A banda norte-americana Integrity, pioneira na década de 1990 na fusão do hardcore com metal de forma crua, agressiva e caótica, com uma atmosfera quase apocalíptica, enfim estreia no Brasil com show único em São Paulo/SP neste domingo, 26 de outubro. O show é no Burning House, com realização da ND Productions.
Ingressos: https://fastix.com.br/events/integrity-eua-em-sao-paulo
As bandas de abertura do evento são Obsoletion e Infortuno.
Antes da ascensão do metalcore, um gênero de música que mistura o peso do heavy metal com a energia do hardcore/punk, algumas bandas do início da década de 1990 já faziam a mente de adolescentes mundo a fora com a mescla brutal e ríspida destas duas vertentes e forjando um estilo de vida. É neste contexto que surgiu em Cleveland (EUA).
O Integrity começou e fez história nos Estados Unidos em 1988, mas está radicada desde 2003 na Bélgica, país que tem raízes firmes na história do hardcore metal dos idos de 1990 por conta de bandas como Liar e Arkangel. Dwid Hellion, vocalista e único membro constante, é uma lenda vida da música pesada mundial.
Conhecidos por seu som intenso e presença de palco enérgica, o Integrity se inspira em bandas como Judge, Septic Death, Negative Approach, Slayer e Celtic Frost. Já nomes como Ringworm, Buried Alive, Death Threat, Merauder, No Warning, All Out War e Strife são contemporâneas e que seguem a mesma linha do Integrity.
O álbum de estreia, Those Who Fear Tomorrow (1991), foi crucial. A conceituada revista Revolver apontou que o disco “influenciou praticamente todos os breakdowns gravados depois” e a banda tem como discípulos bandas como Converge, Hatebreed e Killswitch Engage.
A discografia do Integrity é imensa, com 9 álbuns de estúdio, muitos slipts, registros ao vivo e participações em compilações. O lançamento mais recente é desde ano, um split com o Earth Crisis, em que uma banda toca músicas da outra – ouça a furiosa versão do Integrity para o clássico Firestorm clicando aqui.
Três pilares moldaram o sucesso do Integrity ao longo dos anos: a atitude e ética DIY do hardcore punk (especialmente da cena straight edge e underground dos EUA, mesmo não sendo uma banda SXE), destilar riffs sombrios, distorcidos e pesados inspirados no metal, especialmente no thrash, death e black metal, além de letras com temáticas obscuras, existenciais e até místicas, diferente da política direta do hardcore tradicional.
Vale destacar que o Integrity foi um dos precursores no uso de elementos eletrônicos, samples e influências góticas/industriais no hardcore.
SERVIÇO
Integrity pela 1ª vez em São Paulo/SP
Data: 26 de outubro de 2025 (domingo)
Horário: 16h30 (abertura da casa)
Local: Burning House
Endereço: Av. Santa Marina, 247 – Água Branca, São Paulo
Ingressos: R$180,00 (2º lote – meia e meia promocional); R$ 360,00 (2º lote – inteira)
Venda online: https://fastix.com.br/events/integrity-eua-em-sao-paulo
