O EXTREME deu início aos trabalhos de seu sétimo álbum de estúdio, que sucederá Six, lançado em junho de 2023 pelo selo earMUSIC. A confirmação veio nesta segunda-feira (5), quando o guitarrista Nuno Bettencourt publicou uma foto em estúdio acompanhada da mensagem “DAY 1 2026 EX7REME”, indicando o começo oficial das gravações.
O anúncio acontece poucos meses após a banda concluir o ciclo promocional de Six. Em novembro, o grupo lançou o videoclipe de “Here’s To The Losers”, encerrando o projeto de criar 12 vídeos para todas as faixas do álbum.
Lançado após um hiato de 15 anos sem discos de estúdio, Six marcou um retorno expressivo do EXTREME, impulsionado por singles como “Rise”, cujo solo de guitarra de Bettencourt foi exaltado pela imprensa internacional como “o solo do século”, além de “Banshee” e “Other Side Of The Rainbow”. O álbum foi acompanhado por uma extensa turnê mundial, com shows nos Estados Unidos, Europa, Índia, Japão e Austrália.
O bom momento da banda também refletiu na trajetória individual de Nuno Bettencourt. O guitarrista participou do show de despedida de Ozzy Osbourne, Back To The Beginning, apresentação que o levou a ser convidado para atuar como diretor musical e guitarrista no MTV Video Music Awards 2025, onde dividiu o palco com Steven Tyler, Joe Perry e Yungblud em uma homenagem a Ozzy.
Em termos comerciais, Six estreou na 10ª posição da parada Top Album Sales da Billboard, com 12.500 cópias vendidas na primeira semana. Foi a primeira vez que o EXTREME alcançou o Top 10 desde III Sides To Every Story, lançado em 1992.
Em entrevistas recentes, Bettencourt destacou a confiança no material e afirmou que o álbum resgata a essência e a “mitologia do rock and roll”, elemento que, segundo ele, tem feito falta na música contemporânea guiada por guitarras. O guitarrista também explicou que o longo intervalo entre os discos não significou 15 anos contínuos de gravação, mas sim um processo fragmentado, com material suficiente para vários álbuns ao longo do tempo.
Além do novo disco em produção, o EXTREME já tem planos definidos para os palcos. Em 2026, a banda integrará as turnês de Def Leppard e Mötley Crüe como atração de abertura, consolidando mais uma vez sua presença no circuito internacional do rock. O festival Monsters of Rock anuncia mais uma atração para o seu line-up de 2026: a banda americana Extreme, um dos grupos de hard rock mais influentes do cenário mundial. A banda se junta agora ao Guns N’Roses, Lynyrd Skynyrd e Halestorm.


