Foto: Jim Dyson / Redferns
Em um movimento que parece ter saído diretamente dos capítulos mais inesperados da história do rock, o renomado baterista Josh Freese está de volta ao Nine Inch Nails. O músico reassume o posto que ocupou entre 2005 e 2008, substituindo Ilan Rubin — justamente o baterista que havia assumido seu lugar após sua saída da banda. A troca ganha contornos ainda mais inusitados ao se considerar que Rubin, por sua vez, agora ocupa a vaga deixada por Freese no Foo Fighters.
A decisão marca o retorno de Freese a uma das formações ao vivo mais intensas de sua carreira. Após uma bem-sucedida passagem por bandas como The Vandals, A Perfect Circle e, mais recentemente, o Foo Fighters, o baterista reassume as baquetas do projeto liderado por Trent Reznor às vésperas da turnê norte-americana Peel It Back Tour, que tem início no próximo dia 6 de agosto, em Oakland, Califórnia.
“Deixar o Nine Inch Nails no fim de 2008 foi uma das decisões mais difíceis da minha vida”, relembrou Freese em comunicado. “Minha esposa e eu estávamos esperando nosso terceiro filho, e eu sabia que precisava priorizar a família.”
Agora, após ser desligado do Foo Fighters em maio deste ano — decisão atribuída a uma nova direção criativa da banda — Freese celebra a chance de reencontrar o palco ao lado de Reznor e companhia.
“O Nine Inch Nails sempre me deixava com a sensação, ao fim de cada show, de que tínhamos feito algo grandioso. Aquela intensidade e satisfação são raras. Estar de volta com essa equipe, ajudando a entregar o melhor que eles têm a oferecer noite após noite, é simplesmente empolgante. Quem tiver a chance de assistir a essa turnê nas próximas semanas, não vai se arrepender”, garantiu.
A volta de Freese acontece em meio à grande expectativa do público: a maioria das datas da Peel It Back Tour já está com ingressos esgotados. O retorno do baterista reacende ainda mais o interesse por uma das bandas mais icônicas da música industrial.
Já Ilan Rubin, que esteve à frente da bateria do Nine Inch Nails por mais de uma década e chegou a ser incluído no Rock & Roll Hall of Fame junto com a banda em 2020, encerra sua trajetória de forma discreta. Agora, assume oficialmente o posto deixado por Freese no Foo Fighters, completando um curioso “jogo de cadeiras” no cenário do rock mundial.