No início de setembro, o Atreyu deixou as redes sociais em preto e publicou apenas a mensagem “R.I.P.”, gesto que rapidamente incendiou as especulações sobre o fim da banda. O mistério, no entanto, tratava-se de uma estratégia de divulgação para o single “Dead”, a primeira faixa inédita do grupo em dois anos.
Durante a apresentação no festival Louder Than Life, em Louisville (EUA), o vocalista Brandon Saller comentou sobre a repercussão da campanha em entrevista ao Sultans Of Slack. Segundo ele, a ideia partiu dele e do baixista Marc “Porter” McKnight, que já previam que a mensagem poderia ser interpretada como um anúncio de separação.
“Sabíamos que algumas pessoas poderiam pensar que estávamos acabando, mas não imaginávamos a proporção. Recebemos mensagens desesperadas do mundo todo, até do Japão. Queríamos responder, mas não podíamos quebrar o mistério. No fim, funcionou: todo mundo estava falando sobre nós”, explicou Saller.
O vocalista destacou que, em tempos de excesso de informação, chamar a atenção do público exige estratégias ousadas.
“Se você apenas anuncia que tem uma música nova, dificilmente atrai a mesma atenção. Mas quando se sugere que a banda pode acabar, as pessoas param para ouvir. E com uma faixa chamada ‘Dead’, era uma oportunidade perfeita para brincar com isso”, afirmou.
Por fim, Saller tranquilizou os fãs sobre o futuro do Atreyu.
“Estamos longe de acabar. Ainda temos pelo menos mais seis meses”, disse em tom bem-humorado.