Um dos mais cultuados compositores brasileiros contemporâneos, artista assina arranjos grandiosos para músicas de seu segundo álbum, “Mil Coisas Invisíveis”, em episódio emocionante que conta com dezessete músicos regidos pelo maestro Ruirá Duprat, nesta terça-feira (02), às 11h
Tim Bernardes e orquestra no Tiny Desk Brasil/ crédito fotos Fernanda Carvalho @_fernanda.carvalho_
O Tiny Desk Brasil reúne Tim Bernardes, um dos nomes mais celebrados da música brasileira atual, e uma orquestra com dezessete músicos no episódio desta terça-feira (02), às 11h, em seu canal exclusivo. Na edição mais numerosa até então, Tim assina arranjos grandiosos para músicas de seu segundo e mais recente álbum, “Mil Coisas Invisíveis” (2022), para o projeto liderado pela Anonymous Content Brazil, em parceria com o YouTube Brasil. No repertório, sucessos como “Nascer, Viver, Morrer” e “BB (Garupa de Moto Amarela)” ganharam novas camadas, que emocionaram o público presente.
“Poder apertar os quase vinte músicos ali, naquele espaço de escritório, foi muito empolgante. Um experimento musical no qual a gente realmente tocou de forma acústica, se ouvindo e se mixando, ali entre a gente. Foi bem emocionante, com o público, o silêncio que a gente fazia nas partes baixas e o quanto a gente podia crescer musicalmente e em volume nas partes altas. Foi uma experiência realmente bem diferente.”, explica Tim, que deixou nas prateleiras do escritório como souvenir uma armação de óculos adquirida em um mercado de pulgas na Cidade do México.
Na mesinha brasileira, o artista apresentou-se ao lado de orquestra regida pelo maestro Ruriá Duprat e composta pelos músicos Tiago Paganini (1° violinos), Paloma Pitaya (1° violino), Alessandro Figueredo (1° violino), Alex Braga (2° violino), Teco Nicolai (2° violino), Heloisa Oliveira (2° iolino), Guilherme Bomfim (viola), Tania Martins (viola), Leticia Camargo (viola), Raphael Sampaio (trompete), Paulo Viveiro (trompete), Doug Bone (trombone), Doug Felicio (trombone), Wellington de Souza (sax), Jennifer Campbell (harpa), Arthur Decloedt (contrabaixo) e Charles Tixier (bateria).
Desde a sua estreia com o grupo O Terno, em 2012, Tim Bernardes consolidou-se como um dos principais compositores da música contemporânea brasileira. O artista transita com frequência e naturalidade entre o indie e a MPB, tendo canções de sua autoria gravadas por nomes da magnitude de Gal Costa e Maria Bethânia. Em 2022, uma parceria de Tim com Erasmo Carlos ganhou registro de Alaíde Costa.
Além de ter arrancado elogios de Caetano Veloso, o cantor e compositor também chamou atenção fora do Brasil, sendo mencionado e compartilhado por Devendra Banhart e pelo grupo BadBadNotGood. Gravou uma música com a banda americana Fleet Foxes e abriu os shows da turnê do grupo pela Costa Oeste do Estados Unidos e Europa, em 2022. Com o lançamento do seu último disco solo, indicado ao Grammy Latino 2023 como “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”, Tim apresentou-se nos principais teatros do Brasil e também em cidades dos Estados Unidos, Europa e Japão.
Este episódio do Tiny Desk Brasil integra o ciclo de atrações apresentado por Heineken, que promete movimentar a cena musical com versões exclusivas, revelações e redescobertas que refletem a diversidade e a riqueza da música nacional. Com curadoria assinada pelos times de Anonymous Content e Amabis, sob o crivo da própria NPR, o Tiny Desk Brasil segue a tradição do formato original: as atrações são surpresa até o dia em que vão ao ar. O anúncio de cada artista que se apresenta no escritório nacional é feito sempre às 9h do dia da estreia, com a publicação de uma foto instantânea e um texto, ambos de autoria da jornalista e pesquisadora musical Lorena Calábria, nas redes sociais do projeto. Os episódios são lançados semanalmente às terças-feiras.
A filosofia pioneira do Tiny Desk Concerts, que influencia formatos de projetos musicais em todo o mundo, tem regras simples e claras que ilustram como a limitação de recursos tecnológicos pode inspirar a criatividade, revelando experiências sonoras únicas e autênticas. A voz não é amplificada no ambiente e o espaço pequeno une os músicos em coesão sonora e estimula arranjos mais criativos. O objetivo é capturar a energia real de uma performance ao vivo, com suas nuances e imperfeições, valorizando a essência da música em seu estado natural e respeitando a organicidade de volumes de vozes e instrumentos, semblantes e ritmos da apresentação.
Ainda sob o efeito impactante de se apresentar no Tiny Desk Brasil, as atrações compartilham ideias e emoções no Tiny Talks. No conteúdo adicional, já conhecido do público que acompanha a série produzida pela NPR, Sarah Oliveira recebe os artistas da mesinha para bate-papos descontraídos e leves, sempre às quintas-feiras, às 11h.
+ Sobre o Tiny Desk Brasil
O Tiny Desk Concert, projeto musical criado em 2008 nos Estados Unidos pela NPR (National Public Radio) e fenômeno global em conteúdo musical na internet – com mais de 3,5 bilhões de views –, ganhou sua versão oficial 100% brasileira em 07 de outubro de 2025. A iniciativa é liderada pela Anonymous Content Brazil, responsável pelo licenciamento e pela produção, em parceria com o YouTube Brasil, responsável pela promoção e distribuição do conteúdo, assim como pelo modelo comercial do projeto. O Brasil é apenas o terceiro país do mundo a ter uma versão própria do Tiny Desk fora dos Estados Unidos, depois de Japão e Coreia do Sul.
Em seus 17 anos de história, o Tiny Desk já apresentou mais de 1 mil shows gravados por grandes nomes da música e veiculados no YouTube. Como o próprio nome sugere, as apresentações acontecem à uma pequena mesa de escritório, ambiente intimista que coloca a música em primeiro lugar, com performances muito mais puras e autênticas que as dos grandes concertos. Entre os nomes que já passaram pelo projeto estão Sting (Police), Taylor Swift, Bono e The Edge (U2), Alicia Keys, Anderson Paak, Tyler the Creator e Billie Eilish, entre tantos outros.
“O Tiny Desk não é um fenômeno por acaso. Ver alguns dos grandes nomes da música em apresentações cruas, muito mais próximas e conectadas com a audiência, é o que o torna tão especial e marca seu sucesso internacional. O Brasil já é o segundo país que mais assiste ao projeto – e faz isso pelo YouTube. Então, nada mais natural que termos uma versão só nossa, que tem a plataforma não apenas como a casa do projeto, mas como um parceiro estratégico”, destaca Bárbara Teixeira, CEO da Anonymous Content Brazil.
Seguindo a proposta do Tiny Desk original, as gravações são realizadas ao vivo, com público presente, dentro do escritório do Google, em São Paulo. A filosofia do formato também está presente na escolha dos artistas convidados, com a qualidade sonora em primeiro lugar, visando a relevância e a excelência musical ao vivo. A curadoria é realizada pelos times de Anonymous Content Brazil e Amabis, junto ao crivo artístico da própria NPR. Já as exibições acontecerão em um canal exclusivo no YouTube.
“O YouTube se consolidou como o epicentro da cultura e a música tem papel fundamental nessa dinâmica. A chegada do Tiny Desk Concerts ao Brasil reforça nosso compromisso em oferecer conteúdo premium e relevante para o público brasileiro, especialmente por meio de um projeto que já se tornou icônico. Estamos animados para amplificar as vozes da nossa rica cena musical e proporcionar aos espectadores brasileiros e globais uma experiência única, diretamente do YouTube, onde a música vive e respira”, revela Sandra Jimenez, diretora de Parcerias de Música para o YouTube na América Latina e US-Latin.
Informações para imprensa:
Tiny Desk Brasil
Fernanda Couto
feat.org Arte e Comunicação
+55 11 97271 4391
Anonymous Content Brazil
Karan Novas
Tulom Comunicação
+55 11 99999 8668
YouTube
imprensa@google.com; youtube@cdicom.com.br
Sobre o Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0, CLASH’D, FYS, Itubaína, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Para obter mais informações, acesse o site e siga-nos no Instagram e LinkedIn.

