Os lendários roqueiros do Aerosmith deram início à sua turnê de despedida “Peace Out” na noite passada (sábado, 21 de setembro) no Wells Fargo Center, com capacidade para 21.000 pessoas, na Filadélfia, Pensilvânia. O espetáculo eletrizante apresentou os clássicos do Aerosmith em uma produção imersiva de 360 graus, enquanto celebram 50 anos como a maior banda de rock da América.
O setlist de 18 músicas do Aerosmith começou com “Back In The Saddle” e incluiu um cover de “Stop Messin’ Around” do Fleetwood Mac, antes de encerrar com um bis de duas músicas, “Dream On” e “Walk This Way”.
Produzida pela Live Nation, esta monumental turnê norte-americana de 40 datas inclui paradas em arenas icônicas nos EUA e Canadá, como o Kia Forum em Los Angeles, o Madison Square Garden em Nova York e a Scotiabank Arena em Toronto, com uma parada especial em sua cidade natal, Boston, na véspera de Ano Novo de 2023. Com a experiência High-fidelity Certified Live! da THX, cada arena é calibrada com tecnologia de ponta para que os fãs não percam um acorde das músicas clássicas do Aerosmith em áudio de qualidade.
Setlist do show:
1. Back In The Saddle
2. Love In An Elevator
3. Cryin’
4. Janie’s Got A Gun
5. Adam’s Apple
6. Livin’ On The Edge
7. No More No More
8. Rag Doll
9. Hangman Jury
10. Seasons Of Wither
11. Movin’ Out
12. Stop Messin’ Around
13. Rats In The Cellar
14. Don’t Want To Miss A Thing
15. Sweet Emotion
16. Toys In The Attic
Encore
17. Dream On
18. Walk This Way
Em maio passado, o guitarrista do Aerosmith , Joe Perry, explicou à rádio 97.1 FM The Drive por que era improvável que o baterista Joey Kramer, que ficou de fora dos últimos shows de residência “Deuces Are Wild” da banda em Las Vegas, participasse da turnê “Peace Out”. “Ele está com o coração no lugar certo, mas, ouça, tocar bateria é um evento atlético”, disse Joe. “E há um certo ponto em que você está meio que… todas as articulações começam a dar sinais, cara. Então, neste momento, não estamos pensando que ele vai estar lá. Vamos ver.”
Quando o Aerosmith anunciou sua turnê de despedida quatro meses atrás, a banda comentou sobre a ausência de Kramer na turnê: “Embora Joey Kramer continue sendo um amado membro fundador do Aerosmith , ele lamentavelmente tomou a decisão de não participar das datas de turnê atualmente programadas para concentrar sua atenção total em sua família e saúde. A presença inconfundível e lendária de Joey atrás da bateria será muito sentida.”
Nos últimos anos, John Douglas, técnico de bateria de longa data do Aerosmith , tem substituído Kramer na bateria, cuja esposa, Linda Gail Kramer, faleceu em junho de 2022 aos 55 anos. A causa da morte não foi revelada.
Em 2020, Kramer processou o restante do Aerosmith por quebra de contrato, alegando que estava sendo impedido de se apresentar depois de sofrer “lesões leves” no ano anterior. Ele buscou uma liminar depois que anunciaram que tocariam sem ele no MusiCares Person Of The Year de 2020 e no Grammy Awards. Ele perdeu o caso.
A série de shows “Peace Out” terminará no próximo ano, em 26 de janeiro, em Montreal. Os convidados especiais The Black Crowes estão se juntando ao Aerosmith durante toda a turnê, que celebra cinco décadas de música do Aerosmith .
O Aerosmith anunciou sua turnê final criando um vídeo no YouTube com notícias de última hora, apresentando Eminem, Slash, Dolly Parton, Bill Burr, Ringo Starr e outras estrelas do entretenimento expressando sua incredulidade de que esta seja realmente uma despedida. No final do vídeo, o vocalista do Aerosmith , Steven Tyler, pôde ser visto olhando para a câmera e declarando: “E se você pensa que estamos brincando… sonhe!”
Antes do início de “Peace Out”, o Aerosmith encerrou sua aclamada residência em Las Vegas no Dolby Live no Park MGM. Antes da residência, o Aerosmith retornou à sua cidade natal, Boston, para realizar um show único recorde no Fenway Park, como parte das celebrações do 50º aniversário da lendária banda. Com mais de 38.700 pessoas presentes, foi o maior público já registrado para um show no icônico local.
Em maio de 2022, o Aerosmith anunciou que Tyler entrou em um programa de tratamento após uma recaída, levando a banda a suspender temporariamente sua residência em Las Vegas.
Tyler vinha lutando contra a dependência de drogas e álcool desde meados da década de 1980. Ao longo das últimas quatro décadas, ele teve várias recaídas, incluindo no início dos anos 2000 e em 2009.
Joey também teve suas próprias dificuldades de saúde nos últimos anos. Kramer sofreu um susto de saúde em 2014, inicialmente relatado como “complicações relacionadas ao coração”.