O que esperar do show do Fear Factory em São Paulo

Créditos: Stephanie Cabral

Banda retorna ao Brasil após 7 anos e apresenta novo vocalista

O Fear Factory é um dos maiores nomes do Metal Industrial, ao lado dos pioneiros do Ministry e dos gigantes do Rammstein. Liderado pelo guitarrista Dino Cazares (Asesino/Divine Heresy), o grupo fez história dentro do cenário norte-americano, sendo os primeiros a unir vocais limpos com guturais, além de utilizar afinações baixas em guitarras de sete cordas e pedais duplos rápidos e com muitas variações. Tais características fizeram com que o ex-baterista Raymond Herrera (Arkaea) fosse considerado uma “máquina” durante muitos anos.

Lançaram álbuns que são considerados masterpieces, como o aclamado Demanufacture (1995) e seu sucessor Obsolete (1998), consolidando sua identidade e apresentando características que estão presentes em outros trabalhos, como em Mechanize (2010) e Aggression Continuum (2021), este sendo o último com participação do ex-vocalista e membro fundador Burton C. Bell (Ascension of the Watchers).

Burton e as (duras) críticas sobre sua performance ao vivo

Por mais de duas décadas, as performances ao vivo do vocalista vem sendo discutidas por fãs de todo o mundo. Apesar de sua grande competência com os drives e guturais, Burton pecou muito na entrega de seus vocais limpos em shows. Podemos encontrar registros em vídeo e constatar que, desde os anos 90, o mesmo desafina e mostra dificuldade ao executar as frases cleans das músicas. Abaixo, deixarei um vídeo retirado do dvd Digital Connectivity, que foi lançado em 2002 e contém material gravado entre as turnês do Soul of a New Machine (1992) e Digimortal (2001):

Factory – Scapegoat (Live At Dynamo Festival 1993) HQ – YouTube )

Não podemos ignorar o fato de que as músicas do Fear Factory são difíceis de serem executadas, mas esses pontos decepcionaram muitos fãs ao longo dos anos. Embora Burton tenha evoluído em algumas eras, como foi entre as turnês do Archetype (2004) até a do Mechanize, as falhas foram apresentadas novamente até seus últimos dias excursionando com a banda. Deixarei mais um vídeo, dessa vez retirado do dvd Gigantour (2005), onde apesar de alguns erros, podemos notar a evolução do vocalista:

Fear Factory – Archetype (Live at Gigantour, 2005) – YouTube )

Apesar dos pesares, Burton sempre foi a cara do Fear Factory, ao lado de Dino Cazares. A dupla compôs músicas matadoras, com letras muito bem construídas, utilizando inspirações de ficção científica e temática Cyberpunk, algo que concretizou sua identidade lírica e todo o seu visual. Para quem é fã de longa data, foi difícil digerir sua saída e imaginar outra pessoa em seu posto. Pelo menos até o anúncio de seu substituto

A nova era da máquina

Com a saída de Burton, uma grande incógnita se instalou no sistema da máquina: quem o substituirá?

Levando em consideração sua importância e relevância, além de toda a história que construiu com a banda, sendo um dos grandes pilares para o sucesso de toda a sua carreira, a pessoa que tomaria seu posto teria que ser escolhida minuciosamente e encararia uma missão nada fácil. Muitos nomes foram levantados por fãs, alguns do cenário Underground e outros do Mainstream, como Mike Patton, conhecido por integrar diversos projetos, além do aclamado Faith No More.

Mais de 1 ano se passou e a espera finalmente acabou. Em 21 de fevereiro de 2023, Milo Silvestro é anunciado como o novo vocalista do Fear Factory. O nome do italiano foi um dos mais especulados e adorados pelos fãs, inclusive os que fazem parte do grupo de Facebook intitulado “The New Breed of Fear Factory” , que conta com a presença do mesmo e de Dino Cazares dentre seus membros.

O que esperar do show em São Paulo?

As expectativas são muito grandes. Milo é um vocalista talentoso, domina muito bem as técnicas vocais necessárias para executar as músicas da banda com maestria. Ao longo dos últimos meses antes de ser anunciado como o novo frontman, o mesmo subiu vídeos em seu canal com covers de grandes sucessos, além de uma medley incluindo todas as músicas do Soul of a New Machine. Infelizmente, por motivos óbvios, os vídeos foram excluídos de seu canal, mas hoje podemos encontrar vários outros que foram gravados em seus primeiros shows com a banda. Confira abaixo a performance da clássica “Zero Signal”, do show realizado em Nevada no último sábado (4):

Fear Factory Zero Signal Live in Reno, NV March 4 2023 (4K) – YouTube )

Em seu pronunciamento, realizado no canal da Nuclear Blast Records, Dino declarou sobre a importância da escolha do cara certo, para os fãs e o legado da banda. A seleção foi minuciosa, contou com participantes de países diferentes, entre homens e mulheres com estilos de vocais diferentes. Segundo Dino, Milo surpreendeu em sua audiência ao executar 18 músicas e não utilizar efeitos de estúdio em sua voz. O vídeo pode ser conferido na íntegra no link abaixo:

FEAR FACTORY – New Vocalist Revealed – YouTube )

Com o pronunciamento e os vídeos dos shows atuais que circulam na internet, nós podemos esperar um show imersivo, uma experiência completa do que o Fear Factory fez nos álbuns de estúdio. Milo trouxe uma cara nova para a banda, um ar moderno e rejuvenescedor, mas que não deixa para trás suas características originais. Sem dúvidas, o quarteto irá fazer um show matador na capital paulista, celebrando a turnê The Machine Will Rise Tour 2023.

Os guerreiros do metal do Korzus serão os responsáveis pela abertura do show, que vai rolar no dia 6 de Junho na Fabrique, com realização da Powerline. Confira todas as informações:

SERVIÇO
Fear Factory em São Paulo
Data: 6 de Junho de 2023
Horário: 19 h
Local: Fabrique Club
Endereço: Rua Barra Funda, 1075 – Barra Funda, São Paulo/SP
Venda online: https://pixelticket.com.br/eventos/12661/fear-factory-em-sao-paulo Fear Factory em São Paulo | PixelTicket
Classificação etária: 18 anos

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Bruno Santos

O amor pela música nasceu na minha infância e ir em shows é uma de minhas maiores paixões. Também sou um grande fã de games e da cultura geek.

View all posts by Bruno Santos →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *