KISS prepara edição expandida de 50 anos do clássico Alive!

Imagem: Casablanca / Finn Costello, Getty Images

O KISS está preparando uma edição especial para celebrar os 50 anos de seu icônico álbum ao vivo Alive!, lançado originalmente em 1975. A informação foi revelada pelo produtor Eddie Kramer, que trabalhou no disco original e está à frente do projeto comemorativo, previsto para chegar ainda este ano.

Em entrevista ao podcast The Jay Jay French Connection: Beyond The Music, apresentado pelo guitarrista do Twisted Sister, Jay Jay French, Kramer contou que a nova edição, intitulada Kiss Alive! 50, envolveu um processo minucioso de restauração e mixagem das gravações originais.

“Passei 46 dias mixando este projeto. Felizmente, encontramos todas as fitas originais e pudemos restaurar e transferir o material. Eu mixei todos os shows que contribuíram para o álbum final, além dos ensaios que Gene Simmons e Paul Stanley insistiram em gravar à tarde. Conseguimos capturar algumas performances fantásticas”, revelou.

De acordo com Kramer, o novo lançamento também contará com mixagem em Dolby Atmos, oferecendo uma experiência sonora ainda mais imersiva aos fãs.

“Aqueles caras estavam determinados a fazer esse disco soar fantástico, e agora teremos um pacote lindo previsto para o final do outono”, destacou o produtor.

No ano passado, Kramer relembrou à Guitar World os desafios da produção do Alive! original, reconhecendo que algumas partes precisaram de correções em estúdio devido à intensidade dos shows do KISS na época, que incluíam pirotecnia, saltos em botas de plataforma e encenações grandiosas.

“Enquanto não é totalmente ‘ao vivo’, é uma recriação incrível do som ao vivo do KISS naquela época”, afirmou.

Em junho, Paul Stanley também falou sobre a importância do álbum em entrevista ao podcast Broken Record, destacando que o objetivo sempre foi capturar a essência de um show do KISS.

“Queríamos um álbum que realmente te imergisse na experiência, com explosões, público em volta e a energia de um show real. Por isso, corrigimos erros e problemas técnicos. Muitos puristas criticaram, mas a verdade é que Alive! ainda é considerado, se não o maior, um dos maiores álbuns ao vivo de todos os tempos, porque capturou a experiência ao vivo de verdade”, explicou Stanley.

O Alive! marcou um ponto de virada na carreira do KISS, consolidando a reputação da banda como uma das mais explosivas ao vivo e sendo considerado por muitos como o melhor álbum ao vivo da história do rock. O relançamento de 50 anos chega meses após os últimos shows da banda, realizados em dezembro de 2023 no Madison Square Garden, em Nova York, encerrando a carreira de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *