Matt Cameron deixa o Pearl Jam após 27 anos

O Pearl Jam anunciou a saída de seu baterista Matt Cameron após 27 anos de parceria, marcando o fim de uma era para uma das bandas mais icônicas do rock.

Cameron ingressou no Pearl Jam em 1998, em um período decisivo para o grupo, que se preparava para uma turnê mundial de divulgação do álbum Yield. Na época, o então baterista Jack Irons havia deixado a banda devido a questões pessoais e de saúde, e Cameron, que havia ficado sem banda após o fim do Soundgarden em 1997, foi convidado a assumir temporariamente as baquetas durante a turnê. Seu primeiro show aconteceu em 20 de março de 1998, em Maui, no Havaí.

O baterista se tornou peça fundamental na sonoridade do Pearl Jam, participando de todos os álbuns de estúdio desde então, incluindo Binaural (2000), Riot Act (2002), Pearl Jam (2006), Backspacer (2009), Lightning Bolt (2013), Gigaton (2020) e Dark Matter (2024).

Em 2010, Cameron voltou a tocar com o Soundgarden após o retorno da banda, conciliando as atividades com o Pearl Jam até a morte de Chris Cornell em 2017, quando o futuro do Soundgarden foi colocado em pausa.

Em comunicado, Matt Cameron se despediu dos fãs e dos colegas de banda:

“Após 27 anos fantásticos, desci pela última vez do riser de bateria do poderoso Pearl Jam. Muito amor e respeito ao Jeff, Ed, Mike e Stone por me convidarem para a banda em 1998 e por me darem a oportunidade de uma vida, repleta de amizades, arte, desafios e risadas. Sou eternamente grato à equipe, ao staff e aos fãs de todo o mundo. Tem sido uma jornada incrível. Mais novidades virão. Agradeço a todos do fundo do meu coração. Paz e amor, Matt Cameron.”

A banda também publicou uma homenagem ao baterista:

“De ser um dos nossos primeiros heróis musicais nas bandas Skin Yard e no poderoso Soundgarden, a tocar em nossas primeiras demos em 1990, Matt Cameron sempre foi um músico e baterista singular. Ele impulsionou os últimos 27 anos de shows e gravações do Pearl Jam, em um capítulo profundamente importante para nosso grupo. Sentiremos sua falta e ele será para sempre nosso amigo na arte e na música. Nós te amamos, Matt.”

Até o momento, o Pearl Jam não anunciou quem assumirá a bateria em seus próximos compromissos, deixando em aberto os rumos do grupo em uma nova fase de sua trajetória.

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *