do próximo ano, podemos começar a sentar e realmente trabalhar nas músicas e escrever um novo álbum. Porque já está na hora… já passou da hora de escrever um novo álbum, mesmo que ‘Hushed And Grim’ fosse um álbum duplo, sabe? Sinto que há muito mais para extrair desse álbum, mas não conseguimos… por causa da COVID, não fizemos turnês o suficiente com ele. Não fizemos uma turnê europeia adequada. Há muitos lugares que deixamos passar e está difícil nos dias de hoje sair em turnê, porque tudo mudou.”
“Sem entrar em muitos detalhes, o preço de tudo, o preço da gasolina aumenta. E isso afeta a nós como banda. Quando saímos em turnê, temos que desembolsar meio milhão de dólares apenas para apoiar a turnê, do nosso próprio dinheiro que supostamente deveria ser economizado, mas eu não tenho tanto dinheiro – nós não temos dinheiro guardado. Toda vez que fazemos uma turnê, gastamos todo o dinheiro – ‘Ei, aqui está o seu salário’. Porque ficamos em casa por dois anos por causa da COVID, e tentar não trabalhar por dois anos foi difícil.”
“É complicado. Felizmente, minha esposa trabalha. Ela tem um ótimo emprego. Então tem sido muito difícil. Nosso empresário faleceu alguns anos atrás, e isso meio que nos colocou nesse turbilhão louco, porque ele era tudo para nós. E então a COVID acontece, e do jeito que o mundo está indo agora… não é a coisa mais fácil sair por aí e começar a fazer turnês e tentar ganhar dinheiro.”
Kelliher detalhou as dificuldades de fazer turnês em 2023 e mencionou o fato de que ele sente que o Mastodon ainda não fez uma turnê adequada com o “Hushed And Grim”. Uma rápida consulta ao Setlist.fm revela que o Mastodon tocou apenas oito das 15 músicas do “Hushed And Grim”, com músicas como “Gigantium” e “Gobblers Of Dregs” aparecendo apenas algumas dezenas de vezes em suas listas de músicas.
“Como eu estava dizendo, com ‘Hushed And Grim’, sinto apenas que esse álbum – e eu sabia que isso ia acontecer, porque se ele sai durante a pandemia, não vai receber tanta atenção como, digamos, se não houvesse pandemia e você colocasse um holofote nele, ‘Ei, vocês têm esse ótimo álbum de 90 minutos’. Há muitas músicas para serem… Nós só tocamos algumas delas.”
“Quero dizer, acho que é bom ter toda essa munição no banco, tipo, ‘Oh, podemos pegar todas essas músicas’, mas às vezes é difícil quando você está na estrada. As pessoas estão tipo, ‘Por que vocês não tocam nada do ‘The Hunter’? Por que vocês não tocam nada do ‘Once More ‘Round The Sun’? Porque só temos uma hora. E temos que tocar… Eu não sei. É difícil. Mas são problemas bons de se ter.”
“A resposta para sua pergunta é sim, no ano que vem vamos escrever um novo álbum, e eu já comecei a escrever e estou muito animado com isso. É um momento bom. É apenas – acho que o que estou querendo dizer é que já é hora de escrever um novo álbum e tirar um tempo quando minha esposa está tipo, ‘Você precisa sair e trabalhar. Vocês não trabalham há três anos’. Vocês só fizeram um mês por ano.’ Não é muito tempo lá fora. Mas eu estou tipo, sim, bem, o mundo está de cabeça para baixo e os preços da gasolina estão loucos. E todo mundo está em turnê tentando recuperar o dinheiro perdido. E é uma bagunça. Mas eu não vou deixar isso me impedir de escrever o próximo álbum.”
Lembrando que a banda desembarca no Brasil para show único em Novembro com o Gojira