Crédito: Renato Peres/Divulgação
A Supercombo se prepara para o segundo show de 2026 com a turnê do álbum Caranguejo, após brilhar como atração principal da inédita edição Verão do tradicional Polifonia. A próxima parada, já neste sábado (24/01), é Campinas/SP, no Brasuca, a casa mais multicultural da cidade paulista.
Lançado em 2025 pela Deckdisc, a parte 1 de Caranguejo é a força motriz da turnê que já passou e lotou diversas capitais nacionais. O álbum mostra a composição afiada da Supercombo, que resgata a essência do rock, flerta com ritmos brasileiros e brinca com sonoridades inesperadas.
Inspirado por um comentário bem-humorado feito durante a pré-produção, Leo Ramos conta como a turnê ganhou esse nome carinhoso.
“Ouvimos que algumas de nossas canções pareciam um caranguejo, que iam para um lado e depois para o outro. Por isso, o animal virou símbolo e título do álbum, aparecendo como protagonista na capa e no clipe do single”. Segundo ele, a ideia caiu como uma luva para o processo criativo no “incrível mundo na zoeira”.
“Caranguejo” é o disco mais produzido da carreira do Supercombo, com mais recursos eletrônicos. Além da própria banda, o jovem produtor Victor de Souza, o Jotta, assina tanto a produção como a pós-produção. “ele transita muito nesse universo do pop, do hiperpop e da música urbana. O trabalho que fizemos juntos foi fundamental para esse resultado”, comentou Leo. E tem até com piseiro, inclusive no divertido primeiro single, “Piseiro Black Sabbath”
Em Caranguejo a banda alterna momentos de peso, como a irônica “Hoje Eu Tô Zen”, cujo refrão quase gritado contrasta com a letra, com faixas pop/rock de refrão pegajoso como “Alento” (escrita por Leo para sua filha). Há ainda baladas introspectivas como “Testa”, passagens com DNA oitentista em “Nossas Pitangas” e a narrativa metafórica de “Alfaiate”, que fecha o álbum.
Pensado como um projeto em duas partes, o álbum foi organizado de modo que as músicas de uma face conversem com as da outra, numa decisão da banda para dar tempo de atenção às canções em uma era imediatista.
“A primeira parte de Caranguejo é para ser saboreada com tempo e atenção a todos os detalhes. Depois fica a expectativa do que virá ainda esse ano”, complementa André Dea.

SERVIÇO
Supercombo em Campinas com a turnê Caranguejo
Data: 24 de janeiro de 2026 (sábado)
Horário: 21h (abertura da casa)
Local: Brasuca Multicultural (avenida Santa Isabel, 800, Barão Geraldo- Campinas/SP)
Ingressos: brasucamulticultural.com.br/supercombo-turne-caranguejo

